A EqualWeb é uma das soluções líderes globais em acessibilidade digital. Há 8 anos, vem tornando sites e conteúdos digitais acessíveis para pessoas que possuem alguma necessidade ou dificuldade específica para navegar na web.
-
8 motivos para sua empresa investir em acessibilidade digital
Você já parou pra pensar nas dificuldades que pessoas com deficiências motoras, visuais, auditivas e cognitivas tem para acessar e navegar com independência na web?
Se fala muito em usabilidade e experiência do usuário, mas poucos são os sites que realmente permitem uma navegação acessível para todos.
Ter um website acessível significa oferecer recursos de acessibilidade digital que vão permitir eliminar barreiras que dificultem a navegação e fazer com que o seu conteúdo chegue a todos.
A acessibilidade digital na web traz benefícios para todo mundo, principalmente para as pessoas com deficiência, mas também para idosos, iniciantes no uso do computador e analfabetos funcionais (pessoas com baixo letramento). Vamos a alguns dados do cenário brasileiro:
- São cerca de 35,5 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência ou limitação visual.
- Aproximadamente 13,3 milhões de pessoas que possuem algum tipo de deficiência física.
- Cerca de 9,7 milhões que possuem deficiência auditiva.
- E também 2,7 milhões de pessoas com alguma deficiência intelectual, além de idosos e pessoas com limitações temporárias acidentados, recém operados e idosos.
- No total, são mais de 60 milhões de brasileiros que necessitam de um ou mais recursos para navegar na internet
Mas além de ajudar todas essas pessoas, tornar seu site acessível pode ser uma ótima oportunidade para a sua empresa alavancar as vendas, se tornar mais conhecida no mercado e ampliar o público consumidor.
Abaixo, destacamos 8 motivos para sua empresa tornar o site acessível. Confira!
Você se tornará uma empresa promotora da inclusão
Primeiro, saiba que ser acessível é uma questão social. Sua empresa estará promovendo a inclusão de milhões de pessoas com alguma deficiência ou limitação na navegação na web. E talvez esse seja o ponto mais importante.
Há 60 milhões de pessoas esperando que as empresas pensem neles e que a internet seja um ambiente inclusivo, onde eles conseguirão acessar conteúdos, ler informações de produtos, finalizar uma compra, estudar, trabalhar etc. Uma pessoa com deficiência visual e que mora sozinha, por exemplo, poderá realizar uma compra sem a ajuda de terceiros.
Investindo, então, na acessibilidade digital, você inclui todas essas pessoas e ajuda a democratizar o acesso à web.
Ampliação e diversificação do seu público
A principal limitação que a falta de acessibilidade digital gera para o seu negócio é a redução do alcance de seu público. O que as empresas precisam entender é que quando o conteúdo ou o website não são acessíveis, o negócio acaba fechando as portas para milhões de consumidores.
Ao deixar as portas abertas para todos os perfis de usuários, o seu website automaticamente terá mais acesso, mais prestígio e melhor posicionamento.
E será possível não só atrair visitantes, como também diversificar os potenciais clientes. Afinal, são 60 milhões de pessoas que pensam de forma diferente, e que possuem perfis, gostos e anseios diferentes.
Lembre-se: pessoas com deficiência também consomem, compram, se informam, estudam. Imagine só alcançar essa quantidade de novos usuários?
Melhora o SEO
Com o aumento de visibilidade de seu site e sendo acessado por um maior número de usuários, tenha a certeza de que o seu conteúdo terá maior relevância e conseguirá atingir um melhor ranqueamento do SEO (Search Engine Optimization). Os mecanismos de busca, como por exemplo o Google, favorecem em seus algoritmos de ranqueamento os websites que estão em conformidade com as normas internacionais de acessibilidade digital.
Com a melhora do SEO, você verá um ciclo contínuo de crescimento de usuários buscando a sua página, já que sua marca vai aparecer com maior frequência nas páginas de busca. Portanto, você será encontrado com mais facilidade, gerando mais acessos.
Maior interação com os consumidores, aumentando a fidelização de clientes
Os consumidores atuais estão atentos às empresas que prezam pelo social e pela inclusão! E não só estão atentos, como priorizam se informar e comprar de organizações que colaboram de maneira efetiva com o bem-estar da sociedade e do planeta.
Ao fazer parte do movimento de inclusão digital, você criará um tema adicional de comunicação e engajamento com seu público alvo e clientes, propiciando uma maior recorrência e fidelização por parte destes.
Fortalece e humaniza a imagem da marca
Os consumidores e o mercado valorizam mais as organizações engajadas em questões sociais e ligadas a um propósito.
Tenha em mente que você estará se diferenciando dos concorrentes e se posicionando como uma empresa que valoriza e promove a inclusão digital. Hoje, no Brasil, menos de 1% dos sites são acessíveis. É um universo muito pequeno.
Através da acessibilidade digital, a sua empresa vai se posicionar como uma marca que acredita na inclusão e na diversidade.
Aumento das vendas e da receita
Como uma coisa leva à outra, o aumento e diversificação de seu público, o fortalecimento e humanização de sua marca e aumento de visitantes pela melhoria no SEO é natural que sua empresa tenha mais vendas, resultando em bons retornos financeiros e aumento da lucratividade.
Em conformidade com as normas e leis brasileiras
A EqualWeb é uma das poucas soluções globais que podem alegar estar em total conformidade com as leis e regulamentos do ADA, Seção 508, WCAG 2.1 AA e a Lei Brasileira de Inclusão (LBI).
A LBI torna obrigatório que todo website ofereça acessibilidade digital. A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146, art. 63), sancionada no dia 06 de julho de 2015, torna obrigatória a acessibilidade nos sítios da internet mantidos por empresas com sede ou representação comercial no País ou por órgãos de governo. Não estar em conformidade com a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) pode gerar prejuízos e multas para a sua organização.
Já as Diretrizes de Acessibilidade de Conteúdo da Web (ou WCAG) garantem que todas as empresas tenham uma orientação com padrões rígidos que atendam às necessidades de acessibilidade digital de indivíduos, organizações e governos internacionalmente.
Por fim, investir em acessibilidade digital é uma boa prática de ESG
A acessibilidade digital também faz parte do escopo das práticas ESG. A acessibilidade digital não só atende o ‘S’, do Social como também o ‘G’, de Governança. Porém, mesmo empresas comprometidas com o tema, não enxergam a importância ou necessidade de ser digitalmente acessível.
E por isso, estão grandes oportunidades. Em 2025, estima-se que a pauta ESG atraia US$ 53 tri para as empresas, segundo a Bloomberg. Isso significa que continuaremos a ver questões sociais subindo na pauta corporativa, e sua empresa precisa estar preparada.
Mas como tornar o meu website acessível?
Essa é a grande dúvida das empresas e a resposta pode ser mais simples do que você imagina.
A opção mais simples é contar com uma tecnologia automática. Não será necessário contar com programação ou alterar a estrutura e o design do seu site. E essa tecnologia já existe no mercado brasileiro: a EqualWeb!
A EqualWeb oferece até 31 funcionalidades diferentes, com apenas um clique do usuário. São recursos como o comando por voz, lupa e ampliador de textos, bloqueio de interferência de brilho, descrição de imagens, ajuste de leitor de tela etc.
Esses recursos, por sua vez, atendem às mais diversas deficiências e necessidades especiais de navegação, sejam elas cognitiva, visual, de audição, de fala, mental, de mobilidade ou coordenação motora, ou até mesmo pela idade.
Então, se uma pessoa com deficiência visual entrar no seu site, ela poderá contar com um recurso de leitura de tela. Ou se uma pessoa idosa resolver navegar pelo seu conteúdo, ela terá à disposição, em um clique, uma funcionalidade de zoom para ampliar a fonte.
E assim, ajudamos a promover a inclusão de mais de 60 milhões de brasileiros no universo digital.
A acessibilidade digital é uma urgência!
É primordial que todas as empresas entendam que a acessibilidade digital beneficia a todos: consumidores, sociedade e empresas. Então, o que temos para dizer é que: a acessibilidade digital é uma tendência e uma urgência, e a sua marca precisa investir já!