A EqualWeb é uma das soluções líderes globais em acessibilidade digital. Há 8 anos, vem tornando sites e conteúdos digitais acessíveis para pessoas que possuem alguma necessidade ou dificuldade específica para navegar na web.
-
Erros comuns que prejudicam o seu negócio digital
Texto traduzido e adaptado da página da EqualWeb Israel
A internet é uma ferramenta poderosa, mas também muito complexa e técnica. Quando um site não utiliza recursos acessíveis que auxiliam no acesso de todos, a navegação e a interação dos usuários com o site pode ser dificultada.
Pensando em facilitar a tarefa de alavancar seu negócio digital, listamos os principais erros que os sites cometem tanto no seu desenvolvimento quanto no uso de plug-ins e softwares externos. Continue a leitura e confira!
Uso incorreto de links
Para melhor a usabilidade de um site, é importante que os links funcionem corretamente e que também seja possível acessá-los em formato de texto.
Cuidado com os links que não funcionam corretamente ou que levam seus usuários ao destino errado. Um exemplo disso é quando um link leva o cliente para fora do site em vez de criar um link para o endereço desejado. Este erro acaba frustrando o usuário, fazendo com que ele se sinta perdido e incapaz de navegar no site.
Outros casos a serem evitados são de links que levam ao mesmo lugar. Esse erro faz com que seu usuário fique confuso ao se ver novamente em uma página em que já esteve, quando acreditava que seria encaminhado para outro lugar do seu site.
Contraste de cor insuficiente
A importância do contraste de cores não pode ser subestimada. Por exemplo, se seu site usar texto cinza claro em um campo inativo, isso pode tornar a interface menos acessível para pessoas com deficiência visual.
A melhor maneira de incorporar o contraste de cores corretamente no design do seu site é planejá-lo desde a etapa de desenho do site. Para que nenhum tipo de blindagem de pixel passe despercebida e você possa resolver qualquer problema sem se preocupar em como isso pode afetar outros aspectos, é importante testar o site em vários dispositivos.
A melhor forma de garantir uma navegação ideal para pessoas com deficiência visual é usar uma taxa de contraste de pelo menos 4,5:1 para fontes com formas regulares ou 3:1 se forem itálicas com tamanho de fonte 8 e esquema de cores 16.
Sem aplicar esta regra, 18,6% da população brasileira, que possui algum tipo de deficiência visual, pode ter sua navegação e interação com o conteúdo dificultada.
Ausência de indicadores de foco
Para que o usuário consiga se guiar através do conteúdo do seu site, é indicada a implementação de um indicador de foco.
Esta é a melhor maneira de garantir que seu site seja fácil de navegar para os usuários, pois dessa forma, os indicadores deixarão em destaque tudo o que é mais importante que seu usuário perceba.
Estes indicadores podem ser cores de alto contraste em uma interface ou recursos do site, bem como usar a mesma cor em todos os navegadores/dispositivos diferentes que o usuário visitar – e o mais importante: um contorno azul em torno de campos importantes para que estes se destaquem.
A chave para projetar e criar indicadores de foco é fazê-lo na etapa de planejamento e desenho do site. É mais fácil do que tentar mais tarde, quando você deseja que seu design de software reflita uma aparência consistente. Ter uma documentação atualizada pode ajudar a garantir que os designers sigam essas diretrizes, em vez de usar novos designs que podem causar conflitos, pois conflitam com as instruções padronizadas.
Não garantir navegação por meio do teclado
As diretrizes da WCAG exigem que a navegação seja possível por meio de um teclado sem a necessidade de pressionar teclas específicas. Por isso, os sites precisam ser projetados para que os usuários possam navegar facilmente apenas com o uso de um teclado, caso assim o desejem.
Então, é importante verificar os menus e submenus de navegação. Botões de envio de formulários, reprodutores de mídia, conteúdo da barra lateral e conteúdo incorporado também devem estar acessíveis com dispositivos compatíveis, como tecnologia assistiva ou leitores de tela.
Botões nomeados inadequadamente
Para garantir que pessoas com deficiências visuais tenham uma navegação adequada, é importante identificar cada elemento interativo em seu site.
Para que o usuário saiba onde clicar para ir para a página seguinte, por exemplo, seria uma boa ideia associar o nome “Próxima página” ou algo semelhante a essa ação, além de verificar se não há nenhum outro comando nesta página com esta mesma ação. Dessa forma, seu usuário saberá o que vai acontecer quando pressionar este botão sem precisar ter acesso a nenhuma outra informação de antemão.
Outro exemplo da importância da identificação dos botões acontece quando um leitor de tela não é capaz de indicar qual opção do menu de entrada atende a um determinado comando. Com a identificação claramente visível ou descrita com precisão, pessoas com deficiência não terão sua navegabilidade prejudicada.
É importante que os designers considerem a acessibilidade ao nomear os elementos, para que sejam colocados nos botões de opção e caixas de seleção, por exemplo, e assim facilitar a acessibilidade.
Para garantir que seu produto seja lógico, compreensível e intuitivo para os usuários, é importante manter a consistência nas nomenclaturas.
Falta de descrições de imagens ou texto alternativo
Os desenvolvedores devem sempre fornecer descrições para as imagens. Isso é importante, porque pode ajudar aqueles que usam tecnologia assistiva a entender o conteúdo da página sem confusão e também garante que um site/página não fiquew inacessível para eles.
Além disso, essas descrições de texto alternativo fornecem contexto sobre o que cada imagem significa, o que pode fazer toda a diferença para uma pessoa idosa que depende de leitores de tela quando está tentando acessar uma página da Web.
Para as imagens que são apenas decorativas, você pode ignorar os textos alternativos. Isso permitirá que seus leitores cliquem e leiam as legendas para obter mais informações, se quiserem.
As descrições devem ser breves e claras para que gráficos, fotografias ou outras imagens sejam acessíveis para pessoas com deficiência.
Uma solução simples para um problema complexo
Seu conteúdo será visto por uma ampla gama de usuários, desde consoles portáteis a televisores 4K. Para garantir que você está oferecendo uma experiência acessível para todos que interagem com seu software e seus recursos:
-
teste em vários dispositivos (incluindo tecnologias assistivas, como leitores de tela ou mecanismos de proteção por senha, a fim de fornecer maior acessibilidade)
-
considere o desenvolvimento de formatos que possam se adaptar dependendo do dispositivo em que precisam ser implementados (por exemplo, telas de televisão 4×3)
Software acessível aproxima sua empresa do mercado
O software de acessibilidade digital permite que sua interface fique amigável para um público amplo e não implementá-lo pode afetar até mesmo a lucratividade da empresa. A sociedade exige cada vez mais acessibilidade e inclusão das empresas, e isto vale também para os canais digitais.
Além disso, a falta de acessibilidade digital expõe sua empresa a riscos de multas e outras penalidades, pelo descumprimento das legislações nacionais e internacionais .
Torne seus produtos digitais acessíveis
Para garantir que seus produtos digitais sejam acessíveis e permaneçam assim, é preciso incluir a acessibilidade digital no seu planejamento para que no futuro as alterações de conteúdo não sejam um problema e atrapalhem seus clientes.
Para isso, a EqualWeb está preparada para oferecer um diagnóstico inicial de acessibilidade e revisões abrangentes ao longo do tempo. Oferecemos uma auditoria abrangente para identificar e priorizar quaisquer falhas em seu sistema.
Fornecemos as ferramentas necessárias para a correção de problemas, além de treinamento sobre como evitar que novos problemas surjam durante o ciclo de desenvolvimento.
Faça como Rock in Rio, Motorola, FGV, Suvinil, Shell, Roche e muitas outras empresas e venha ser um parceiro da inclusão. Visite nosso site e converse com um de nossos especialistas para conhecer o plano ideal para o seu negócio!
-