Notícias

  • Os idosos estão online, mas a internet é acessível para eles?

    Compartilhe

    Acessibilidade. Imagem com 3 senhoras mexendo no celular

    De acordo com dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), existem cerca de 37,7 milhões de idosos no Brasil atualmente. E, acompanhando os avanços da tecnologia, os idosos também têm marcado presença no mundo digital. Mas será que a internet é acessível para eles? 

    Neste blog, vamos debater as necessidades e dificuldades que pessoas da terceira idade enfrentam para ter uma navegação independente pela Internet e também daremos sugestões de soluções para este problema. Então continue a leitura para saber mais sobre este tema!

    Acessibilidade. Gráfico com algumas informações sobre a presença digital ativas dos idosos

    Dados demográficos do Brasil apontam para o envelhecimento da população nos próximos anos

     

    O Brasil está mais velho. Essa realidade se deve ao aumento no número de idosos em relação à população total, que de acordo com o  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019, o número de idosos no Brasil já ultrapassava o número de crianças com até 9 anos de idade.

    Na pesquisa, o IBGE também realizou projeções sobre o avanço populacional no Brasil para os próximos anos. A figura a seguir, mostra uma desaceleração no ritmo de crescimento da população brasileira entre 2022 e 2030 e, com isso, uma consequente inversão na nossa pirâmide etária. Ou seja, a base da pirâmide, que equivale à população mais jovem, tende a se tornar mais estreita do que o topo, onde se encontra a população com idade mais avançada. 

     

    Terceira idade conectada

    Da mesma forma que a população idosa cresceu, era natural que esse aumento se refletisse em sua presença digital, ainda mais em uma era onde todos estão conectados. Seja para se relacionar com outras pessoas, fazer compras ou assistir a vídeos, a terceira idade tem marcado forte presença na Internet. 

    Para confirmar isto, a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offer Wise Pesquisas, realizaram uma pesquisa que aponta que, no Brasil, 97% da população de idosos tem presença digital ativa. 

    Segundo o estudo, as principais motivações que os mantêm on-line são:

    • informações sobre economia, política, esportes e outros assuntos (64%)
    • manter o contato com outras pessoas (61%) 
    • buscar informações sobre produtos e serviços (54%)

    O estudo mostrou também que o principal meio de acesso utilizado é o smartphone, escolhido por 84% dos entrevistados. Em relação às outras formas de acesso, 37% usam notebook e outros 36% preferem usar computador desktop.

     

    Falta de acessibilidade digital ainda é uma realidade

    Mas nem tudo são flores, pois, mesmo com forte presença digital, os idosos ainda encontram muitos problemas para navegar livremente na Internet. As questões enfrentadas vão desde sites com fontes e ícones pequenos, até layouts complicados, conteúdos complexos e vários outros problemas que prejudicam a experiência deste grupo como usuários da internet. 

    Ao não tomar uma  atitude para mudar essa realidade, as empresas brasileiras perdem, diariamente, milhões de clientes que abrem mão de navegar em seus sites. Por conta da falta de acessibilidade digital, estas empresas estão prejudicando sua imagem junto ao público e perdendo vendas potenciais para um público com alto poder de consumo. 

    Para mudar esse cenário, é preciso investir em ferramentas que garantam que seu site forneça igualdade de navegação a todos. A EqualWeb é uma das líderes mundiais e pioneira em Acessibilidade Digital. Há mais de 8 anos, disponibilizamos soluções de acessibilidade digital para mais de 10 mil clientes ao redor.

    Acessibilidade. Imagem de alguns funções que a Equalweb oferece

     

    Conheça algumas das funções que podem ajudar pessoas da terceira idade a ter uma navegação digital independente:

    • zoom para ampliar o conteúdo da tela
    • destaque para os links e cabeçalhos
    • ampliação do cursor do mouse
    • aumento do espaçamento entre as linhas 
    • aumento do tamanho das fontes
    • e muitas outras funções!

    Quer saber como tornar seu site acessível para todos? Converse com um de nossos especialistas e saiba mais sobre nossas soluções!

     


A EqualWeb é uma das soluções líderes globais em acessibilidade digital. Há 6 anos, vem tornando sites e conteúdos digitais acessíveis para pessoas que possuem alguma necessidade especial.

Selo Empresa Promotora de Impacto Amiga da Inclusão DigitalSelo Certificado de Acessibilidade Digital LBI CompliantSelo Certificado ABNT

São Paulo

Av. Marcos Penteado de Ulhôa Rodrigues 939, 8º andar - Torre I
Ed. Jacarandá
Tamboré, Barueri/SP

E-mail: [email protected]

Rio de Janeiro

Rua Visconde de Pirajá 351, Andar P
Ipanema, Rio de Janeiro/RJ

Telefone: +55 21 99216-5814

×