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  • Por que tornar seu e-commerce acessível é o próximo passo para o crescimento?

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    Desde a pandemia, o comércio eletrônico brasileiro tem ganhado mais e mais visibilidade e confiança do público, que aderiu de vez às compras pelo meio digital. Assim, seja pela praticidade ou pela facilidade de acesso a todo o catálogo de uma loja em poucos cliques, os brasileiros tomaram gosto pelas compras virtuais. Entretanto, com o aumento dessa adesão, surge uma questão importante: todos os consumidores conseguem acessar e utilizar essas plataformas de forma com autonomia e independência?

    A acessibilidade digital se tornou um fator indispensável para que todos tenham as mesmas oportunidades de acessar os produtos disponíveis nos catálogos das lojas. E ainda, quando um e-commerce é acessível, ele não apenas amplia seu público, mas também melhora a experiência de compra para todos os usuários. Sem acessibilidade, além de perder milhões de brasileiros que não conseguem acessar seu conteúdo, ainda há riscos de manchar a imagem da empresa e perder clientes para a concorrência.

    Segundo pesquisas do Opinion Box, o e-commerce foi a escolha de 77% dos brasileiros para realizar suas compras no último ano. Dessa forma, fica evidente a relevância atual do mercado de vendas digitais e, ainda mais clara, a importância da acessibilidade digital nesse meio.

    Por isso, que tal entender melhor como a relação entre o comércio digital e a acessibilidade pode ajudar sua empresa a conquistar melhores resultados? Continue a leitura e saiba mais!

     e-commerce. Imagem de um homem de cabelos grisalhos e usando óculos. Ele segura em uma das mãos um cartão enquanto mexe no notebook, Como as barreiras de acessibilidade impactam os e-commerces?

    Apesar do crescimento acelerado do e-commerce, ainda existem barreiras que dificultam o acesso de muitos consumidores. Afinal, imagine um usuário tentando comprar um produto online, mas sem conseguir entender o conteúdo das imagens por falta de uma descrição alternativa, ou com dificuldades em navegar pelo site com um leitor de tela mal configurado. Se a experiência de compra se torna frustrante devido aos obstáculos, será que esse público consegue e deseja consumir independente disso?

    A ABComm calcula que, em 2023, 87,8 milhões de brasileiros fizeram alguma aquisição no e-commerce. Já a 48ª edição do relatório Webshoppers revelou que o comércio eletrônico atingiu 53 milhões de consumidores no primeiro semestre de 2023, com um ticket médio de R$470,00 por pedido. Esse dado reflete um mercado em expansão, mas também aponta para o potencial de perda de receita quando barreiras de acessibilidade afastam potenciais consumidores.

    A ausência de acessibilidade em um e-commerce não impacta apenas as finanças da empresa, mas também sua reputação e a fidelização dos clientes. Quando uma plataforma não é inclusiva, ela distancia a marca de milhões de possíveis consumidores, limitando a experiência de compra e restringindo o acesso a produtos e serviços. Em um mercado tão competitivo, para que todos acessem o site de forma plena, é preciso entender que essa atitude vai além de uma responsabilidade social, e se mostra como uma estratégia chave para o crescimento sustentável do negócio.

     e-commerce. Imagem de uma mulher negra de cabelos presos. Em uma das mãos ela segura um celular e na outra segurando um cartão de crédito.Benefícios de tornar seu e-commerce acessível

    Que o comércio digital cresceu bastante nos últimos anos, você já sabe, mas será que essa ascensão continuará nos próximos anos? A resposta é sim! Segundo o The Global Payments Report 2023, o e-commerce na América Latina tem uma projeção de crescimento de 13% até 2026, o que representa uma enorme oportunidade para quem está preparado.

    Tornar seu e-commerce acessível não apenas amplia o alcance do seu público, mas também enriquece a experiência de compra para todos os usuários. Isso ocorre porque, embora a acessibilidade digital seja essencial para pessoas com deficiência, ela também beneficia muitos outros consumidores, que apreciam ajustes personalizados para otimizar suas interações digitais.

    Sua empresa só tem a ganhar, caso seu esteja preparada para receber um público maior e mais diverso! Confira alguns benefícios: 

     

    • Aumento da base de clientes: com a acessibilidade, mais pessoas conseguem navegar e comprar em seu site, expandindo o alcance da sua loja.
    • Melhoria na experiência do usuário: a acessibilidade proporciona uma navegação mais fluida e intuitiva, beneficiando todos os visitantes do site.
    • Redução de riscos de penalizações legais: cumprir as normas de acessibilidade ajuda a evitar processos judiciais e multas por falta de conformidade.
    • Fortalecimento da marca: um e-commerce acessível reflete compromisso com a inclusão, o que pode melhorar a reputação e fidelidade dos clientes.
    • Aproveitamento do crescimento do mercado: com o crescimento do e-commerce projetado, estar acessível garante que você não perca oportunidades de vendas para concorrentes que já investem em acessibilidade.

     

    Esses benefícios mostram que investir em acessibilidade digital é uma questão ética e também uma estratégia inteligente para maximizar o potencial de crescimento do seu comércio digital.

    e-commerce. Imagens de alguns e-commerces de clientes EqualWeb como: Motorola, Espaçolaser, Pampili, Arezzo, e Bilheteria Digital.Conheça alguns e-commerces que colheram os frutos da acessibilidade digital

    Quando falamos em acessibilidade digital, os resultados vão muito além do cumprimento de obrigações legais ou do fortalecimento da imagem de marca. Eles impactam diretamente o sucesso comercial das empresas. Um exemplo notável disso é o case da Stadium, marca de calçados uruguaia, que conta com a tecnologia EqualWeb em seu site.

    De acordo com os resultados obtidos após a implementação de nossa tecnologia, ao comparar o desempenho do site com e sem a tecnologia EqualWeb, a empresa notou melhorias expressivas. Alguns pontos que chamaram atenção foram o aumento de 140% do tempo médio na página, de 220% da taxa de conversão e de 104% do ticket médio. Além disso, houve uma redução notável na taxa de rejeição, mostrando que a acessibilidade atrai e mantém os consumidores, resultando em ganhos diretos para o negócio.

    O sucesso da Stadium reflete o que outras marcas também vivenciaram ao investir em acessibilidade. Empresas comos Motorola, Espaçolaser, Pampili, Arezzo, e Bilheteria Digital também colheram os frutos da acessibilidade. Além de melhorar a experiência de navegação, essas marcas ampliaram sua base de usuários e fortaleceram sua presença digital. O resultado? Uma combinação poderosa de ética, inclusão, e crescimento sustentável, que coloca essas empresas à frente da concorrência em um mercado cada vez mais exigente.

     e-commerce. Imagem de um notebook aberto e uma mão segurando um cartão e um celular.O próximo passo para o sucesso do seu e-commerce

    Agora que você compreendeu como as barreiras de acessibilidade podem impactar o desempenho do seu e-commerce, explorou os benefícios de investir em um site inclusivo e conheceu exemplos concretos de empresas que estão colhendo bons frutos ao adotar essa prática, é hora de agir. A acessibilidade digital não é mais uma tendência: é uma necessidade real para qualquer negócio que deseja crescer e se manter competitivo.

    Com a EqualWeb, você tem acesso a mais de 40 funcionalidades que permitem personalizar a navegação do seu site conforme as necessidades específicas de cada usuário. Isso não só melhora a experiência de compra como também garante que seu e-commerce esteja acessível para todos e em conformidade com normas nacionais e internacionais de acessibilidade. 

    Pronto para dar esse importante passo? Visite nosso site e converse com um de nossos especialistas para conhecer o plano ideal para o seu negócio!


A EqualWeb é uma das soluções líderes globais em acessibilidade digital. Há 8 anos, vem tornando sites e conteúdos digitais acessíveis para pessoas que possuem alguma necessidade ou dificuldade específica para navegar na web.

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