ATAG Compliance

As ferramentas de autoria são softwares e serviços que os “autores” (desenvolvedores da Web, designers, escritores, etc.) usam para produzir conteúdo da Web (páginas estáticas da Web, aplicativos dinâmicos da Web etc.).

Exemplos de ferramentas de criação estão listados abaixo:

The Authoring Tool Accessibility Guidelines (ATAG) ou Documentos das Diretrizes de acessibilidade da ferramenta de criação em português explicam como:

  • Tornar as ferramentas de autoria acessíveis, para que pessoas com deficiência possam criar conteúdo da Web
  • Ajudar os autores a criar conteúdo da Web mais acessível: especificamente: ativar, dar suporte e promover a produção de conteúdo que esteja em conformidade com as Diretrizes de acessibilidade de conteúdo da Web (WCAG)

O ATAG Compliance faz parte de uma série de diretrizes de acessibilidade, incluindo as Diretrizes De Acessibilidade De Conteúdo Da Web (WCAG) e as Diretrizes De Acessibilidade De Agente De Usuário (UAAG).

Componentes essenciais da acessibilidade da Web explicam o relacionamento entre as diferentes diretrizes.

Para quem é o ATAG:

O ATAG é principalmente para desenvolvedores de ferramentas de criação, incluindo os seguintes tipos de ferramentas de criação:

  • ferramentas de criação de páginas da web
  • software para gerar sites, por exemplo, sistemas de gerenciamento de conteúdo (CMS), ferramentas de cursos, agregadores de conteúdo
  • software que converte em tecnologias de conteúdo da web, por exemplo, processadores de texto e outros aplicativos de documentos do escritório com “Salvar como HTML”
  • ferramentas de autoria de multimídia
  • sites que permitem aos usuários adicionar conteúdo, como blogs, wikis, sites de compartilhamento de fotos, fóruns online e sites de redes sociais
  • outros tipos de ferramentas listadas na definição do glossário de ferramentas de autoria

O ATAG e os recursos de suporte também se destinam a atender às necessidades de muitos públicos diferentes, incluindo legisladores, gerentes e outros. Por exemplo:

  • As pessoas que desejam escolher ferramentas de autoria acessíveis e que produzem conteúdo acessível podem usar o ATAG para avaliar as ferramentas de autoria.
  • As pessoas que desejam incentivar o desenvolvedor da ferramenta de autoria existente a melhorar a acessibilidade em versões futuras podem consultar o fornecedor da ferramenta de autoria para a ATAG.

O que é ATAG 2.0

O ATAG 2.0 possui duas partes principais:

  • A parte A torna a ferramenta de autoria acessível.
  • A parte B trata da ferramenta de criação, ajudando os autores a produzir conteúdo acessível.

O ATAG 2.0 está organizado em camadas:

  • Os princípios fornecem organização de alto nível para as diretrizes.
  • As diretrizes fornecem a estrutura e os objetivos para os critérios de sucesso.
  • Critérios de sucesso são os requisitos de acessibilidade, que são escritos como declarações legíveis, em três níveis: A, AA, AAA.

Visão geral do ATAG fornece um breve resumo dos princípios e diretrizes de acessibilidade no ATAG 2.0.

A implementação do ATAG 2.0 é um documento informativo de suporte que ajuda os leitores a entender e usar o ATAG. A implementação do ATAG 2.0 fornece a justificativa para cada diretriz; e para cada critério de sucesso, fornece mais explicações sobre a intenção dos critérios de sucesso, exemplos e links para recursos.

O ATAG 2.0 é um padrão acabado?

O ATAG 2.0 é uma recomendação do W3C. Isso significa que o ATAG 2.0 é um padrão completo, tendo recebido comentários públicos, concluído os testes de implementação, demonstrado exemplos reais de produtos que estão usando o ATAG 2.0 para tornar seus produtos mais acessíveis e sendo aprovados pelos membros do W3C. (Esses estágios são explicados em Como a WAI desenvolve diretrizes de acessibilidade por meio do processo W3C.)

Versões ATAG: 1.0 e 2.0

O Authoring Tool Accessibility Guidelines 1.0 foi aprovado em fevereiro de 2000. Embora o ATAG 1.0 ainda seja um padrão válido, ele está desatualizado. ATAG 2.0 é o padrão atual.

A EqualWeb é uma das soluções líderes globais em acessibilidade digital. Há 6 anos, vem tornando sites e conteúdos digitais acessíveis para pessoas que possuem alguma necessidade especial.

São Paulo

Av. das Nações Unidas, 8501, 17º andar
Pinheiros, São Paulo/SP

E-mail: [email protected]

Rio de Janeiro

Rua Visconde de Pirajá 351, Andar P
Ipanema, Rio de Janeiro/RJ

Telefone: +55 21 99506-0993