WCAG 2.1 Compliance

Em 5 de junho de 2018, as Diretrizes de acessibilidade de conteúdo da Web 2.1 se tornaram uma recomendação oficial do W3C. A conformidade com as WCAG 2.1 adiciona uma nova diretriz e dezessete novos critérios de sucesso às WCAG 2.0 existentes. Esses critérios de sucesso estendem o WCAG 2.0 para melhorar a acessibilidade para pessoas que usam dispositivos móveis e para pessoas com baixa visão ou comprometimento cognitivo.

As WCAG 2.0 são uma recomendação do W3C desde 2008. As Diretrizes se concentram no conteúdo da Web e são neutras em termos de tecnologia. Embora o HTML seja a linguagem de fato da Web, as WCAG 2.0 incluíram outras tecnologias da época, como Flash, JavaScript e WAI-ARIA, que ainda estavam em desenvolvimento. A era do smartphone e da Web móvel estava apenas começando. Havia também alguns tipos de incapacidade e deficiências que não receberam muita cobertura nas WCAG 2.0 – como a visão subnormal e cognitiva. O cenário tecnológico mudou nos últimos 10 anos e as WCAG 2.0 precisavam de uma atualização.

O Grupo de Trabalho das WCAG 2.1 analisou vários grupos de pessoas com deficiência para determinar as questões mais urgentes. Eles pesquisaram e priorizaram a contribuição da comunidade para propor novos critérios de sucesso. Os Critérios de Sucesso devem ser testados ​​e uma implementação deve existir para que uma proposta atinja o status de especificação. A comunidade global pode ter certeza de que os novos critérios de sucesso são alcançáveis, ​​porque várias organizações, incluindo a EqualWeb, os implementaram.

Algumas coisas a serem observadas ao examinar as novas Diretrizes:

  • O WCAG 2.1 não altera o WCAG 2.0. É totalmente compatível com as versões anteriores.
  • O conteúdo em conformidade com as WCAG 2.1 também está em conformidade com as WCAG 2.0.
  • A conformidade no nível AA ainda é recomendada.
  • Novos critérios de sucesso foram adicionados no final da lista dos existentes associados à diretriz relevante.
  • A ordem e a numeração das WCAG 2.0 são, portanto, mantidas, mas os critérios de sucesso em cada diretriz não são mais agrupados por nível de conformidade.

Portanto, há dezessete novos critérios de sucesso.

A EqualWeb é uma das soluções líderes globais em acessibilidade digital. Há 6 anos, vem tornando sites e conteúdos digitais acessíveis para pessoas que possuem alguma necessidade especial.

São Paulo

Av. das Nações Unidas, 8501, 17º andar
Pinheiros, São Paulo/SP

E-mail: [email protected]

Rio de Janeiro

Rua Visconde de Pirajá 351, Andar P
Ipanema, Rio de Janeiro/RJ

Telefone: +55 21 99506-0993