Notícias

  • Dia Mundial de Conscientização sobre a Acessibilidade: qual é a importância desta data?

    Compartilhe

    De acordo com a legislação brasileira, a acessibilidade é um direito fundamental de todos, mas, na prática, muitas barreiras ainda impedem a inclusão de milhões de pessoas com deficiência em diversos aspectos da sociedade. E é por isso que o Dia Mundial de Conscientização sobre a Acessibilidade é tão importante. 

    Em um país em que mais de 45 milhões de pessoas (23,92% da população) têm algum tipo de deficiência e cujas legislações que protegem seus direitos seguem sem ser cumpridas, é dever de todos reforçar a importância de medidas para tornar os vários ambientes em que vivemos em lugares mais acessíveis. 

    Neste Dia Mundial de Conscientização sobre a Acessibilidade, nosso objetivo, como empresa parceira da inclusão, é promover a conscientização sobre a importância da acessibilidade e incentivar ações concretas para tornar o mundo mais inclusivo.

    Para aprofundar o debate sobre esse tema, abordaremos alguns tópicos fundamentais sobre a acessibilidade, como o que é o Dia Mundial de Conscientização sobre a Acessibilidade, por que a acessibilidade é importante, como a acessibilidade digital é fundamental nos dias atuais, quais são as principais barreiras à acessibilidade e o que as empresas podem fazer para garantir a acessibilidade de todos.

    Ficou interessado e quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e confira!

    Conscientização. Imagem de uma menina negra usando óculos e blusa preta de manga longa, cadeirante, estudando em uma sala de reunião.
    O que é o Dia Mundial de Conscientização sobre a Acessibilidade

    Celebrado anualmente na terceira quinta-feira do mês de maio, o Dia Mundial de Conscientização sobre a Acessibilidade (GAAD – Global Accessibility Awareness Day) teve origem em 2012, com o objetivo de aumentar a conscientização sobre questões relacionadas à acessibilidade e incentivar governos, empresas e indivíduos a tomarem medidas para garantir a inclusão de todos.

    Por meio de eventos e palestras realizados durante o  Dia Mundial de Conscientização sobre a Acessibilidade, a Organização das Nações Unidas (ONU), instituição responsável pela criação da data, busca aproximar a população mundial do debate sobre a causa. 

    Dessa forma, é criado um ecossistema, onde as pessoas são incentivadas a falar, pensar e aprender sobre a importância da acessibilidade e da inclusão para as mais de 1 bilhão de pessoas com deficiência ao redor de todo o mundo. 

    Conscientização. Imagem de uma pessoa andando sobre a sinalização para deficientes visuais no chão. Na imagem só aparece as pernas da pessoa e uma parte da bengala.
    Por que a acessibilidade é importante?

    Assim como no dicionário, a acessibilidade vem antes da inclusão, afinal, para que todos tenham igualdade de acesso a todos os espaços da nossa sociedade, é preciso fornecer ferramentas para sair da teoria e aplicar a inclusão na prática.  

    Muitos acreditam que a acessibilidade beneficia apenas pessoas com deficiência, mas isso é um grande engano. Afinal, se não fosse pelos diferentes tipos de acessibilidade que nos cercam, a vida de todos seria bem mais complicada, por conta das dificuldades que a falta de ferramentas criaria em nosso cotidiano. 

    Por isso, é importante reforçar, principalmente neste Dia Mundial de Conscientização sobre a Acessibilidade, que investir em acessibilidade é vantajoso para todos e os benefícios são aproveitados pela sociedade como um todo. 

    Quando falamos de adaptações que beneficiam a autonomia de pessoas com deficiência no ambiente de trabalho, por exemplo, vemos que as empresas que as promovem conseguem desenvolver soluções mais criativas, beneficiadas pela diversidade de vivências em seu quadro de funcionários. Dessa forma, além de cumprir a lei, ainda é possível criar soluções inovadoras, promover identificação com os valores de seus clientes e, claro, tornar nossa sociedade um pouco mais igualitária. 

    Sabemos também que quando espaços, produtos, serviços e tecnologias são projetados para serem acessíveis, eles são mais fáceis de usar por todas as pessoas, independentemente de suas condições físicas ou mentais. 

    Um bom exemplo disso é que rampas e elevadores não são apenas para pessoas com deficiência, mas também para idosos, pais com carrinhos de bebê, pessoas com problemas articulares e pessoas com bagagens pesadas.

    Conscientização. Imagem de uma senhora de idade branca, sentada no sofá mexendo no notebook. A senhora tem cabelo branco e usa óculos de grau.
    As principais barreiras de acessibilidade

    Para entender quais são as principais barreiras de acessibilidade, é preciso perceber que esse problema afeta diversas áreas da vida do cidadão, já que inclui barreiras arquitetônicas, comunicacionais, tecnológicas, atitudinais, entre outras. 

    Um exemplo comum é a falta de adaptação de espaços e edificações. Quando prédios, ruas, parques e outros locais não são adaptados, muitas pessoas com deficiência encontram dificuldades para se locomover e realizar atividades cotidianas. Isso pode incluir falta de rampas, de sinalização tátil, de banheiros adaptados, de espaços reservados em estacionamentos, entre outros. É importante que a adaptação de espaços seja uma prioridade para garantir a inclusão de todos, por meio da acessibilidade arquitetônica.

    Outra barreira comum à acessibilidade é a falta de adaptação de produtos e serviços, que muitas vezes são projetados sem levar em consideração as necessidades de pessoas com deficiência. Por exemplo, tecnologias que não são acessíveis, como sites que não possuem legendas em vídeos ou descrição de imagens para pessoas com deficiência visual, podem impedir o acesso dessas pessoas à informação. Com o avanço das tecnologias e a crescente digitalização da sociedade, é cada vez mais comum a necessidade de acesso a produtos e serviços online, por isso, é preciso que sites ofereçam acessibilidade digital para todos os usuários.

    Além disso, a atitude das pessoas também pode ser uma barreira à acessibilidade. Muitas vezes, a falta de informação e sensibilidade sobre as necessidades das pessoas com deficiência pode levar à discriminação e ao preconceito. Isso pode incluir, por exemplo, negação de serviços, tratamento desrespeitoso ou desconsideração de necessidades específicas. É importante que a sociedade como um todo esteja consciente das necessidades das pessoas com deficiência e trabalhe para criar um ambiente mais inclusivo e respeitoso.

    Conscientização. Imagem de uma mão idosa e feminina mexendo no notebook.
    O que sua empresa pode fazer em prol da acessibilidade?

    Por meio dos algoritmos de Inteligência Artificial da EqualWeb, oferecemos até 31 funcionalidades de acessibilidade digital para sites dos mais diversos portes e nichos. 

    Com nossa tecnologia, usuários do seu site terão acesso a ferramentas como Ajuste do leitor de tela, Navegação por teclado, Bloqueio de intermitência de brilho, Lupa, Descrição de imagens, tradução pelo Dicionário Oxford, Teclado virtual, entre outros!

    Empresas como Carrefour, Shell, Motorola, FIESP, OAB-RJ, Cinemark, Suvinil, Roche, Rock in Rio, FGV, e muitas outras já têm nossa solução pioneira de acessibilidade digital instalada em seus sites. Assim como essas empresas e organizações, você também pode mudar a realidade da acessibilidade digital no seu negócio, permitindo igualdade de acesso para seus funcionários e clientes. 

    Visite nosso site e converse com um de nossos especialistas para conhecer o plano ideal para a sua empresa!


A EqualWeb é uma das soluções líderes globais em acessibilidade digital. Há 8 anos, vem tornando sites e conteúdos digitais acessíveis para pessoas que possuem alguma necessidade ou dificuldade específica para navegar na web.

Selo de Empresa Promotora de Impacto e Amiga da Inclusão DigitalSelo do Certificado de Acessibilidade Digital: LBI CompliantCertificado da ABNT: WCAG 2.1 AA Compliance

São Paulo

Av. Marcos Penteado de Ulhôa Rodrigues 939, 8º andar - Torre I
Ed. Jacarandá
Tamboré, Barueri/SP

E-mail: [email protected]

Rio de Janeiro

Rua Visconde de Pirajá 351, Andar P
Ipanema, Rio de Janeiro/RJ

Telefone: +55 21 99216-5814