Notícias

  • UNISUAM é a primeira Universidade brasileira a ter site acessível com uso de tecnologia israelense

    Compartilhe

    No Brasil, mais de 60 milhões de pessoas possuem limitações de acesso a conteúdos educacionais. A EqualWeb entendeu a urgência em dar acessibilidade e a UNISUAM, Instituição pioneira, embarcou junto.

    Hoje, mais do que nunca, vivemos conectados. Seja para trabalhar, estudar, buscar informações, dentre outras atividades que fazem parte do dia a dia, são poucas as coisas que podemos fazer sem estar online.

    A tecnologia avançou e avança cada vez mais. No entanto, em meio a essa evolução tecnológica, encontramos um déficit em relação ao número de pessoas que têm pleno acesso aos conteúdos disponibilizados no meio digital.

    Só no Brasil, mais de 60 milhões de pessoas possuem limitações de navegabilidade e precisam de algum recurso para navegar plenamente pela internet. Em contrapartida, menos de 1% dos quase 15 milhões de websites são acessíveis.

    A UNISUAM, que tem em seu DNA o propósito de fazer a diferença na vida das pessoas por meio da educação e busca a cada dia participar ativamente da melhoria dos processos educacionais do país, acaba de tornar o seu site acessível.

    Em parceria com a EqualWeb, pioneira e líder mundial em acessibilidade digital para pessoas com deficiência ou que possuem alguma limitação de uso da internet, a UNISUAM implementou uma solução tecnológica israelense, que, a partir do uso de algoritmos de Inteligência Artificial, torna o portal institucional em um ambiente acessível para pessoas com necessidades específicas de navegação, tais como pessoas com deficiência visual, motora ou intelectual, pessoas da terceira idade, daltônicos, entre outras.

    “A busca pela excelência e pelas melhores práticas são atributos perseguidos pela UNISUAM. Afinal, a educação acompanha as transformações sociais, sejam elas de qualquer ordem, e tornar a educação inclusiva é um fator condicionante para uma sociedade mais justa e com equidade”, afirma Arapuan Motta Netto – Reitor da UNISUAM.

    A ferramenta adiciona 31 recursos automaticamente ao site, deixando-o acessível na medida da necessidade de cada usuário. Tudo em conformidade com a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) no que tange à acessibilidade digital.

    Com isso, a UNISUAM passa a ser a primeira Universidade brasileira com site e conteúdos digitais acessíveis a todos os usuários da internet, sem distinções, contribuindo para um ambiente mais igualitário e propiciando que pessoas com deficiências, que não conseguem exercer ações básicas na web, como ler conteúdos, consumir serviços, realizar compras ou pagar boletos, possam navegar com mais rapidez, facilidade e eficiência.

    Link: http://www.unisuamnews.com.br/unisuam-e-a-primeira-universidade-brasileira-a-ter-site-acessivel/


A EqualWeb é uma das soluções líderes globais em acessibilidade digital. Há 8 anos, vem tornando sites e conteúdos digitais acessíveis para pessoas que possuem alguma necessidade ou dificuldade específica para navegar na web.

Selo de Empresa Promotora de Impacto e Amiga da Inclusão DigitalSelo do Certificado de Acessibilidade Digital: LBI CompliantCertificado da ABNT: WCAG 2.1 AA Compliance

São Paulo

Av. Marcos Penteado de Ulhôa Rodrigues 939, 8º andar - Torre I
Ed. Jacarandá
Tamboré, Barueri/SP

E-mail: [email protected]

Rio de Janeiro

Rua Visconde de Pirajá 351, Andar P
Ipanema, Rio de Janeiro/RJ

Telefone: +55 21 99216-5814

×