Notícias

  • Acessibilidade para pessoas com deficiência visual e cegos: Lego lança peças em Braile

    Compartilhe

    A fabricante de brinquedos Lego deu um grande passo rumo à diversidade e inclusão! A marca lançou uma coleção oficial de peças voltadas para a inclusão de cegos e deficientes visuais. A coleção nomeada Lego Braille Bricks tem um conceito pedagógico baseado no aprendizado por meio da brincadeira e é uma metodologia lúdica que ensina braile às crianças.

    A campanha “Braille Bricks for All” ganhou repercussão internacional e possibilitou o acordo com a fabricante para a produção e distribuição do brinquedo. Após testes realizados em diversos países, ficou decidido que a coleção seria lançada oficialmente. O Brasil foi um dos primeiros países a receber as peças em braile! O projeto inicial das peças inclusivas foi proposto para a Lego Foundation em 2011 pela Associação Dinamarquesa e, em 2017 pela Fundação Dorina Nowill para Cegos do Brasil.

    O kit contém mais de 300 peças de Lego, onde estão inclusas todas as letras do alfabeto em Braille no idioma escolhido, números de zero a 9, símbolos matemáticos e sinais de pontuação. São seis idiomas disponíveis inicialmente: dinamarquês, norueguês, inglês, alemão, francês e português. A intenção da Lego é expandir para 11 idiomas de 20 países até 2021.

    Segundo David Clarke, diretor de serviços do Royal National Institute of Blind People, “com a coleção Braille Bricks, a Lego Foundation criou uma maneira totalmente nova e envolvente para crianças com deficiência visual aprenderem a ler e escrever.”

    E a Lego ainda irá oferecer os kits gratuitamente a instituições, escolas e centros de educação selecionados que tem como objetivo a educação de crianças cegas e deficientes visuais.

    Muito legal a iniciativa, não é mesmo? É importante ter a consciência que pessoas no mundo inteiro contam com o Braille para trabalhar, estudar e consumir informações. Esperamos que outras empresas possam se inspirar e que também consigam criar novas oportunidades de inclusão e igualdade, através de seus produtos e serviços.

    Dessa forma, as organizações não estarão apenas beneficiando pessoas cegas ou com deficiência visual, mas também impactando de forma positiva a imagem da sua marca e expandindo e fidelizando seu público. E isso é muito importante para gerar mais rentabilidade ao negócio e maior visibilidade. Pense nisso! E se precisar dar o passo inicial, conte com a EqualWeb.

    Através da nossa tecnologia, usuários cegos e com deficiência visual, contam com recursos de acessibilidade digital em websites. Dessa maneira, conseguem acessar todas as informações disponíveis e navegar com autonomia pela internet, através de funcionalidades como leitura de textos, navegação por teclado, ampliação do tamanho do cursor do mouse, comando de voz, entre outros recursos.

    Para cada necessidade especial, a EqualWeb oferece um conjunto de ferramentas que permite que visitantes e usuários adaptem o website de uma empresa a suas necessidades especificas, obtendo uma melhor experiência de navegação. Fale com nossos especialistas e torne o seu site acessível a todos!


A EqualWeb é uma das soluções líderes globais em acessibilidade digital. Há 8 anos, vem tornando sites e conteúdos digitais acessíveis para pessoas que possuem alguma necessidade ou dificuldade específica para navegar na web.

Selo de Empresa Promotora de Impacto e Amiga da Inclusão DigitalSelo do Certificado de Acessibilidade Digital: LBI CompliantCertificado da ABNT: WCAG 2.1 AA Compliance

São Paulo

Av. Marcos Penteado de Ulhôa Rodrigues 939, 8º andar - Torre I
Ed. Jacarandá
Tamboré, Barueri/SP

E-mail: [email protected]

Rio de Janeiro

Rua Visconde de Pirajá 351, Andar P
Ipanema, Rio de Janeiro/RJ

Telefone: +55 21 99216-5814

×