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Parceira da EqualWeb, Pacto Global lança iniciativa inovadora na B3
Na última quarta-feira (26), o Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) lançou na B3 (Bolsa de Valores) uma iniciativa para encorajar empresas a adotar políticas de responsabilidade social corporativa e sustentabilidade.
Como empresa que aderiu ao Pacto Global, a EqualWeb não poderia deixar de repercutir a simbólica apresentação do planeta Terra como uma companhia de capital aberto, estimulando empresas de todo o mundo a aderir aos compromissos lançados pelas Nações Unidas em 2000 e investir para que essa “empresa” volte aos trilhos.
Andrea Schwarz, Embaixadora da EqualWeb, marcou presença na cerimônia de “ring the bell”, organizada para apresentar o “IPO” da TERR4. Andrea falou sobre a importância do tema.
“A transformação que a gente quer, deve ser construída hoje. Por isso, a convite do Pacto Global da ONU, me uni a uma galera super diversa, representando os 8 bilhões de consumidores dessa “empresa” chamada Terra, para tocar o sino de lançamento do “IPO” da TERR4. Assim, fazemos um chamado para que as lideranças empresariais tomem ações em prol das agendas de direitos humanos, anticorrupção e meio ambiente”, explicou Andrea.
Além da presença de Andrea Schwarz, o evento também contou com a presença de outros representantes da diversidade dos habitantes do planeta Terra, como Edson Leite, Eric Terena, Luca Scarpelli, Luciana Viegas, Mateus Baptistella, Raquel Virginia, Veronica Oliveira e Priscila Jung, além de Carlo Pereira, CEO do Pacto Global da ONU no Brasil, Ana Buchaim, vice-presidente de Pessoas, Marketing, Comunicação, Sustentabilidade e Investimento Social Privado da B3 e membros do Conselho Jovem do Pacto Global da ONU, como Raul Santiago e Beta Boechat, que apresentaram os resultados da TERR4.
Confira a seguir a matéria veiculada pelo Jornal o Globo, no dia 27 de abril de 2023.
‘IPO’ do planeta quer atrair empresas para Pacto Global
O objetivo da organização é estimular a adesão de outras companhias aos compromissos lançados pelas Nações Unidas em 2000. Indicadores das ONGs Global Footprint Network e WWF apontam que seria necessário 1,7 planeta para sustentar o consumo de toda a população global em 2022.
O último Dia da Sobrecarga da Terra, quando a utilização de recursos naturais pela humanidade extrapolou a capacidade de regeneração do planeta, ocorreu em 28 de julho de 2022.
O IPO simbólico na B3 contará com a participação de Carlo Pereira, CEO do Pacto Global da ONU no Brasil e Ana Buchaim, vice-presidente de pessoas, marketing, comunicação, sustentabilidade e investimento social privado da B3.
Membros do Conselho Jovem do Pacto Global da ONU, Raul Santiago e Beta Boechat, apresentaram os resultados da TERR4 e fizeram um chamado à ação. Já para o toque da campainha, estiveram presentes personalidades como Edson Leite, Luciana Viegas, Raquel Virginia e Veronica Oliveira.
A contagem regressiva para a abertura simbólica da TERR4 ao mercado começou a contar no sábado, dia 22 de abril, Dia Mundial da Terra.
A campanha também elaborou um relatório da empresa TERR4, que inclui site institucional e relatório de resultados anuais. No site, o público pode acompanhar o valor simbólico das ações da empresa em tempo real.
O mecanismo de flutuação funciona por meio do monitoramento de diversos portais de notícias do Brasil e do mundo: a cada notícia sobre mudanças climáticas, desigualdade e outras pautas socioambientais, o valor da ação oscila. Dessa forma, o Pacto Global da ONU quer mostrar o quanto as atitudes de pessoas, governos e empresas interferem no planeta.
Empresa listada na bolsa
Já o “Relatório Urgente” traduz os resultados científicos e estatísticos do planeta em linguagem empresarial para que todo CEO tenha certeza da urgência em agir. Tanto o site quanto o relatório foram elaborados com ajuda de um grupo multidisciplinar de especialistas socioambientais que envolveu pesquisadores, jornalistas e desenvolvedores.
Além disso, como empresa de capital aberto, a TERR4 busca acionistas e investidores. Neste caso, investir na TERR4 significa se engajar no Pacto Global, que já conta com 1900 empresas participantes no Brasil e 18 mil no mundo. O cadastro de interesse pode ser feito pelo site da TERR4 ou do próprio Pacto Global (www.pactoglobal.org.br).
Criada pela Almap, a estratégia de comunicação também inclui filme, anúncios, mídia exterior e ativação com influenciadores digitais. “A ideia de fazer um IPO da Terra joga luz na urgência de se fazer algo pelo planeta. Queremos lembrar aos ‘investidores’ que, se esse fluxo de caixa não melhorar, perderemos a fonte da humanidade. E somente com outras empresas comprometidas com o Pacto Global é que conseguiremos melhorar, dia após dia, os índices do lugar onde todos nós vivemos”, afirma Marco Giannelli, o Pernil, CCO da agência.