A EqualWeb é uma das soluções líderes globais em acessibilidade digital. Há 8 anos, vem tornando sites e conteúdos digitais acessíveis para pessoas que possuem alguma necessidade ou dificuldade específica para navegar na web.
-
Como as tendências tecnológicas influenciarão o universo da acessibilidade digital em 2024?
Ao final de cada ano, o Gartner, um dos líderes mundiais em pesquisa e consultoria corporativas, anuncia as principais tendências tecnológicas empresariais para o ano seguinte.
Assim, ficamos atentos às tecnologias listadas e vislumbramos como algumas delas podem influenciar o universo da acessibilidade digital em 2024.
Quer conferir? Continue a leitura e veja como 7 tendências e inovações do mundo corporativo podem influenciar a acessibilidade digital no ano que vem!
- A ascensão da multitecnologia
O uso de diferentes tecnologias, como realidade aumentada, realidade virtual e inteligência artificial, tem o potencial de melhorar a acessibilidade para pessoas com deficiência.
Por exemplo, a realidade aumentada pode ser usada para fornecer legendas em tempo real para conteúdo em vídeo e a inteligência artificial pode ser usada para gerar conteúdo de texto alternativo para imagens e vídeos.
- A transformação do trabalho
O trabalho remoto e híbrido está se tornando cada vez mais comum, o que significa que mais pessoas estão usando dispositivos digitais para trabalhar em casa.
Com esse aumento da presença digital da população em geral, é necessário que a acessibilidade acompanhe este movimento e se faça presente no maior número possível de websites, intranets e sistemas corporativos.
A partir desse cenário, é possível observar que haverá uma necessidade ainda maior de implementar tecnologias acessíveis, por parte das empresas que queiram atender a todos os seus clientes internos e externos.
- O crescimento da inteligência artificial
A inteligência artificial (IA) está sendo usada em uma variedade muito ampla de aplicações, inclusive na acessibilidade digital.
Assim como já acontece com a tecnologia EqualWeb, a IA se mostra uma grande aliada na implementação de acessibilidade digital para websites e sistemas. A inteligência artificial atua tanto na aceleração de implantação da acessibilidade, como pela capacidade de aprendizagem de máquina, que evolui a acessibilidade à medida que aprende com a navegação de múltiplos usuários.
- Gerenciamento de Confiança, Risco e Segurança da Inteligência Artificial (TRiSM):
Com a democratização do acesso à Inteligência Artificial, nos deparamos também com a necessidade ainda mais urgente de um Gerenciamento de Confiança, Risco e Segurança da tecnologia (TRiSM).
Este movimento é necessário para evitar que as Inteligências Artificiais gerem efeitos negativos descontrolados, prejudicando qualquer desempenho positivo e ganhos para a sociedade que a tecnologia possa gerar.
Em particular, as pessoas com deficiência precisam ter seus dados, hábitos de consumo e condições médicas em sigilo e livres de riscos de usos maliciosos tanto por pessoas como por máquinas e suas inteligências artificiais.
- A expansão da computação em nuvem
Uma das vantagens oferecidas pelo cloud computing é a possibilidade de compartilhamento de sistemas, soluções e aplicações por milhões de usuários espalhados geograficamente. Ainda assim, as características e preferências de uso individuais ficam resguardadas por meio de parâmetros salvos localmente na máquina de cada usuário.
Isto acontece exatamente assim na EqualWeb. Por sermos uma solução SaaS (Software as a Service) na nuvem, suas preferências de navegação ficam armazenadas na sua máquina em total segurança, para melhorar sua experiência de uso.
- A personalização em massa
Esta tendência diz respeito à criação de produtos e serviços projetados para atender às necessidades individuais dos usuários. Através da personalização em massa, será possível fornecer suporte personalizado para atender as necessidades e experiências online de forma mais inclusiva para as pessoas com deficiência.
Um bom exemplo de como esta inovação se aplica ocorre na tecnologia da EqualWeb. Com o uso de nossa ferramenta, não há uma acessibilidade padronizada para todos os usuários, mas sim a possibilidade de personalização individual de acordo com as necessidades de navegação de cada um, otimizando assim a experiência de cada usuário.
- Outra tendência e inovação nos aguarda em 2024
Há ainda uma importante tendência que não foi apontada no estudo do Gartner por não se tratar de uma inovação tecnológica. Acreditamos que a ampliação da abordagem da Diversidade, Equidade e Inclusão, com um foco específico na dimensão de Acessibilidade é uma forte tendência para 2024 nas empresas.
Como já mencionamos algumas vezes, trata-se da transformação do DEI (Diversidade, Equidade e Inclusão) em DEIA (Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade). Ou seja, a percepção de que para que a Diversidade, a Equidade e Inclusão se tornem efetivas é necessário ter um olhar especial para a implementação das diversas Acessibilidades.
Isto se confirma ao observarmos que a acessibilidade precisa ser contemplada na adoção de cada nova tecnologia, como aquelas que foram listadas como tendências pelo Gartner. Empresas que se atentem a este fator se mostram aderentes às legislações nacionais e internacionais, e também demonstram estar preocupadas com a acessibilidade de um público muito amplo, para além do discurso.
A lista completa de inovações divulgada pelo Gartner é composta ainda pelas seguintes tecnologias:
- Gestão de confiança, risco e segurança da IA
- Gerenciamento contínuo de exposição a ameaças
- Tecnologia sustentável
- Engenharia de plataforma
- Desenvolvimento aumentado por IA
- Plataformas industriais em nuvem
- Aplicações inteligentes
- IA Generativa Democratizada
- Força de trabalho conectada aumentada
- Clientes-máquina
Se, assim como nós, você quer se manter por dentro das principais novidades do mundo da tecnologia, continue nos acompanhando! E para entender mais sobre cada um dos pontos e das tendências previstas para 2024, confira o documento publicado pelo Gartner na íntegra.