A EqualWeb é uma das soluções líderes globais em acessibilidade digital. Há 8 anos, vem tornando sites e conteúdos digitais acessíveis para pessoas que possuem alguma necessidade ou dificuldade específica para navegar na web.
-
Carnaval acessível: onde aproveitar a folia em 2024?
Muito além de uma celebração cultural, o Carnaval é, acima de tudo, uma oportunidade para promover a igualdade e a diversidade. Dos desfiles grandiosos nos sambódromos às animadas ruas onde os blocos desfilam, tornar cada aspecto do Carnaval acessível é imprescindível para que todos desfrutem desse feriado que reflete a alegria do Brasil.
Com a aproximação dessa data, selecionamos opções imperdíveis para quem deseja desfrutar da folia em todo o Brasil. Então, como a acessibilidade é nossa prioridade, é claro que nossa seleção listaria as opções mais inclusivas, desde os desfiles de rua até os Sambódromos.
Quer conferir as opções e já se organizar para aproveitar a maior festa popular do mundo? Continue a leitura e confira!
Carnaval acessível no Rio de Janeiro
O Carnaval do Rio de Janeiro é inegavelmente uma festa que transcende barreiras, celebrando a diversidade e a alegria em todas as suas formas. Nas ruas da cidade maravilhosa ou nos desfiles majestosos do Sambódromo há opções igualmente interessantes para todos. Confira:
- Bloco Abraces (Associação Brasileira de Cegos e Surdos): desfila no dia 4 de fevereiro, às 14h, na Rua Constante Ramos, em Copacabana.
- Bloco Loucura Suburbana: desfila no dia 8 de fevereiro, às 16h, na Rua Ramiro Magalhães, no Engenho de Dentro.
- Bloco Tá Pirando, Pirado, Pirou: desfila no dia 4 de fevereiro, às 14h, na Avenida Pasteur, em Botafogo.
- Bloco Senta Que Eu Empurro: desfila no dia 9 de fevereiro, às 16h, no Largo do Machado
- Bloco Gargalhada: desfila no dia 11 de fevereiro, às 14h, no Blvd 28 de setembro, em Vila Isabel.
- Bloco Sargento Pimenta: desfila no dia 12 de fevereiro, às 8h, na Avenida Infante Dom Henrique, na Glória
- Bloco Dinossauros Nacionais: desfila no dia 12 de fevereiro, às 10h, no Largo de São Francisco de Paula, no Centro
- Setor 13 da Marquês de Sapucaí: a prefeitura disponibilizou um espaço, com 3 mil ingressos gratuitos, especialmente designado para garantir que pessoas com deficiência possam desfrutar plenamente dos desfiles das escolas de samba. Em resumo, o espaço conta com dez banheiros adaptados, uma área de alimentação acessível e rampas. Além disso, uma equipe de 12 profissionais treinados estará presente para auxiliar pessoas com diversas deficiências.
- Embaixadores da Alegria: a primeira e única escola de samba do mundo voltada para pessoas com deficiência, desfila na Marquês de Sapucaí, abrindo o desfile das Campeãs, no dia 17 de Fevereiro.
Carnaval acessível em Belo Horizonte
O Carnaval de Belo Horizonte é uma festa que reflete inegavelmente a diversidade e a cultura da capital mineira. Nessa celebração de cores, ritmos e tradições, a acessibilidade é uma prioridade, garantindo assim que todos os foliões aproveitem plenamente a folia. Confira como:
- Bloco Todo Mundo Cabe no Mundo: desfila no dia 11 de fevereiro, às 10h30, na Rua Piauí, 631, em Santa Efigênia.
- Forro Cabra Cega: 3 de fevereiro, às 12h, na Rua Marmore, 184, em Santa Tereza
- Bloco Baianas Ozadas: 3 de fevereiro, às 17h30, na Avenida Afonso Pena, em Santa Efigênia
Carnaval acessível em São Paulo
Assim como o Rio de Janeiro, o Carnaval de São Paulo é uma festa vibrante que não deixa ninguém de fora da folia. Com uma variedade de iniciativas inclusivas, a cidade oferece opções para que pessoas com deficiência participem plenamente da festa, garantindo que a diversão não tenha fronteiras. Confira as opções:
- Samba com as mãos: A parceria entre a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) e a Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo trouxe para o Carnaval de 2024 a 8ª edição do projeto “Samba com as Mãos”. Com essa iniciativa, os sambas-enredo das escolas dos grupos Especial e de Acesso I são traduzidos para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), incluindo assim a comunidade surda e com deficiência auditiva na folia paulistana.
- Desfiles com audiodescrição: a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) disponibilizará em suas redes sociais a audiodescrição de desfiles diretamente do sambódromo, permitindo dessa forma que pessoas com deficiência visual de todo Brasil possam acompanhar todos os detalhes dos desfiles realizados no Sambódromo do Anhembi.
- Carros de som com intérpretes de Libras: durante todo o desfile, todas as escolas de samba dos Grupos Especial e Acesso I terão, ao lado da ala musical, intérpretes da Língua Brasileira de Sinais.
- Acessibilidade física no Sambódromo: pessoas com deficiência também terão um lugar garantido para assistir a todo o espetáculo com conforto no Anhembi. Tanto pessoas com deficiência quanto seus acompanhantes têm à disposição ingressos pela metade do valor.
Carnaval acessível em Pernambuco
O Carnaval de Pernambuco é uma celebração única que une tradição, cultura e muita alegria em uma festa que acolhe a todos. Recife e Olinda se destacam na folia inclusiva e oferecem diferentes iniciativas para garantir que pessoas com deficiência também possam desfrutar plenamente do Carnaval pernambucano. Confira:
- Rei e Rainha com deficiência do Carnaval 2024: a 3ª edição do concurso elegeu Roberto Luiz da Silva e Luzia Eduarda Santos como vencedores. Além do prêmio de R$5 mil, eles terão uma agenda especial ao longo do Carnaval.
- Folia inclusiva no Marco Zero: de 8 a 13 de fevereiro, um espaço acessível em frente ao palco, intérpretes de Libras e audiodescritores garantirão a inclusão durante a folia carnavalesca.
- Inclusão além do Marco Zero: Todos os palcos do Carnaval do Recife oferecerão acessibilidade. Na rua do Observatório, a Central do Carnaval terá tradutores de Libras e cardápios em braile na arena gastronômica.
- Rota acessível: usuários de cadeiras de rodas ou com mobilidade reduzida terão acesso às vans do PE Conduz gratuitamente durante o Carnaval. O embarque ocorre em frente à estação do BRT Cais do Apolo, e o desembarque na Avenida Alfredo Lisboa.
- Acessibilidade para acompanhar o Galo da Madrugada: o Camarote da Acessibilidade no Pátio do Carmo, disponibilizará 200 ingressos para que foliões com deficiência e acompanhantes curtam o Galo da Madrugada, no dia 10 de fevereiro, das 8h às 17h.
- Camarote da Acessibilidade: com visão privilegiada, lanches e banheiros inclusivos, o camarote em Olinda estará disponível entre 10 e 13 de fevereiro, na Avenida Liberdade, Praça do Carmo, das 8h às 16h.
- Vans acessíveis direto para o camarote da acessibilidade: as vans responsáveis pelo deslocamento na folia no Camarote da Acessibilidade de Olinda sairão do Complexo de Salgadinho, abaixo do viaduto, e em frente à Delegacia do Varadouro.
Carnaval acessível de Salvador
Atualmente, a capital baiana reúne pessoas de todo o país para celebrar a maior festa do mundo. E uma celebração grandiosa como a soteropolitana não poderia deixar ninguém de fora. Por isso, a inclusão e a acessibilidade se confirmam como valores fundamentais, garantindo que todos os foliões possam participar plenamente da folia. Confira como:
- Camarote Acessível: foliões com deficiência que desejem aproveitar a folia em Salvador têm à disposição camarotes gratuitos localizados nos circuitos de Campo Grande, Piedade e Ondina. Nos espaços, é possível assistir aos desfiles dos trios elétricos e se divertir com conforto e segurança.
Agora que você já conhece algumas das melhores opções para aproveitar o Carnaval ao redor do Brasil, boa folia!