Notícias

  • Acessibilidade digital para pessoas com deficiência auditiva

    Compartilhe

    Você já parou para pensar em como pessoas surdas acessam as informações diariamente na web?

    No Brasil, hoje, existem 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência visual, física, auditiva, intelectual ou múltipla, segundo dados do IBGE de 2010. E nesse universo de 45 milhões de pessoas, cerca de 10 milhões possuem deficiência auditiva.

    A grande maioria da população não tem ideia de como um cidadão com deficiência auditiva, por exemplo, navega, compra, estuda e se informa na internet.

    Para que pessoas com qualquer tipo de deficiência naveguem com liberdade e autonomia pelo ambiente online, elas precisam contar com uma web livre de barreiras. E isso só é possível através da acessibilidade digital.

    A acessibilidade digital nada mais é do que utilizar uma série de recursos que visam melhorar a usabilidade desses usuários. Através dela, é possível eliminar as barreiras, permitindo que pessoas com alguma deficiência acessem todas as informações disponíveis na web, sem necessitarem da ajuda de terceiros.

    Como implementar a acessibilidade digital para pessoas surdas

    No caso da deficiência auditiva, a questão está em entender uma pessoa surda navega diariamente pela internet. Atividades simples como fazer um pedido em um restaurante ou assistir a um filme se tornam grandes desafios para os surdos.

    Esse usuário precisa contar com recursos como áudio com versão transcrita, Tradução em Libras e vídeos legendados.

    A Tradução em Libras é essencial na acessibilidade digital para pessoas surdas. A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é uma língua oficial no Brasil desde 2002, e é por meio dela que os surdos conseguem ter pleno acesso aos conteúdos divulgados na internet.

    Afinal, muitas pessoas surdas não compreendem o português. Cerca de 80% delas são analfabetos nas línguas escritas. Portanto, sua empresa deve contar com Intérpretes de Libras que consigam traduzir não só conversas e termos técnicos, como também sinais, pessoas, gírias ou qualquer tipo de elemento.

    No caso das legendas em tempo real, existem profissionais, chamados profissionais de estenotipia, que fazem legenda em tempo real, caso seja necessário para eventos online ou webinars. Mas se o seu conteúdo for postado nas redes sociais ou no seu site, você pode fazer uso de aplicativos que legendam os vídeos automaticamente. Outra possibilidade é fazer uso de plataformas como Facebook e Youtube, que realizam a legendagem ao vivo.

    Contudo, apesar de já vermos recursos sendo criados e inúmeras possibilidades para que a acessibilidade digital seja implementada, hoje, a realidade é que menos de 1% dos sites brasileiros são acessíveis.

    A principal razão para este cenário é que falta conhecimento por parte das empresas sobre a importância da acessibilidade digital não só para as pessoas, como também para o seu próprio negócio.

    Torne o seu site acessível para pessoas com deficiência

    Imagine só. Um conteúdo acessível na web permite que as empresas abram as portas para mais de 45 milhões de potenciais consumidores, profissionais e parceiros. Um grande número de pessoas, com o qual poucas marcas se comunicam. Isso, por si só, já é um grande diferencial para se destacar entre os concorrentes e melhorar a imagem no mercado.

    Mas abrir as portas para todos esses usuários gera outras inúmeras consequências positivas, como aumento das vendas, do público que visita o site e que conhece a marca e também da receita.

    Viu só como é importante investir na acessibilidade digital para pessoas surdas e também com outras deficiências?

    Hoje, está cada vez mais simples permitir que esses usuários naveguem com autonomia e liberdade. E esse é o propósito da EqualWeb no mercado. Permitir que pessoas com deficiência tenham acesso às informações online, livre de barreiras, e que as empresas possam oferecer as funcionalidades acessíveis de uma forma prática, simples e com menos custo.

    A partir do uso de algoritmos de Inteligência Artificial, nós tornamos o seu website acessível para pessoas com necessidades específicas de navegação. Quer saber mais? Fale com nossos especialistas!


A EqualWeb é uma das soluções líderes globais em acessibilidade digital. Há 6 anos, vem tornando sites e conteúdos digitais acessíveis para pessoas que possuem alguma necessidade especial.

São Paulo

Av. das Nações Unidas, 8501, 17º andar
Pinheiros, São Paulo/SP

E-mail: [email protected]

Rio de Janeiro

Rua Visconde de Pirajá 351, Andar P
Ipanema, Rio de Janeiro/RJ

Telefone: +55 21 99216-5814

×