Notícias

  • Comitê de Diversidade: o que é e por que sua empresa precisa de um?

    Compartilhe

    A diversidade no mercado de trabalho é um tema cada vez mais relevante nas discussões corporativas e não é para menos. Afinal, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais da metade da população se autodeclara negra ou parda; mulheres correspondem a mais da metade da população e mais de 24% dos brasileiros possuem algum tipo de deficiência. Mas, apesar dessas estatísticas, ainda é possível encontrar empresas em que a diversidade não é uma realidade. 

    Porém, graças à atuação de comitês de diversidade, essa realidade tem sido transformada. E as empresas estão cada vez mais conscientes sobre a importância da valorização e da implementação de ações que promovam a diversidade em seus quadros de funcionários. 

    Com esse movimento das empresas e do mercado como um todo rumo a um ambiente mais diverso, ficou evidente que a criação de um comitê de diversidade é um passo importante para garantir a inclusão de pessoas de diferentes gêneros, etnias, orientações sexuais e condições físicas. 

    Mas, se algumas empresas acreditam que a valorização da diversidade tem a ver apenas com questões relacionadas à justiça social, estão muito enganadas. A inclusão de pessoas diversas no ambiente corporativo também oferece muitas vantagens à empresa que realiza tal movimento.

    Para aprofundar o debate sobre o tema, neste blog, vamos explicar o que é um comitê de diversidade, por que sua empresa deve ter um e como criá-lo. Quer ficar por dentro desse assunto? Continue a leitura e saiba mais!

    Diversidade. Na imagem podemos observar um grupo s de pessoas sentada em um café, todos eles estão com as mãos para alta bantendo com as mãos um dos outros.

    O que é um Comitê de Diversidade?

    O Comitê de Diversidade é uma comissão formada por colaboradores pertencentes a vários grupos minorizados que, ao lado de uma liderança da área, desenvolve ações voltadas para o desenvolvimento da cultura da empresa, sempre em busca de torná-la mais inclusiva e diversificada.

    O comitê deve atuar como uma espécie de ouvidoria, mediando conflitos e garantindo um espaço seguro para pessoas de diferentes gêneros, etnias, orientações sexuais e condições físicas. Este grupo é responsável pela promoção da diversidade dentro da empresa por meio de ações que tornem o ambiente mais inclusivo, seja pela abertura de vagas afirmativas, de ações internas com o objetivo de tornar o ambiente mais acolhedor para pessoas de grupos minorizados, pela maior inclusão na comunicação interna ou representatividade em campanhas publicitárias ou qualquer outra atitude que tenha a inclusão de pessoas diversas como prioridade. 

     

    Para que o comitê seja de fato diverso, é importante que sua composição conte com a presença de grupos minorizados como:

    • Pessoas com deficiência
    • Mulheres
    • Pessoas negras
    • Pessoas LGBTQIA+
    • Pessoas na terceira idade

    Mas, além desses, qualquer funcionário que preze pela diversidade e a inclusão no ambiente em que está inserido também deve ter total abertura para contribuir com ideias para que o comitê debata e as inclua nas ações a serem realizadas. 

    Diversidade. Na imagem podemos ver uma sala de escritório com várias pessoas trabalhando nela.

    Por que sua empresa deve ter um Comitê de Diversidade?

    Para entender o que precisa ser mudado para tornar o ambiente de trabalho mais inclusivo, é preciso ter pessoas atentas a esse assunto a todo momento. Este é portanto um dos motivos que torna a criação de um Comitê de Diversidade uma prioridade para as empresas. Essa nova área deve ser estruturada de maneira semelhante às demais, como financeiro, marketing ou comercial, pois só assim será possível ter pessoas engajadas com as iniciativas em tempo integral. 

    Por meio de ações realizadas pelo Comitê de Diversidade, será possível não apenas acolher pessoas pertencentes a grupos minorizados, mas também difundir conhecimentos acerca da importância da inclusão dentro da empresa, fazendo com que os funcionários aprendam sobre o tema e levem os conhecimentos adquiridos para outras esferas de suas vidas, tornando o mundo mais inclusivo. 

    Mas se você acredita que a implementação de um Comitê de Diversidade só oferece benefícios à sociedade, devido à promoção da justiça social, você está enganado. A empresa também tem muito a ganhar ao ter um ambiente mais diverso, conforme as vantagens a seguir:

    • Estímulo à criatividade, a partir de um ambiente cercado de pessoas com diferentes vivências
    • Redução de discriminação, assédio e outros conflitos preconceituosos que reduzem a produtividade no ambiente de trabalho
    • Melhora da imagem da empresa diante de clientes, parceiros e do mercado
    • Maior identificação do público com campanhas publicitárias diversas envolvendo a marca
    • Aumento do alcance da marca devido à maior identificação do público
    • Redução do churn devido ao maior alinhamento entre os valores da marca e os do consumidor
    • Retenção de talentos 

     

    Ao lado da área de Recursos Humanos (RH), o Comitê de Diversidade tem papel importante não apenas no recrutamento, mas também na seleção, na retenção e no crescimento de pessoas diversas dentro da empresa. Ações em conjunto são importantes para deixar claro que a criação do Comitê não é uma medida decorativa, mas sim um passo importante no alinhamento da cultura com os valores da empresa. 

    Por meio desse movimento, é possível, por exemplo, garantir que pessoas diversas alcancem cargos de liderança dentro da corporação, mostrando para o mercado que a empresa oferece oportunidades iguais para todos e dando referências para outros funcionários que passam a ter uma figura em quem se espelhar. 

    Diversidade. A imagem representa uma sala de reunião com os seguintes integrantes conversando: Um home ruivo sentado em uma cadeira segunrando alguns papeis, uma mulher que aparenta ter uns 60 anos segurando um copo e encoonstada na mesa, um homem negro segurando alguns papeos na mão, uma menina ruiva segurando uma papel e uma caneta e um homem cadeirantes gesticulando com as mãos.

    Como criar um Comitê de Diversidade?

    Assim como o nome sugere, é preciso que a diversidade seja a prioridade na hora da estruturação do Comitê. Essa medida pode ser feita tanto por meio da contratação de novos funcionários, abrindo vagas afirmativas em busca de profissionais especializados nessa área. Mas também por meio de uma pesquisa interna, em busca de talentos já presentes na empresa que estejam engajados com a inclusão e estejam dispostos a atuar para que a diversidade se torne parte da cultura da empresa. 

    A partir do momento em que uma equipe formada por pessoas de grupos minorizados estiver montada, é hora de começar a planejar as ações que são possíveis para começar a transformação dentro da empresa. Estas ações podem incluir palestras e debates sobre a importância da inclusão, interações com outras áreas para entender como a diversidade pode se fazer presente na empresa, além da criação de um plano de ação, com metas a serem alcançadas para que a diversidade se faça presente na empresa. 

    Com as metas estabelecidas, é preciso estar sempre monitorando os resultados obtidos. A partir da implementação das ações, é preciso medir se estão apresentando os resultados esperados: tais como o aumento da participação de grupos minorizados na empresa, resultado de pesquisas de cultura e clima organizacional, engajamento nas comunicações internas ou resultados de campanhas publicitárias, entre tantos outros. 

    Diversidade. Uma mão feminina e branca mexendo em um notebook. Acessibilidade Digital é a porta de entrada da diversidade na sua empresa

    Uma das primeiras ações que deve ser priorizada é a implementação de diferentes tipos de acessibilidade, pois dessa forma, será possível oferecer igualdade de acesso a espaços físicos e digitais a todos os funcionários e clientes, mostrando que a inclusão vai muito além do discurso da empresa. 

    Para ajudar seu negócio a dar um importante passo rumo à inclusão, nossa tecnologia oferece até 31 funcionalidades de acessibilidade digital, transformando a experiência de navegação no seu site ou portal web de acordo com as necessidades de cada usuário, sem precisar alterar o design de suas páginas.

    Faça como milhares de empresas que já colocaram a diversidade e a inclusão como prioridades em seus negócios. Torne seu site acessível para milhões de pessoas com deficiência, idosos, pessoas em fase de alfabetização e outros grupos que podem ter algum tipo de dificuldade no acesso às informações compartilhadas por sua empresa. 

     

    Visite nosso site e converse com um de nossos especialistas para conhecer o plano ideal para o seu negócio! 

     


A EqualWeb é uma das soluções líderes globais em acessibilidade digital. Há 8 anos, vem tornando sites e conteúdos digitais acessíveis para pessoas que possuem alguma necessidade ou dificuldade específica para navegar na web.

Selo de Empresa Promotora de Impacto e Amiga da Inclusão DigitalSelo do Certificado de Acessibilidade Digital: LBI CompliantCertificado da ABNT: WCAG 2.1 AA Compliance

São Paulo

Av. Marcos Penteado de Ulhôa Rodrigues 939, 8º andar - Torre I
Ed. Jacarandá
Tamboré, Barueri/SP

E-mail: [email protected]

Rio de Janeiro

Rua Visconde de Pirajá 351, Andar P
Ipanema, Rio de Janeiro/RJ

Telefone: +55 21 99216-5814

×