Notícias

  • Como a acessibilidade digital pode empoderar pessoas com deficiência?

    Compartilhe

    Não é segredo que, na atualidade, a internet desempenha um papel fundamental em nossas vidas, tornando-se ponte entre pessoas, informações e serviços. Com esses avanços, era de se esperar que a vida de todos fosse facilitada graças às tecnologias mais avançadas. Mas a realidade é um pouco diferente!

    Devido à falta de acessibilidade digital, tarefas que deveriam ser simples e práticas, como comprar online, conferir notícias ou até mesmo interagir com pessoas em redes sociais, tornam-se impossíveis para pessoas com deficiência ou dificuldades de navegação. Com isso, a participação e a independência online desse público, torna-se limitada. Assim, nem todos têm livre acesso a informações cruciais e oportunidades de interação social e profissional. 

    Ciente de que a acessibilidade digital é um pilar fundamental para romper barreiras e proporcionar autonomia a pessoas com deficiência, além de um fator indispensável na  jornada em direção ao empoderamento, é preciso entender que essa mudança vai além de deveres éticos e legais. Quando sites, aplicativos e conteúdos são projetados levando em consideração a diversidade de usuários, a internet se torna uma plataforma que amplifica as capacidades de todos e promove a igualdade de oportunidades.

    Por isso, te convidamos a debater formas de pavimentar o caminho rumo a uma internet mais acessível, inclusiva e empoderadora para todos. Quer entender mais sobre esse tema e saber como sua empresa pode transformar o cenário atual? Continue a leitura e confira!

    acessibilidade digital. Imagem de um homem com cabelos e barbas grisalhas, sentado em um sofá azul mexendo em um notebook.
    O impacto da acessibilidade na vida das pessoas com deficiência e dificuldades de navegação

    Engana-se quem acredita que a acessibilidade se resume ao mero acesso à internet. Ela vai além, e se mostra um verdadeiro catalisador para a transformação da vida de milhões de pessoas com deficiência e dificuldades de navegação. Ao criar um ambiente virtual inclusivo, a acessibilidade empodera um grupo de pessoas que por muito tempo foi excluído, permitindo que eles participem plenamente da sociedade digital. 

    Com isso, barreiras que antes impediam que pessoas com deficiência, e outros grupos minorizados, tivessem acesso ao direito básico de informação e conhecimento, se quebram. Oferecendo não apenas acesso igualitário, mas sim independência e a autoestima aos usuários com deficiência.

    Muitos não se dão conta, mas a possibilidade de navegar pelos conteúdos online sem depender de ajuda externa é uma conquista significativa. Essa independência além de ampliar suas perspectivas,também contribui para o fortalecimento de suas habilidades, permitindo que elas assumam um papel mais ativo e participativo na sociedade.

    Outro impacto relevante é o estímulo à inclusão social e profissional desses indivíduos, já que com a acessibilidade digital, pessoas com deficiência podem se engajar em atividades online, como buscar empregos, realizar cursos e interagir em redes sociais. Esse movimento inclusivo proporciona novas oportunidades de conexão e colaboração, ajudando a construir uma sociedade mais diversificada e igualitária. 

    acessibilidade digital. Imagem de um computador em cima de uma mesa com a tela aberta e o certificado da LBI.
    Legislação e direitos das pessoas com deficiência na internet

    A busca por uma internet mais inclusiva e acessível tem sido impulsionada por legislações e regulamentações que reconhecem os direitos das pessoas com deficiência na esfera digital. No Brasil, a legislação tem se desenvolvido para garantir que a acessibilidade digital seja uma realidade, promovendo a igualdade de oportunidades para todos. 

    Um bom exemplo disso é a Lei Brasileira de Inclusão (LBI). Sua implementação foi um marco importante para os direitos das pessoas com deficiência, pois, por meio dela, foi possível estabelecer diretrizes claras para a inclusão em todas as esferas da sociedade, incluindo a internet.

    Além da LBI, outra norma que tem ajudado a transformar a maneira que se navega no meio digital são os Web Content Accessibility Guidelines (WCAG), desenvolvidos pelo World Wide Web Consortium (W3C). As diretrizes de acessibilidade digital têm sido amplamente adotadas como um conjunto de padrões internacionais para que um site possa ser considerado acessível. 

    Com esses avanços nas normas nacionais e internacionais de acessibilidade digital, muitas empresas estão começando a perceber que a falta de conformidade com a legislação pode acarretar em sanções legais e impactar a reputação das organizações. Além disso, prejudica o acesso a um mercado potencialmente amplo, constituído não apenas por pessoas com deficiência, mas por um público que preza pela inclusão. Dessa forma, o investimento em acessibilidade digital se torna necessário por questões relacionadas à responsabilidade social  e também por estratégia de negócio. 

    Ao garantir que a acessibilidade digital seja uma realidade, estamos fortalecendo a cidadania e a participação plena dessas pessoas na sociedade digital. A adesão às leis e diretrizes de acessibilidade é um compromisso essencial para empresas e instituições que desejam construir uma presença online verdadeiramente inclusiva. Assim, estarão abrindo as portas para uma experiência digital mais enriquecedora e transformadora para todos.

    acessibilidade digital. Imagem de uma homem de roupa social sentado em frente a uma mesa, mexendo no notebook e com uma feição de desanimado.
    Os principais obstáculos encontrados no meio digital

    Embora a internet seja uma fonte inesgotável de informação e interação, para muitas pessoas com deficiência e dificuldades de navegação, ela pode se tornar um lugar onde obstáculos e desafios impedem o caminho. Essas barreiras digitais podem variar de acordo com o tipo de deficiência, mas todas elas compartilham um objetivo em comum: limitar o acesso a conteúdos e serviços online. 

    Há uma enorme lista de obstáculos enfrentados por pessoas que precisam de acessibilidade digital, independência e autonomia em sua navegação. Os mais comuns envolvem a impossibilidade de compreender totalmente o conteúdo compartilhado devido à falta de textos alternativos em imagens e transcrições e legendas em vídeos. Como grande parte daquilo que é compartilhado no meio digital atualmente se baseia em conteúdo audiovisual, sem tecnologias acessíveis, usuários com deficiência visual e/ ou auditivas acabam tendo pouca autonomia no acesso. 

    Mas as barreiras de navegação não se limitam às pessoas com deficiências visuais e auditivas. Pessoas com deficiências motoras também enfrentam desafios árduos na navegação digital devido à inacessibilidade. Estruturas complexas, menus pouco intuitivos, botões e links muito próximos uns dos outros, e falta de contraste adequado entre texto e fundo são apenas alguns dos exemplos de obstáculos que dificultam a navegação, tornando a experiência do usuário frustrante e desgastante. 

    Vale ressaltar que essas barreiras digitais não apenas limitam o acesso de pessoas com deficiência à web, mas também diminuem a usabilidade e a experiência de todos os usuários. Ao implementar soluções acessíveis, empresas têm a oportunidade de criar um ambiente digital mais inclusivo, onde a diversidade de usuários é valorizada e respeitada. 

    acessinilidade digital. Imagem de duas mulheres orientais em uma sala de reunião conversando e ao fundo uma tela mostrando o sita da EqualWeb aberto na home.
    Como a acessibilidade digital pode resolver esse problema

    Agora que você entendeu como a acessibilidade digital é um fator indispensável na jornada em direção ao empoderamento e à autonomia de pessoas com deficiência, e também dificuldades de navegação, é hora de agir em prol da transformação. 

    Para que todos os usuários que visitem seu site possam personalizar a navegação de acordo com suas necessidades, é preciso implementar uma tecnologia inclusiva, como a da EqualWeb! Por meio de nossa inteligência artificial, seus clientes terão acesso a até 31 funcionalidades, como leitor de tela, navegação por teclado, ajuste de fonte, bloqueio de intermitência de brilho, ajuste de cor, descrição de imagem e muitas outras. 

    Muito além de um dever ético e legal, adotar soluções de acessibilidade como as oferecidas pela EqualWeb, proporciona vantagens como autonomia e empoderamento para pessoas que precisam de acessibilidade para explorar o meio digital. Além disso, também garante a oportunidade de destacar sua marca como defensora da inclusão e da igualdade de acesso à informação.

    Junte-se a nós nessa caminhada pela inclusão! Visite nosso site e converse com nossos especialistas para conhecer o plano ideal para sua empresa. Dê este importante passo rumo a uma internet mais acessível e inclusiva!

     

    ,

A EqualWeb é uma das soluções líderes globais em acessibilidade digital. Há 8 anos, vem tornando sites e conteúdos digitais acessíveis para pessoas que possuem alguma necessidade ou dificuldade específica para navegar na web.

Selo de Empresa Promotora de Impacto e Amiga da Inclusão DigitalSelo do Certificado de Acessibilidade Digital: LBI CompliantCertificado da ABNT: WCAG 2.1 AA Compliance

São Paulo

Av. Marcos Penteado de Ulhôa Rodrigues 939, 8º andar - Torre I
Ed. Jacarandá
Tamboré, Barueri/SP

E-mail: [email protected]

Rio de Janeiro

Rua Visconde de Pirajá 351, Andar P
Ipanema, Rio de Janeiro/RJ

Telefone: +55 21 99216-5814