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  • Como a acessibilidade digital pode melhorar seu desempenho nos mecanismos de busca?

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    No mundo digital altamente competitivo de hoje, o posicionamento nos mecanismos de busca pode ser o fator chave para desbancar a concorrência. Por isso, a otimização para mecanismos de busca, conhecida como SEO, desempenha um papel fundamental em relação à visibilidade das empresas na web. 

    Entretanto, diferente do que muitos acreditam, o posicionamento otimizado não depende apenas da produção de conteúdos e da constância de postagens. Talvez você não saiba ainda, mas a acessibilidade digital é um fator que pode impulsionar o ranqueamento de um site e desbancar a concorrência que ainda não investe nessa tecnologia

    Além de promover a inclusão de pessoas com deficiência e outros grupos minorizados, o investimento em acessibilidade digital traz benefícios adicionais. Entre eles, a melhoria da experiência do usuário, um maior tempo de navegação na página, o aumento da conversão e a ampliação do alcance de público. Sendo assim, um elemento valorizado pelos algoritmos de busca e capaz de impulsionar o ranqueamento de um site.

    Que tal entender mais sobre como a acessibilidade pode ser o que faltava para sua empresa alcançar um melhor posicionamento nos mecanismos de busca e como implementar essa mudança ainda hoje? Continue a leitura e confira!

    Busca. Imagem das mãos de um homem mexendo no celular. Na parte de cima aparece o campo de busca do Google.
    O que é SEO e de que forma ele impacta a sua empresa?

    Antes de falarmos sobre como o SEO pode impactar o sucesso da sua empresa no meio digital, é importante explicar do que trata essa sigla. Então vamos lá! 

    Search Engine Optimization, que em português significa otimização para mecanismos de busca, refere-se ao conjunto de práticas e técnicas que visam melhorar a visibilidade de um site nos mecanismos de busca, como o Google. Ao otimizar elementos internos e externos do site, é possível aumentar as chances de ser encontrado pelos usuários interessados nos produtos ou serviços oferecidos, de forma orgânica.

    Mas o que significa “orgânica”? Com esse termo, nos referimos ao posicionamento que acontece sem investimento, ou seja, é o conteúdo que aparece nos buscadores quando um usuário pesquisa por algum tema, sem a identificação de “patrocinado”. Por ser um conteúdo não pago, esse site costuma atrair maior confiança dos usuários, podendo levar a um aumento significativo no tráfego qualificado e na visibilidade da marca.

    Agora que você já sabe do que trata o SEO e como o posicionamento orgânico é melhorado por conta dessa estratégia, vamos conhecer quais elementos do SEO podem influenciar no ranqueamento de um site nos mecanismos de busca. São eles:

    • Palavras-chave: Identificar as palavras-chave relevantes para o negócio e utilizá-las estrategicamente no conteúdo do site, títulos, descrições e tags.
    • Tags: Utilizar tags HTML adequadas, como as tags de cabeçalho (H1, H2, etc.), para estruturar e hierarquizar o conteúdo do site.
    • Meta descrições: Escrever meta descrições persuasivas e relevantes, que aparecem nos resultados de busca, para atrair os usuários a clicarem no link do site.
    • URL amigáveis: Criar URLs descritivas, curtas e amigáveis, que facilitem a compreensão do conteúdo pelos usuários e pelos mecanismos de busca.
    • Conteúdo relevante e de qualidade: Produzir conteúdo original, útil e relevante para o público-alvo, utilizando as palavras-chave de forma natural e fornecendo informações de valor.

    Os mecanismos de busca, como o Google, utilizam algoritmos complexos para classificar e posicionar os sites nos resultados de pesquisa. Esses algoritmos levam em consideração diversos fatores, incluindo os elementos de SEO mencionados anteriormente. Quanto mais otimizado um site estiver para os motores de busca, maiores são as chances de alcançar uma posição privilegiada nas páginas de resultados.

    Busca. Imagem de um desenho que representa uma mulher e em volta delas alguns elementos simbolizando dados de gráficos.
    Acessibilidade digital como fator de ranqueamento

    Além dos elementos tradicionais de SEO, a acessibilidade digital desempenha um papel cada vez mais relevante no ranqueamento dos mecanismos de busca. Isso acontece porque eles consideram a acessibilidade digital como um indicador de qualidade e relevância do site. Por meio dela, é possível proporcionar uma experiência otimizada para os usuários e, com isso, os algoritmos reconhecem e recompensam os sites acessíveis com melhores posições nos resultados de pesquisa.

    Várias práticas podem ser adotadas para tornar um site acessível e ajudar seu negócio a otimizar o posicionamento nos mecanismos de busca. Listamos algumas das opções acessíveis que sua empresa pode adotar para se destacar:

    • Descrições ALT para imagens e elementos visuais
    • Contraste adequado
    • Possibilidade de navegação por teclado
    • Destaque adequado para links e cabeçalhos
    • Responsividade para dispositivos móveis
    • Bloqueio de intermitência de brilho
    • Comando de voz
    • Ajuste de leitor de tela
    • Possibilidade de ajuste de tamanho de fontes


    Busca. Imagem de uma menina negra, cadeirante, vestindo um casaco azul e de cabelos presento, sentada em frente a uma mesa de computador, olhando para o site da EqualWeb.
    Como melhorar a acessibilidade e o SEO do seu site?

    Ao investir em acessibilidade digital, as empresas não apenas cumprem com obrigações legais, diretrizes de inclusão e responsabilidade social, mas também aprimoram sua presença online e aumentam suas chances de obter um melhor posicionamento nos mecanismos de busca. Como apresentamos, a acessibilidade e o SEO trabalham juntos, já que, ao personalizar a navegação de acordo com as necessidades individuais de cada usuário, é possível fornecer uma experiência de alta qualidade. Aumentando o engajamento e a retenção de usuários, também estamos impulsionando seus resultados de negócio.

    Mas, além de compreender a importância da acessibilidade digital como fator de ranqueamento, é fundamental conhecer ferramentas disponíveis para implementar práticas eficientes de acessibilidade e otimização de SEO. Uma solução que se destaca nesse contexto é a EqualWeb, que oferece 31 funcionalidades de acessibilidade digital e contribui para uma experiência inclusiva e melhor posicionamento nos mecanismos de busca.

    Ao implementar os recursos de acessibilidade digital oferecidos pela EqualWeb, sua empresa melhora a experiência do usuário, reduz a taxa de rejeição, aumenta o tempo de permanência no site e, consequentemente, contribui para um melhor posicionamento nos mecanismos de busca.

    Assim como Rock in Rio, FGV, Suvinil, Roche, Positividade.fm e tantas outras empresas, junte-se a nós nessa caminhada pela inclusão de mais de 60 milhões de brasileiros com alguma limitação para navegar na internet!

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A EqualWeb é uma das soluções líderes globais em acessibilidade digital. Há 8 anos, vem tornando sites e conteúdos digitais acessíveis para pessoas que possuem alguma necessidade ou dificuldade específica para navegar na web.

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