Notícias

  • Lei Brasileira de Inclusão completa 5 anos, mas Acessibilidade Digital ainda é algo distante nas empresas

    Compartilhe

    Neste mês de julho, comemora-se o 5º aniversário da Lei Brasileira de Inclusão (13.146), criada em 2015 com o objetivo de “assegurar e promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais da pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania.” A norma atende áreas importantes como saúde, educação, tecnologia, mercado de trabalho, assistência social, transporte, entre outros.

    A criação da lei foi essencial para impulsionar e ampliar o olhar sob milhares de pessoas que são ainda negligenciadas pela sociedade. Segundo o último censo do IBGE de 2010, mais de 45,6 milhões de cidadãos brasileiros possuem alguma limitação ou deficiência. Portanto, é essencial contribuir para que essas pessoas tenham cada vez mais autonomia para exercer suas tarefas em condições de igualdade, reduzindo, assim, as barreiras que são impostas a elas durante a vida.

    Uma das conquistas mais importantes dessa regulamentação é a ampliação do acesso a websites e à informação na internet, que agora precisam estar acessíveis. Segundo o Art. 63, “é obrigatória a acessibilidade nos sítios da internet mantidos por empresas com sede ou representação comercial no País ou por órgãos de governo, para uso da pessoa com deficiência, garantindo-lhe acesso às informações disponíveis, conforme as melhores práticas e diretrizes de acessibilidade adotadas internacionalmente.”

    Esse é um avanço para que todos, sem discriminação, possam fazer uso da web. A internet hoje é um ambiente essencial para que as pessoas tenham acesso à educação, exerçam atividades profissionais, se informem e realizem compras online, por exemplo. Portanto, oferecer um site acessível a seus visitantes garante que todas essas ações possam ser realizadas sem restrições ou limitações.

    Entretanto, mesmo com a obrigatoriedade da lei, menos de 1% dos sites brasileiros atende aos padrões exigidos pela LBI. A realidade é que apenas 0,74% dos websites são acessíveis atualmente, segundo dados da pesquisa realizada pela BigData Corp em conjunto com o Movimento Web para Todos (MWPT).

    No estudo, quase 15 milhões de endereços ativos da web brasileira foram analisados, tendo como foco aspectos técnicos e estruturais tais como linguagem HTML, formulários, links e descrição de imagens. O resultado mostrou que, infelizmente, menos de 1% dos sites passou sem erros nas verificações propostas e podem ser considerados realmente acessíveis.

    O estudo evidencia uma triste realidade nacional: é perceptível que ainda temos uma grande carência no Brasil em relação a investimentos em Acessibilidade Digital. Falta conhecimento das empresas sobre a lei de inclusão e não há uma forte fiscalização ou penalização para as organizações que estão descumprindo as normas.

    “O que as empresas precisam entender é que quando seu conteúdo ou website não são acessíveis, o negócio acaba fechando as portas para milhões de consumidores”, destaca Andrea Schwarz especialista em inclusão de pessoas com deficiência e CEO da EqualWeb no Brasil. Sendo assim, ser acessível, além de contribuir com a ampliação da igualdade e manter a sua empresa em conformidade com a lei, se torna rentável e um diferencial competitivo.

    Com um site acessível, sua organização passa a atrair mais visitantes e diversificar o público que consome seu conteúdo. Consequentemente, melhora-se o ranqueamento da sua empresa nas páginas do Google, além de imprimir uma imagem inclusiva, humana e inovadora a seu negócio. A autoridade e a reputação digitais das organizações estão diretamente ligadas à experiência online que é oferecida à seu público.

    Diante de tantos benefícios da Acessibilidade Digital, porque não dar o primeiro passo com a EqualWeb? Oferecemos soluções com 100% de aderência às legislações de acessibilidade do Brasil e do mundo. Fale com um de nossos especialistas!

     

    Saiba mais sobre a EqualWeb Brasil

    A EqualWeb é uma solução tecnológica israelense, considerada uma das pioneiras e líderes globais em Acessibilidade Digital para sites de internet. A partir do uso de algoritmos de Inteligência Artificial, torna qualquer website em um ambiente acessível para pessoas com necessidades específicas de navegação, tais como pessoas com deficiência visual, motora ou intelectual, pessoas da terceira idade, daltônicos, entre outras.

    No Brasil, mais de 60 milhões de pessoas precisam de algum recurso para navegar plenamente pelos sites, e a solução da EqualWeb adiciona 26 recursos automaticamente ao site deixando-o totalmente acessível na medida da necessidade de cada usuário. Tudo em conformidade com a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) no que tange a acessibilidade digital.

    Há 6 anos no mercado, a solução EqualWeb permite tornar acessível o website de empresas de qualquer porte em poucos minutos, sem necessidade de desenvolvimento de linhas de código e sem interferir na velocidade de carregamento e segurança do website. A solução não requer manutenções futuras e tudo isso por um custo também acessível.

    Assine EqualWeb e faça como mais de 10 mil clientes no mundo, incluindo algumas das marcas mais valiosas no mercado: Decathlon, Coca Cola, McDonald’s, Pizza Hut, MAC, Subaru, Jaguar, Clinique, Nutella e Crowne Plaza.

    Tornar seu site acessível ficou muito simples com a EqualWeb. Entre em contato com nossos especialistas e conheça nossos planos.

    Contatos:

    www.equalweb.com.br
    e-mail: [email protected]
    telefone: +55 21 99506-0993


0 comentários

Deixe uma resposta

A EqualWeb é uma das soluções líderes globais em acessibilidade digital. Há 6 anos, vem tornando sites e conteúdos digitais acessíveis para pessoas que possuem alguma necessidade especial.

São Paulo

Av. das Nações Unidas, 8501, 17º andar
Pinheiros, São Paulo/SP

E-mail: [email protected]

Rio de Janeiro

Rua Visconde de Pirajá 351, Andar P
Ipanema, Rio de Janeiro/RJ

Telefone: +55 21 99506-0993