Notícias

  • No Dia Internacional das Pessoas com Deficiência te contamos porque sites acessíveis são importantes

    Compartilhe

    O acesso à internet é um direito das pessoas com deficiência, mas muitas vezes não tem sido respeitado. A acessibilidade digital é a resposta para o acesso de todos.

    digitalização e pessoas com deficiência

    Desde o início do século XXI, tem sido dito que estamos na era digital. Quem nunca ouviu isso, não é mesmo?

    Em 2020, então, essa realidade é inegável. Já temos uma nova geração de crianças que nascem praticamente sabendo como utilizar celulares e tablets. E tem mais…

    A cada dia surgem novos domínios na internet, novos e-commerce, o acesso a programas do governo, bem como a documentos, também está cada vez mais moderno e digital (Como exemplo, os e-títulos, aplicativo que levou milhares de brasileiras às urnas nessas eleições, sem a necessidade de portar o documento físico).

    Em meio a tudo isso surge uma questão: como fica o acesso das pessoas com deficiência?

    No dia 3 de dezembro é comemorado o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.

    A data foi estipulada pela ONU, para lembrar e informar a todos sobre os direitos das pessoas com deficiência, sobre inclusão, acessibilidade, enfim, assuntos pertinentes a todos, enquanto cidadãos.

    E não podemos falar em inclusão sem mencionar a acessibilidade digital.

    É através dela que as pessoas com deficiência (que somam mais de 45 milhões apenas no Brasil), e diversas outras, em diferentes grupos, podem acessar os sites na internet sem a ajuda de terceiros.

    Mas porque é importante para pessoas com deficiência não depender de ninguém para acessar a internet?

    Primeiramente, por uma questão de privacidade, é claro.

    Além disso, para que possam ter autonomia, acessando o que quiserem, quando quiserem. E por último, porque esse é um direito de todos:

    Conforme texto da Lei Brasileira de Inclusão (13.146)

    Art. 63. É obrigatória a acessibilidade nos sítios da internet mantidos por empresas com sede ou representação comercial no País ou por órgãos de governo, para uso da pessoa com deficiência, garantindo-lhe acesso às informações disponíveis, conforme as melhores práticas e diretrizes de acessibilidade adotadas internacionalmente.

    A acessibilidade digital surge, então, como uma solução para as pessoas com deficiência. Veja abaixo alguns dos motivos que tornam os sites acessíveis tão importantes:

    1. Acesso à informação por todos

    Assim como qualquer um, uma pessoa com deficiência também deve ter acesso livre às notícias, informações e fatos sobre os quais tenha interesse.

    Poder se informar sobre o que se passa no mundo é um dos motivos que tornam o acesso à internet tão fundamental.

    1. Conexão com pessoas

    O mundo está cada vez mais conectado. Distâncias têm sido encurtadas a cada dia e não existe mais limites para manter uma amizade ou fazer contato com pessoas de diferentes lugares.

    E as pessoas com deficiência também devem poder se conectar com diferentes pessoas e negócios, de onde estiverem. A acessibilidade digital em lojas, sites de relacionamento e networking abriria muitas portas, e expandiria muitos horizontes para todos os públicos.

    1. Oportunidades mais iguais

    A internet também pode ser uma fonte de conhecimento.

    Quantas vezes você não precisou de uma receita, esqueceu o significado de alguma palavra, aprendeu um idioma, ou precisou de uma ajudinha para montar um equipamento e encontrou tudo na internet?

    Infelizmente, com menos de 1% dos sites acessíveis no Brasil, algumas pessoas com deficiência não têm oportunidades de consultar informações, adquirir novos conhecimentos, enviar um currículo para determinada empresa.

    Todos esses fatores podem parecer pequenos isoladamente. Mas a realidade gritante é de que a internet ainda não é um lugar aberto para todos, e isso precisa mudar.

    A acessibilidade digital também traz benefícios para os donos dos domínios.

    Algumas vantagens dos sites acessíveis para a empresa são:

    • Conexão com um público maior, já que agora as pessoas com deficiência também podem acessar o seu site;
    • Humanização da marca, afinal, os consumidores poderão enxergar pessoas que pensam em seus consumidores, por trás de uma grande marca;
    • Geração de impacto social, pois quanto mais sites se tornam acessíveis, mais espaço ganham as pessoas com deficiência.

     

    Como pretendemos transformar a internet

    Nossa solução é implementar a tecnologia da EqualWeb nos sites, para que cada pessoa que precise da acessibilidade digital, possa configurar o sítio de forma que torne seu acesso possível.

    Com a EqualWeb é possível implementar até 31 funcionalidades diferentes, que vão desde o aumento das fontes, até a leitura de tela.

    Dessa forma, com apenas um clique seu site se torna acessível e se enquadra nas diretrizes nacionais de acessibilidade digital, a imagem institucional de sua empresa melhora e seu público aumenta.

    Conheça a EqualWeb e abra as portas do seu negócio!

     

    Saiba mais sobre a EqualWeb Brasil

    A EqualWeb é uma solução tecnológica israelense, considerada uma das pioneiras e líderes globais em Acessibilidade Digital para sites de internet. A partir do uso de algoritmos de Inteligência Artificial, torna qualquer website em um ambiente acessível para pessoas com necessidades específicas de navegação, tais como pessoas com deficiência visual, motora ou intelectual, pessoas da terceira idade, daltônicos, entre outras.

    No Brasil, mais de 60 milhões de pessoas precisam de algum recurso para navegar plenamente pelos sites, e a solução da EqualWeb adiciona 31 recursos automaticamente ao site deixando-o totalmente acessível na medida da necessidade de cada usuário. Tudo em conformidade com a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) no que tange a acessibilidade digital.

    Há 6 anos no mercado, a solução EqualWeb permite tornar acessível o website de empresas de qualquer porte em poucos minutos, sem necessidade de desenvolvimento de linhas de código e sem interferir na velocidade de carregamento e segurança do website. A solução não requer manutenções futuras e tudo isso por um custo também acessível.

    Assine EqualWeb e faça como mais de 10 mil clientes no mundo, incluindo algumas das marcas mais valiosas no mercado: Decathlon, Coca Cola, McDonald’s, Pizza Hut, MAC, Subaru, Jaguar, Clinique, Nutella e Crowne Plaza.

    Tornar seu site acessível ficou muito simples com a EqualWeb. Entre em contato com nossos especialistas e conheça nossos planos.


0 comentários

Deixe uma resposta

A EqualWeb é uma das soluções líderes globais em acessibilidade digital. Há 6 anos, vem tornando sites e conteúdos digitais acessíveis para pessoas que possuem alguma necessidade especial.

São Paulo

Av. das Nações Unidas, 8501, 17º andar
Pinheiros, São Paulo/SP

E-mail: [email protected]

Rio de Janeiro

Rua Visconde de Pirajá 351, Andar P
Ipanema, Rio de Janeiro/RJ

Telefone: +55 21 99506-0993