Notícias

  • Já conhece os recursos de acessibilidade digital da EqualWeb e a função de cada um deles?

    Compartilhe

    É claro que você já ouviu falar sobre acessibilidade digital. Mas será que você conhece todos os benefícios de ser acessível e os recursos disponíveis para a implementação da acessibilidade no seu website?

    Talvez o seu website até conte com alguns desses recursos. Muitas empresas acreditam que fornecem acessibilidade, mas é necessário que ele esteja totalmente acessível para que possa estar em aderência com a legislação brasileira e com todos os regulamentos globais. A realidade é que, hoje, mais de 99% dos sites brasileiros não estão adaptados ou apresentam barreiras de acessibilidade que os tornam difíceis ou até mesmo impossíveis de serem usados por pessoas com deficiência.

    O primeiro passo para seguir por esse caminho é entender a importância de cada funcionalidade e a quem ela atende. Sendo assim, criamos uma lista que descreve os principais recursos da ferramenta EqualWeb para que a sua empresa fique por dentro da função de cada um deles:

    Menu Acessibilidade: Com uma variedade de componentes de acessibilidade, o menu apresenta ícones de funções de acessibilidade universal que fornecem acesso fácil a sites e aplicativos para pessoas com deficiência ou limitações de navegação na internet.

    Ajuste do leitor de tela: O leitor de tela atende especificamente aos visitantes cegos e fornece perfeita interação entre o usuário e a página web. O leitor converte texto digital em fala sintetizada, ditando todas as informações necessárias para que estes possam navegar por todo o conteúdo do site.

    Leitor de texto: O leitor de texto é um widget interno que lê conteúdos em texto na página. Essa ferramenta é direcionada para usuários que têm dificuldade na leitura de conteúdos textuais ou que apresentam TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção).

    Descrições de imagens: Garante que as descrições de imagem incluídas através do Alt-Text do site sejam exibidas com destaque e que o conceito ou significado da imagem seja esclarecido aos usuários que não a veem.

    Navegação por teclado: É considerado um dos aspectos mais importantes da acessibilidade digital, pois permite que usuários com deficiências motoras e visuais usem apenas o teclado para navegar pelo conteúdo e entre as páginas do site.

    Dicionário Oxford: Esta função está disponível apenas para sites que tenham conteúdo na língua inglesa, sendo direcionada, principalmente, para portadores de disléxia. Ao passar o cursor para marcar o conteúdo desejado, uma nova janela aparecerá com o texto interpretado pelo dicionário inglês Oxford.

    Navegação Inteligente (teclado numérico): A Navegação numérica atende usuários com deficiências motoras da mão e articulações que têm dificuldade em usar o mouse, assim como pessoas com problemas cognitivos e com dificuldades de leitura. Esta função permite que esses usuários naveguem pelas páginas associando números para acesso a cada link correspondente ao mesmo.

    Bloqueio de Intermitência de Brilho (“piscada”): É essencial para usuários suscetíveis a convulsões causadas por efeitos estroboscópicos, trêmulos ou piscantes. A ferramenta também é útil para usuários com dificuldades de aprendizagem que são distraídas por esses recursos visuais. A ferramenta elimina gráficos, marcadores de notícias, letreiros, galerias, reprodução automática ou outras animações que possam distrair ou causar uma convulsão foto-epiléptica.

    Monocromático, Alto Contraste Escuro, Alto Contraste Brilhante: Mais de 8 milhões de brasileiros têm daltonismo ou outras deficiências visuais que afetam a percepção das cores. Essa ferramenta fornece três opções diferentes de exibição de contraste que permitem alterar o plano de fundo de todo o site automaticamente com apenas um clique, para que o mesmo possa ser facilmente lido e entendido.

    Personalização da cor do Plano de fundo, cabeçalhos e conteúdo: O usuário tem a possibilidade de configurar a cor que desejar para o plano de fundo do site, bem como para os cabeçalhos e demais conteúdos, adaptando-se às necessidades de usuários com diversos graus e tipos de deficiência, idosos, crianças em fase de aprendizado ou usuários com alguma deficiência cognitiva.

    Ampliador de tela: Funciona como uma lupa para o computador, ampliando ou reduzindo o zoom da tela e facilitando, assim, a leitura e a visualização de todo o conteúdo.

    Barra de ferramentas de acessibilidade: Tem como funções adicionais: aumentar ou diminuir o tamanho da fonte de todo o site; aumentar ou diminuir o espaçamento entre as linhas de texto de todo o site; e aumentar ou diminuir o espaçamento entre as palavras de todo o site. Este pacote de ferramentas permite que usuários com baixa deficiência visual, problemas de cognição, pessoas em fase de alfabetização e pessoas com deficiência auditiva, ajustem os conteúdos escritos para um maior conforto de leitura.

    Ampliação do tamanho do cursor do mouse e alteração da cor entre branca ou preta: Permite ampliar e escolher a cor de sua preferência para o cursor do mouse. Esta função é muito útil para idosos, pessoas com dificuldades de visão e também problemas cognitivos, pois facilita a visualização do cursor na tela tanto em fundos de tela claros como escuros.

    Comando de Voz: Permite que o usuário navegue pela página utilizando a sua própria voz. Esta função é muito útil para pessoas com condições severas de mobilidade, pois o usuário poderá realizar diversas tarefas de navegação e preenchimento de formulários pelo comando de voz.

    Fonte Legível: Websites utilizam-se de diferentes formatos de fonte para valorizar o design do site. Com este recurso, é possível trocar toda a tipologia do site para o modo Sans Serif, que proporciona melhor legibilidade ao conteúdo escrito.

    Ampliador de Texto: Função semelhante à do Ampliador de Tela, porém permitindo o aumento do texto em partes selecionadas do website.

    Destacar Links: Esta função está direcionada a pessoas com problemas cognitivos, idosos, analfabetos e pessoas com pouco conhecimento sobre navegação na internet. Ao ativá-la, o usuário terá facilidade em identificar quais links existem na página e seu posicionamento.

    Destacar cabeçalhos: Seu propósito é semelhante ao Destacamento de Links, tendo como objetivo ser um recurso de orientação dentro do website. Ao destacar os cabeçalhos, busca-se informar ao usuário sobre qual página, título e local ele se encontra na navegação.

    Modo de Leitura: Tem o objetivo de apresentar todo o conteúdo em uma janela adicional ao site. Uma vez que a janela adicional se abre, o usuário pode utilizar mais 3 funções adicionais em apenas um clique: esconder as imagens para poder fazer uma leitura ‘limpa” do conteúdo; listar todos os links clicáveis da página; ou imprimir o conteúdo da página:

    Teclado virtual: Atende aos diversos tipos de dificuldades motoras. Esta função deve ser utilizada por pessoas com dificuldade de digitação, permitindo preencher formulários apenas com o uso do mouse.

     

    Todos os 26 recursos automáticos da EqualWeb permitem oferecer uma melhor experiencia e também mais autonomia para milhões de brasileiros. Contratando nossa ferramenta, você poderá ajudar a tornar a internet um ambiente acessível para todos. Além disso, investir em acessibilidade digital trará inúmeros benefícios para a sua empresa, como a oportunidade de diversificar o seu público, fidelizar seus clientes, se diferenciar dos concorrentes, melhorar a visibilidade da marca, aprimorar o ranqueamento nas ferramentas de busca e, ao mesmo tempo, estar em conformidade com a Lei Brasileira de Inclusão (LBI). São muitos benefícios, não?

    Nossa ferramenta é amigável e intuitiva, permitindo que cada um desses recursos seja utilizado de forma simples e com apenas um clique. Para saber mais, fale com um de nossos especialistas!


0 comentários

Deixe uma resposta

A EqualWeb é uma das soluções líderes globais em acessibilidade digital. Há 6 anos, vem tornando sites e conteúdos digitais acessíveis para pessoas que possuem alguma necessidade especial.

São Paulo

Av. das Nações Unidas, 8501, 17º andar
Pinheiros, São Paulo/SP

E-mail: [email protected]

Rio de Janeiro

Rua Visconde de Pirajá 351, Andar P
Ipanema, Rio de Janeiro/RJ

Telefone: +55 21 99506-0993