Notícias

  • Pesquisa da GPTW mostra que desenvolver um novo mindset em lideranças e equipes é fundamental para alavancar a inclusão e acessibilidade digital

    Compartilhe

    Com o uso cada vez mais frequente da internet e do consumo de conteúdos digitais, temos visto uma real necessidade da mudança de mindset na liderança de empresas, bem como de suas equipes. O que já era uma necessidade premente, vem sendo cada vez mais exigido tanto nos ambientes sociais quanto nos ambientes profissionais.

    Pesquisa realizada pela consultoria global Great Place to Work (GPTW) constatou que a cultura empresarial e de seus executivos é o principal obstáculo para o desenvolvimento e crescimento das empresas e para a adoção de plataformas que possibilitem a inclusão e acessibilidade digital.

    O estudo, realizado ao longo do primeiro semestre do ano, mostrou que quase 70% dos executivos de RH consultados apontaram que a mudança do mindset na liderança das organizações deveria ser perseguida como foco nas suas gestões.

    É muito relevante citar que, além disso, pelo menos metade dos entrevistados apontam que os executivos têm dificuldade em lidar com as inovações decorrentes das mudanças que surgem.

    Um novo mindset empresarial e a influência nas pessoas

    Inevitável e cada vez mais necessária, a transformação digital avança por meio de uma presença crescente de novas tecnologias no mercado, como é o caso da plataforma de acessibilidade digital Equalweb. E é fundamental entender que o início desse processo passa pelo reconhecimento de que a inclusão digital faz parte deste caminho, tanto do ponto de vista da responsabilidade social como de resultados empresariais.

    Implementando recursos digitais acessíveis, o mercado passa a abrir suas portas para mais de 60 milhões de brasileiros que possuem algum tipo de deficiência ou limitação ao uso de conteúdos digitais.

    Por isso, é tão necessário o desenvolvimento deste mindset. Para que o assunto passe a ser tratado com mais seriedade e a estar nas agendas diárias das empresas.

    Melhores resultados são alcançados por meio das pessoas e não apesar delas, e quaisquer transformações e mudanças passam pelo fator humano. Isto reforça que não dá mais para vivermos em cluster separados, com oportunidades e facilidades que não estejam disponíveis para todos.

    É fundamental também que a mudança de mindset da liderança contemple a conscientização de que essa transformação impacta positivamente os negócios e ajuda a reduzir as diferenças e as barreiras sociais, nas questões de gênero, raça, cor e deficiências física ou visual. A diversidade aliada a Acessibilidade Digital poderá melhorar a qualidade de vida de todos os cidadãos.

    Dessa forma, as empresas precisam entender que o papel do executivo é determinante nesse caso. O líder precisa estar preparado e “empoderado”, senão dificilmente essa mensagem chegará a toda a organização. Se a alta direção não abraçar essa missão, como o restante da companhia fará o mesmo?

    Portanto, tais mudanças precisam ser incorporadas pela organização de uma forma completa e profunda em suas culturas empresariais.

    E por onde começar ?

    A diversidade de olhares, valores, sensação de pertencimento, da compreensão do valor do capital humano e das necessidades de ferramentas que fazem a diferença, tem que ser estimulada pela mudança do mindset no nível executivo.

    Nesse sentido, os impactos dessa transformação serão profundos. Pesquisas na área mostram a importância de destacar essa nova mentalidade desde o início da experiência do colaborador com a empresa.

    O foco na conscientização dos colaboradores desde os estágios iniciais da transformação digital é fundamental, já que pessoas e processos são as maiores barreiras para adoção de conceitos e práticas para empresas que estão passando por essa mudança.

    Recomendamos que essa busca pela nova mentalidade da liderança comece por uma avaliação realista do momento da organização diante dos desafios do mercado e das oportunidades que serão agregadas no reconhecimento das empresas cidadãs. Essa é a nossa proposta de trabalho com a implantação da ferramenta EqualWeb nos sites das empresas. Hoje, menos de 1% dos sites no Brasil são acessíveis, o que mostra o tamanho da oportunidade de trazer novos consumidores e promover um marketing positivo.

    “Independentemente do estágio em que a sua companhia se encontra no mundo digital, eu gostaria de fazer um convite: pare e reflita sobre em que nível a liderança da sua organização se encontra nessa jornada”, recomenda a consultoria GPTW.

    Assim, focar no desenvolvimento de um novo mindset empresarial é focar no papel do capital humano no crescimento da empresa.


0 comentários

Deixe uma resposta

A EqualWeb é uma das soluções líderes globais em acessibilidade digital. Há 6 anos, vem tornando sites e conteúdos digitais acessíveis para pessoas que possuem alguma necessidade especial.

São Paulo

Av. das Nações Unidas, 8501, 17º andar
Pinheiros, São Paulo/SP

E-mail: [email protected]

Rio de Janeiro

Rua Visconde de Pirajá 351, Andar P
Ipanema, Rio de Janeiro/RJ

Telefone: +55 21 99506-0993