Notícias

  • Acessibilidade Digital! Você sabia que o seu site precisa ser acessível?

    Compartilhe

    laptop

    Muitas pessoas nunca ouviram falar em acessibilidade digital. Ou se já escutaram ou leram algo sobre, não sabem exatamente o que isso significa. Portanto, nesse texto, vamos explicar o que é acessibilidade digital e trazer alguns pontos que demonstram a importância desse tema.

    Desde que a internet se tornou um meio de comunicação e informação amplamente difundido, o mundo teve suas distâncias encurtadas.

    Antes, a informação, que levava dias para chegar em lugares diferentes, agora está nas mãos da população em questão de segundos. Agora, os fatos correm mais rápido com a internet, produtos não são mais adquiridos somente em lojas físicas e regionais, pessoas se tornaram famosas e suas vidas são muito mais expostas nesse meio.

    A internet é o palco de uma rede de socialização, onde pessoas se conhecem, se aproximam, trabalham, compram, vendem, divulgam, se informam, estudam, e muito mais.

    “O poder da Web está em sua universalidade. Acesso para todos, independente da deficiência, é um aspecto essencial.”  Tim Berners-Lee inventor da World Wide Web.

    No entanto, ainda é comum que grande parcela da população esteja fora da web. E por que será que isso acontece? Você sabia que um site precisa ser acessível?

    Porém, acessibilidade não diz respeito apenas a rampas, vagas reservadas, banheiros adaptados e elevadores. É preciso pensar também na acessibilidade digital. Esse tipo de acessibilidade é fundamental para que todas as pessoas tenham acesso aos websites.

    No Brasil, a segmentação de públicos é nítida. Existe um grupo (em torno de 60 milhões de pessoas) que não conseguem aproveitar os benefícios da web em sua totalidade, seja por necessidades específicas de navegação quando acessam a internet, provenientes de deficiências, limitações funcionais, envelhecimento, analfabetismo, ou até por situações temporárias, como em momentos de pós cirúrgico, pessoas acidentadas, etc.

    Em um mundo cada vez mais online isso acentua o problema da desigualdade. Quando olhamos para as pessoas com deficiência, percebemos o quanto a internet ainda é um campo inexplorado para elas, unicamente por falta de sites acessíveis. Isso se repete também com pessoas analfabetas e pessoas idosas que naturalmente adquirem dificuldades de visão, audição, motoras ou de usabilidade conforme envelhecem.

    Mas como a internet pode ser um local para todos? Como é possível torná-la um lugar onde as pessoas com deficiência também possam participar? Através da acessibilidade digital.

    A acessibilidade digital é compreendida como uma série de recursos que possibilita a navegação, a interação e a compreensão de qualquer pessoa na internet, independentemente de dificuldades ou de baixos níveis de letramento, por exemplo.

    A cartilha de acessibilidade digital desenvolvida pela W3C (Word Wide Web Consortium) define acessibilidade na web como “a possibilidade e a condição de alcance, percepção, entendimento e interação para a utilização, a participação e a contribuição, em igualdade de oportunidades, com segurança e autonomia, em sítios e serviços disponíveis na web, por qualquer indivíduo, independentemente de sua capacidade motora, visual, auditiva, intelectual, cultural ou social, a qualquer momento, em qualquer local e em qualquer ambiente físico ou computacional e a partir de qualquer dispositivo de acesso”.

    Por isso, a acessibilidade digital não beneficia somente as pessoas com deficiência e pessoas da terceira idade, mas também aquelas em condições sociais de pobreza, que não possuem os smartphones mais modernos e com as últimas atualizações do mercado.

    O tema tem importância reconhecida mundialmente, na imagem, símbolo de acessibilidade digital, definido pela ONU

    A Lei Brasileira de Inclusão (LEI Nº 13.146, de 6 de julho de 2015) também foi fundamental para alavancar essa causa, uma vez que tornou obrigatória a acessibilidade nos sítios de internet, mantidos pelas empresas que possuem sua sede, ou tenham alguma representação comercial no Brasil, bem como os órgãos públicos.

    Consta no Art. 63: É obrigatória a acessibilidade nos sítios da internet mantidos por empresas com sede ou representação comercial no País ou por órgãos de governo, para uso da pessoa com deficiência, garantindo-lhe acesso às informações disponíveis, conforme as melhores práticas e diretrizes de acessibilidade adotadas internacionalmente.

    Além disso, os arquivos digitais também devem ter formatos acessíveis. No entanto, menos de 1% dos sítios na web, no país, são acessíveis, segundo pesquisa realizada pelo Movimento Web para Todos em parceria com a BigData Corp em abril de 2020. Isso demonstra o quanto a internet ainda está despreparada para incluir. Existem barreiras que ainda não foram rompidas.

    Para ter um site acessível, basta implementar algumas configurações que otimizam o acesso, tornando possível que pessoas surdas, cegas, autistas, com baixo letramento, daltônicas, em situação de pobreza, analfabetas, com deficiências motoras etc., possam acessar um site sozinhas, sem a ajuda de terceiros, navegando sem dificuldades.

    Com a EqualWeb, você pode fazer tudo isso com apenas um clique. Tendo à disposição de seus usuários as mais diversas funcionalidades, como comandos de voz, lupa e ampliador de texto, bloqueio de interferência de brilho, descrição de imagens, ajuste de leitor de tela, modo de leitura, ajustes de cores ou de fontes.

    Através dessas e de outras funções, o seu site se torna personalizável, atendendo às necessidades de quem acessar.

    Para notar na prática como a acessibilidade digital pode transformar seu site em um lugar mais inclusivo, acesse os sites de empresas como Nutella, Jaguar, Mac, Pizza Hut, iigual, WSI, GD9, entre outras marcas, que possuem o widget da EqualWeb voltados para otimizar o acesso de todas as pessoas.

    Todo esforço em tornar a web um lugar acessível é recompensado através da possibilidade de mais de 60 milhões de pessoas – só no Brasil – terem acesso aos conteúdos e informações que procurarem. Essa é uma responsabilidade de todos nós.

     

    Saiba mais sobre a EqualWeb Brasil

    A EqualWeb é uma solução tecnológica israelense, considerada uma das pioneiras e líderes globais em Acessibilidade Digital para sites de internet. A partir do uso de algoritmos de Inteligência Artificial, torna qualquer website em um ambiente acessível para pessoas com necessidades específicas de navegação, tais como pessoas com deficiência visual, motora ou intelectual, pessoas da terceira idade, daltônicos, entre outras.

    No Brasil, mais de 60 milhões de pessoas precisam de algum recurso para navegar plenamente pelos sites, e a solução da EqualWeb adiciona 31 recursos automaticamente ao site deixando-o totalmente acessível na medida da necessidade de cada usuário. Tudo em conformidade com a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) no que tange a acessibilidade digital.

    Há 6 anos no mercado, a solução EqualWeb permite tornar acessível o website de empresas de qualquer porte em poucos minutos, sem necessidade de desenvolvimento de linhas de código e sem interferir na velocidade de carregamento e segurança do website. A solução não requer manutenções futuras e tudo isso por um custo também acessível.

    Assine EqualWeb e faça como mais de 10 mil clientes no mundo, incluindo algumas das marcas mais valiosas no mercado: Decathlon, Coca Cola, McDonald’s, Pizza Hut, MAC, Subaru, Jaguar, Clinique, Nutella e Crowne Plaza.

    Tornar seu site acessível ficou muito simples com a EqualWeb. Entre em contato com nossos especialistas e conheça nossos planos.

    Contatos:

    www.equalweb.com.br
    e-mail: [email protected]
    telefone: +55 21 99506-0993


A EqualWeb é uma das soluções líderes globais em acessibilidade digital. Há 8 anos, vem tornando sites e conteúdos digitais acessíveis para pessoas que possuem alguma necessidade ou dificuldade específica para navegar na web.

Selo de Empresa Promotora de Impacto e Amiga da Inclusão DigitalSelo do Certificado de Acessibilidade Digital: LBI CompliantCertificado da ABNT: WCAG 2.1 AA Compliance

São Paulo

Av. Marcos Penteado de Ulhôa Rodrigues 939, 8º andar - Torre I
Ed. Jacarandá
Tamboré, Barueri/SP

E-mail: [email protected]

Rio de Janeiro

Rua Visconde de Pirajá 351, Andar P
Ipanema, Rio de Janeiro/RJ

Telefone: +55 21 99216-5814

×