Notícias

  • Equalweb adapta sites para torná-los mais acessíveis para pessoas com deficiência

    Matéria O Globo – 31 de agosto de 2020

    Cerca de 45 milhões de pessoas possuem alguma limitação no acesso à internet — e o problema não está na falta de banda larga. São pessoas com alguma deficiência, principalmente visual ou auditiva, que precisam de algum auxílio para navegar pela internet.

    Mas apesar da legislação brasileira obrigar os sites a serem inclusivos, 99% dos sites no Brasil possuem alguma barreira que dificulta a navegação, segundo um estudo do movimento Web para Todos.

    — A sociedade está passando por uma transformação digital nesta pandemia, mas uma parcela importante da sociedade não pode ficar de fora —, diz Andrea Schwarz, CEO da iigual, tradicional consultoria de inclusão e diversidade para o mercado de trabalho, e que está trazendo para o Brasil a tecnologia da Equalweb, startup israelense de solução de acessibilidade para websites.

    Nos EUA, país da indústria de processos judiciais, sites com limitações de acessibilidade estão na mira de indivíduos ou associações de direitos civis. No ano passado, a cantora Beyonce foi processada por uma deficiente visual por violar a legislação de acessibilidade americana pois o site Beyonce.com não tinha ferramentas para pessoas com perda aguda de visão. O número de processos do gênero aumentou 12% no ano passado.

    A Equalweb é uma tecnologia baseada em nuvem que funciona de forma automatizada, sem interferir na estrutura do site. As funcionalidades permitem adaptar o site para diferentes tipos de deficiência e incluem tamanho de letra, comando de voz, leitor de texto, descrição de imagens e personalização de cor.

    A Equalweb foi fundada há seis anos e foi recentemente selecionada pela Microsoft em Israel para um programa de aceleração de startups de inteligência artificial para o bem. A tecnologia está presente em 10 mil websites em 35 idiomas. No Brasil, os primeiros clientes incluem a faculdade Unisuam. E Andrea está em negociações avançadas com um grande banco.

    Link disponível em: https://blogs.oglobo.globo.com/capital/post/amp/equalweb-adapta-sites-para-torna-los-mais-acessiveis.html


0 comentários

Deixe uma resposta

A EqualWeb é uma das soluções líderes globais em acessibilidade digital. Há 6 anos, vem tornando sites e conteúdos digitais acessíveis para pessoas que possuem alguma necessidade especial.

São Paulo

Av. das Nações Unidas, 8501, 17º andar
Pinheiros, São Paulo/SP

E-mail: [email protected]

Rio de Janeiro

Rua Visconde de Pirajá 351, Andar P
Ipanema, Rio de Janeiro/RJ

Telefone: +55 21 99506-0993