Notícias

  • Grupo Casas Bahia transformou seu marketplace com a tecnologia EqualWeb

    Casas Bahia. Uma imagem dividida em três partes com as seguintes fotos: No lado esquerdo Ricardo Hechtman (CEO & Head de Inovação) no meio Fabio Uzunof (Senior Business Partner) e do lado esquerdo Fernanda Ascencio Winck (Diretora de Marketplace do Grupo Casas Bahia).

    Você sabia que milhões de brasileiros não conseguem comprar online devido às barreiras digitais que dos sites sem acessibilidade

    Nos dias 12 e 13 de setembro, o CONAREC realizou sua 21ª edição. Logo no primeiro dia de evento, os representantes da EqualWEb, Ricardo Hechtman (CEO & Head de Inovação) e Fabio Uzunof (Senior Business Partner), se uniram a Fernanda Ascencio Winck (Diretora de Marketplace do Grupo Casas Bahia) para contar mais sobre seu Case de Sucesso na palestra “O Poder Da Acessibilidade Digital: Transformação e Inclusão”. 

    A executiva falou sobre o processo de descoberta da importância da acessibilidade digital, as medidas tomadas para sua implementação e os resultados obtidos após os primeiros 24 meses de utilização da tecnologia no site da empresa. 

    Quer saber mais sobre esse case de sucesso e o que os envolvidos nele tem a dizer? Continue a leitura e confira!

     

    O Grupo Casas Bahia


    Presente na mente, no coração e na casa dos brasileiros, o Grupo Casas Bahia é muito mais do que um marketplace. 

    Com uma rede formada por grandes marcas como o e-commerce e as lojas das marcas Casas Bahia e Ponto, as vendas online do Extra.com.br, as soluções financeiras do banQi, a fábrica de móveis Bartira e a logtech Asap Log, o Grupo constitui um ecossistema dinâmico que abraça a diversidade e a inclusão.

    Em constante evolução, hoje é uma plataforma de relacionamento e consumo do brasileiro onde, quando e como ele quiser. A companhia investe seus esforços para além do varejo, ao apresentar uma experiência acolhedora para seus clientes e funcionários, colocando sempre as pessoas no centro do processo. 

     

    Os Desafios do Grupo Casas Bahia

    De acordo com a Diretora de Marketplace do Grupo Casas Bahia, garantir que o Manifesto da empresa fosse coerente com as atitudes adotadas foi um dos motivos que a levou a buscar a inclusão. Afinal, para que cada um seja um, conforme a marca prega, é preciso oferecer ferramentas para que todos tenham igualdade de acesso a todos os espaços. 

    Ciente de que o marketplace para lojistas não conseguia atender adequadamente às necessidades de pessoas com deficiência e outros grupos minorizados com necessidades específicas de navegação, era hora de enfrentar esse desafio e transformar o cenário em que o Grupo Casas Bahia se encontrava. 

    Para entender as necessidades de seu público, foi realizada uma pesquisa interna, com os lojistas parceiros, a fim de entender as reais necessidades e se a implementação de acessibilidade digital realmente impactaria suas jornadas digitais. “Descobrimos que o time de lojistas era igual à população brasileira e tinha as mesmas necessidades de recursos”, contou a executiva.

     

    Casas Bahia. Temos uma imagem com a seguinte frase em aspas: " Descobrimos que o time de lojistas era igual à população brasileira e tinhas as mesmas necessidades de recursos." Do lado esquerdo temos a foto de Fernanda Ascencio Winck.

    Percebendo que a necessidade era real a partir do resultado da pesquisa, foi necessário agir. “A gente tinha um único objetivo: se apenas uma pessoa usar, já valeu a pena, porque estamos falando de inclusão e cada um é um. E este um consome, mas também trabalha e a gente queria dar a esse cidadão o direito de trabalhar na nossa plataforma usando uma tecnologia que lhe possibilitasse uma jornada tranquila”, explicou Fernanda.

     

    A Acessibilidade Digital gerou resultados

    Após 24 meses da implementação da tecnologia EqualWeb no Marketplace do Grupo Casas Bahia, foi possível observar resultados animadores que foram alcançados graças à presença de acessibilidade digital na plataforma. 

    Casas Bahia. Um banner com a frase: +170 mil cliques na tecnologia Equalweb nos últimos 24 meses. No final do Banner temos outra frase: Em 2023, os acesssos foram 22% maiores que o ano de 2022 inteiro.

    De acordo com a Diretora de Marketplace do Grupo Casas Bahia, os números mostraram que os recursos de acessibilidade digital da EqualWeb auxiliam na navegação de um enorme grupo de pessoas. “Percebemos que não é só uma pessoa que precisa desse recurso. Já tivemos mais de 170 mil acessos a essas funcionalidades. E quando olhamos apenas o ano de 2023, de janeiro até o momento, já tivemos 22% mais acessos que no ano de 2022 inteiro. Com isso, fica claro que tem público, tem necessidade e as pessoas buscam esse tipo de funcionalidade”, revelou Fernanda. 

    Casas Bahia. Um banner com a frase: Fica claro que tem público, tem as necessidade e as pessoas buscam esse tipo de funcionalidade. Do lado direito temos a foto da Fernanda Ascenio.

    Fernanda também comentou que uma nova pesquisa com os lojistas foi realizada após a implementação e os resultados deixaram claro que a acessibilidade digital é extremamente necessária para que a navegação de todos seja igualitária e autônoma: “Fizemos uma nova pesquisa e com os resultados, entendemos a gratidão dessas pessoas e vimos que era realmente necessário, porque foram muitos comentários contando que antes as letras ficavam muito embaralhadas, as cores dificultavam ou determinada pessoa não tinha acesso devido ao tamanho da fonte… E quando lemos um retorno de pesquisa com esses feedbacks tão positivos, temos certeza que tudo valeu a pena”.

    Fernanda apresentou ainda dados das funcionalidades mais usadas no Marketplace do Grupo Casas Bahia. São eles:

     

    • Ajuste de leitor de tela
    • Navegação por teclado 
    • Ajuste de cor

     

    Além dos números impressionantes relacionados ao uso da plataforma, Fabio Uzunof também pontuou outro resultado que também chama a atenção: a melhora no posicionamento da empresa nos mecanismos de busca. “Os resultados demonstram não apenas o compromisso do Grupo Casas Bahia com a acessibilidade, mas também o impacto positivo que isso teve na experiência dos usuários e no crescimento do marketplace, já que os números mostraram que o SEO deles teve um incremento”, ressaltou o Business Partner da EqualWeb. 

     

    Como a EqualWeb pode impactar a sua empresa?

    De acordo com Ricardo Hechtman, a acessibilidade digital passa por quatro grandes pilares. “A acessibilidade digital passa por quatro grandes pilares. Passa por perceber aquele ambiente digital por onde você está navegando, sendo fundamental que diversos usuários, como pessoas com deficiência, pessoas em fase de alfabetização, idosos e outros grupos possam ter uma jornada otimizada. Depois de perceber, é preciso entender onde estão cada um dos elementos do site para só então poder interagir com eles. Quando você oferece recursos para que todos passem por toda essa jornada, é possível navegar e usufruir do que ele tem de melhor. Por isso, o conceito de acessibilidade digital consiste em eliminar as barreiras existentes na Web”, pontuou o CEO da EqualWeb. 

    Com o entendimento das necessidades do seu público e a atitude em prol da inclusão, o Grupo Casas Bahia atendeu às necessidades de um público diversificado, mas também colheu os frutos desse compromisso. E isto pode ser comprovado pelo aumento notável no engajamento e no número de acessos. Esse Case de sucesso prova que a acessibilidade oferece vantagens a todos, sejam eles funcionários, clientes ou a empresa em si. 

    Nosso Business Partner reforça que dar esse passo rumo à inclusão tem grande impacto na vida de todos: “É fundamental entendermos que a tecnologia como um todo ajuda muito as pessoas. Mas a tecnologia assistiva, para as pessoas com deficiência, não apenas facilita, mas torna a vida possível. Uma empresa que investe em tecnologias assistivas e inclusão consolida todo o programa de diversidade e inclusão e eleva essa pauta, mudando a cultura organizacional e a realidade da inclusão no mercado de trabalho e de acesso à informação”.

    Uma aspas do Fabio Uzunof com a seguinte frase: É fundamental entendermos que a tecnologia como um todo ajuda muitas as pessoas, mas tecnologia assistiva, para as pessoas com deficiência, não apenas facilita, mas torna a vida possível. Fabio finalizou pontuando que  este Case é de extrema importância para mostrar que muito além de discursos, a acessibilidade digital realmente impacta diariamente a vida das pessoas. “Ter casos como esse do Grupo Casas Bahia são fundamentais, porque trazem dados tangíveis que podem ser usados por qualquer empresa para entender como a acessibilidade digital pode transformar empresas”, concluiu Fabio.

     

    Siga o exemplo de liderança, comprometimento e inclusão do Grupo Casas Bahia no mercado online e visite nosso site para fazer a diferença na sua empresa!

    ,

A EqualWeb é uma das soluções líderes globais em acessibilidade digital. Há 8 anos, vem tornando sites e conteúdos digitais acessíveis para pessoas que possuem alguma necessidade ou dificuldade específica para navegar na web.

Selo de Empresa Promotora de Impacto e Amiga da Inclusão DigitalSelo do Certificado de Acessibilidade Digital: LBI CompliantCertificado da ABNT: WCAG 2.1 AA Compliance

São Paulo

Av. Marcos Penteado de Ulhôa Rodrigues 939, 8º andar - Torre I
Ed. Jacarandá
Tamboré, Barueri/SP

E-mail: [email protected]

Rio de Janeiro

Rua Visconde de Pirajá 351, Andar P
Ipanema, Rio de Janeiro/RJ

Telefone: +55 21 99216-5814