Notícias

  • A importância da acessibilidade digital no home office

    Compartilhe

    Com a pandemia, muitas empresas migraram para o home office. Nesse cenário, a acessibilidade digital se torna um fator fundamental para que pessoas com deficiência possam trabalhar com autonomia. Entenda o porquê.

    O trabalho remoto já era um regime adotado por algumas empresas antes mesmo da pandemia. Mas com a Covid-19, esse processo de transição e adaptação das empresas para o trabalho remoto sofreu uma aceleração.

    No entanto, existe ainda muita resistência por parte da maioria da população em relação a esse novo modelo de trabalho. Essa resistência, muitas vezes, está vinculada à uma preocupação com a produtividade dos funcionários, ou simplesmente por já haver um sistema estabelecido de trabalho presencial, com um espaço físico da empresa, equipamentos instalados etc.

    Vemos, portanto, nesse contexto, novos desafios sendo exigidos, não só para as empresas, como também para os colaboradores em geral.

    Dentre esse grupo de colaboradores, podemos citar um que pode ser ainda mais afetado pela onda de home office: as pessoas com deficiência.

    No Brasil, a Lei de cotas garante a contratação de um percentual de pessoas com deficiência em empresas, variando de acordo com a quantidade de funcionários.

    Mesmo sabendo disso, muitas empresas desrespeitam a lei, não abrindo vagas para PCD. E há também organizações que cumprem as normas, mas não exercem verdadeiramente na prática a inclusão social.

    Quando a empresa se preocupa em incluir os seus profissionais com deficiência, os benefícios são inúmeros. Mas como é possível continuar os esforços em inclusão no meio de uma pandemia?

    Através da acessibilidade no home office.

    O home office das pessoas com deficiência pode ser mais desafiador, exigindo adaptações por parte deles e da empresa. Porém, o processo pode ser rápido e causar um impacto positivo na produtividade dos profissionais.

    Por que sua empresa precisa pensar em acessibilidade digital para o home office?

    Da mesma forma que uma pessoa com deficiência pode precisar de adaptação para os móveis, por exemplo, a internet também precisa ser acessível.

    Para trabalharem na empresa de forma presencial, com certeza foi necessário também a adaptação dos sistemas utilizados. No home office, a preocupação com a acessibilidade física e digital também é importante. Pense, por exemplo, nas vídeo conferências, que têm sido usadas como nunca antes.

    Para uma pessoa com deficiência visual, por exemplo, é imprescindível que o canal escolhido para as reuniões seja compatível com leitores de tela, havendo opção para aumento das fontes, mudança na cor e contraste, entre outros recursos.

    Você conhece quais plataformas de reunião são mais acessíveis? Sabe quais são as dificuldades de acesso nas plataformas utilizadas pelo seu negócio?

    Se a resposta for não, talvez sua empresa não esteja incluindo os funcionários com deficiência da maneira como deveria.

    A legendagem das reuniões e dos vídeos enviados também são importantes para a inclusão das pessoas surdas, por exemplo.

    Fora esses casos, inúmeras modificações que podem ser feitas no ambiente das empresas, também precisam continuar acontecendo no home office.

    Uma empresa disposta a trabalhar pela inclusão está sempre buscando ouvir o que o público necessita.

    E como a tecnologia é uma grande aliada da inclusão e da acessibilidade digital existem formas de transformar os sites não inclusivos em locais acessíveis, como você verá a seguir.

    Mas porque é preciso investir em acessibilidade digital para esse modelo de trabalho?

    O home office oferece inúmeras vantagens para as organizações. Falando de forma prática, ele gera economia para a empresa e aumenta a produtividade dos funcionários (que por estarem mais confortáveis e descansados, acabam trabalhando melhor).

    Além disso, o trabalho remoto rompe as barreiras da distância, tanto para o funcionário, que pode trabalhar para empresas em locais distantes sem precisar passar horas se deslocando ou mudar de cidade ou estado, quanto para a empresa, que pode contratar os melhores colaboradores, independentemente de onde esteja.

    Além disso, é também um meio de trabalho “democrático”, já que possibilita que mais pessoas sejam alcançadas e incluídas nas vagas da empresa. No mais, é possível incluir e criar condições de trabalho igualitárias através da inclusão digital.

    Não somente para funcionários, como também para clientes, que passam a acessar o site da sua empresa, participando da jornada da empresa e conhecendo os produtos e serviços oferecidos.

    Como menos de 1% dos sites no Brasil são acessíveis, é comum pessoas com deficiência não terem acesso a diversos sítios da web. Como consequência, mais de 45 milhões de pessoas ficarão de fora das ações da companhia.

    Não consumimos de locais onde não nos sentimos bem recebidos. Um site com ferramentas de acessibilidade passa a imagem de que a empresa se importa com as pessoas com deficiência, e quer participar de suas jornadas.

    Para solucionar a falta de acessibilidade no home office e no acesso de clientes, a EqualWeb trabalha transformando sites, fechados para as pessoas com deficiência, em locais mais inclusivos.

    Sabemos que é possível otimizar os sítios sem causar mudanças no layout, lentidão nos sistemas, entre outros problemas que podem prejudicar o trabalho.

    Com a EqualWeb o sistema da sua empresa se torna inclusivo com uma instalação rápida, através de um clique. Assim, é possível incluir as pessoas com deficiência e permitir a chegada de muitas outras, estando onde estiverem. Fale com um de nossos profissionais!


A EqualWeb é uma das soluções líderes globais em acessibilidade digital. Há 6 anos, vem tornando sites e conteúdos digitais acessíveis para pessoas que possuem alguma necessidade especial.

São Paulo

Av. das Nações Unidas, 8501, 17º andar
Pinheiros, São Paulo/SP

E-mail: [email protected]

Rio de Janeiro

Rua Visconde de Pirajá 351, Andar P
Ipanema, Rio de Janeiro/RJ

Telefone: +55 21 99216-5814