Notícias

  • Andrea Schwarz alerta sobre cenário da acessibilidade digital

    Compartilhe

    Recentemente, Andrea Schwarz, conselheira da EqualWeb, fez uma enquete em seu perfil no Linkedin. Questionou se existe um departamento ou pessoa responsável pela acessibilidade digital na empresa de seus seguidores e qual área está à frente deste tema. A partir do resultado desta amostra, pudemos observar por que ainda estamos tão distantes na caminhada pela inclusão digital. 

    De acordo com o resultado da enquete, 36% dos participantes trabalham em empresas que não têm áreas ou pessoas responsáveis pela acessibilidade digital. Se pararmos para observar este resultado, ele diz muito sobre o cenário atual da acessibilidade digital nas empresas brasileiras. 

    Quer entender melhor sobre a importância da inclusão digital e como sua empresa pode fazer a diferença? Continue a leitura! 

    Realidade preocupante mostrada pela enquete de Andrea Schwarz

     

     

    A enquete realizada pela conselheira da EqualWeb, Andrea Schwarz, acendeu um alerta sobre o atual cenário da acessibilidade digital nas empresas brasileiras. Conforme observamos na imagem acima, Além de 36% dos votantes trabalharem em empresas que não têm áreas ou pessoas responsáveis pelo tema, as outras opções de resposta também merecem ser debatidas.

    Assim como nosso Head de Impacto, Jaques Haber, comentou na publicação, muitas empresas ainda não possuem um Head de Acessibilidade Digital e isso acaba fazendo com que o tema seja coordenado por diversas áreas, como Presidência, C-Level, TI, Marketing, Inovação, RH, D&I ou Sustentabilidade, conforme nossa conselheira listou nas opções da enquete. Isto diz muito sobre a importância que é dada para esta pauta, pois grandes empresas têm setores destinados especificamente para suas áreas foco ou de maior importância. Mas a inclusão ainda é vista como algo a se adequar apenas por questões legais e não para garantir que haja igualdade de acesso para todos. 

    É de extrema importância que as agendas corporativas entendam que a acessibilidade digital vai muito além de adequação às normas e passem a incluir este ponto na estrutura da empresa. Só assim será possível modificar esse cenário e garantir que a igualdade vá além de algo que só é lembrado quando o assunto são missão, visão e valores da empresa.

     

    O cenário da acessibilidade digital no Brasil

     

    A inclusão digital no Brasil ainda tem muito caminho pela frente. Isto se confirma quando observamos os resultados da pesquisa “Acessibilidade aos Sites e Aplicativos Brasileiros”, realizada pela BigDataCorp, em parceria com o Movimento Web para Todos. 

    De acordo com o estudo, o Brasil possui apenas 0,89% dos 16,89 milhões de sites ativos aprovados nos testes de acessibilidade. Quando comparamos esse número às 60 milhões de pessoas que precisam de algum tipo de recurso de acessibilidade digital para navegar com independência na internet, a realidade se torna ainda mais preocupante. Podemos perceber que boa parte da população fica de fora por não ter livre acesso a sites da internet. 

    Segundo o artigo 63 da  Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência,  “É obrigatória a acessibilidade nos sítios da internet mantidos por empresas com sede ou representação comercial no País ou por órgãos de governo, para uso da pessoa com deficiência, garantindo-lhe acesso às informações disponíveis, conforme as melhores práticas e diretrizes de acessibilidade adotadas internacionalmente.”

    Mesmo com a LBI tornando obrigatória a acessibilidade nos sites brasileiros, em vigor desde  janeiro de 2016, ainda é notável o atraso em relação à inclusão digital no país e apenas a movimentação de cada empresa pode transformar esta realidade. 

     

    Qual a importância da acessibilidade digital nas empresas

     

     

    Se antes já era possível fazer de tudo pela internet, com a pandemia da Covid-19, isto se tornou ainda mais real. Compras de mercado, consultas com médicos, aulas, solicitação de serviços, passeios virtuais e várias outras novidades tecnológicas se tornaram realidade em nossos cotidianos, mas essas atualizações estão acessíveis para todos? Como vimos pelos resultados das pesquisas, a resposta ainda é “não”.

    Além de garantir que todos tenham igualdade de acesso para navegar de forma independente pelos sites da internet, é importante que as empresas se conscientizem da importância da busca pela acessibilidade em suas estruturas. Além de ter uma equipe composta por PCDs, é importante garantir que essas pessoas tenham igualdade de condições, fazendo assim ajustes nas estruturas físicas, governança, processos internos e também nas plataformas digitais. 

    Com essas mudanças, as instituições garantem não apenas um ambiente acessível para seus funcionários, mas também atraem um público que antes estava impossibilitado de acessar seus conteúdos e conhecer os produtos e/ou serviços ofertados por ela. Assim, ao pensar de forma inclusiva, a empresa acaba tendo também vantagens no mercado.

     

    Vantagens da acessibilidade digital

     

    Como vimos anteriormente, a implementação da acessibilidade digital traz vantagens não apenas para pessoas que precisam de algum tipo de recurso de acessibilidade digital para navegar na internet, mas também tem reflexos positivos para a marca. Confira alguns deles:

    Aumento do público: com acessibilidade, mais pessoas têm acesso ao seu site e, com isso, seu público alvo pode aumentar. 

    Maior engajamento: empresas que se mostram atentas às questões relacionadas ao ESG (sigla em inglês que significa ambiental, social e governança) costumam ter retorno positivo de audiência nas redes sociais, aumentando organicamente o alcance e o engajamento da marca. 

    Maior fidelização de clientes: com um site pensado para atender a todos, também aumentam as chances dos clientes se fidelizarem à marca, pois uma experiência de navegação inclusiva demonstra preocupação com o cliente.

    Otimização do SEO: com a implementação de ferramentas de acessibilidade digital, seu site passa a ser melhor rankeado nos mecanismos de busca, fazendo assim com que haja um aumento nos acessos e uma diminuição na rejeição do site. 

    Como sua empresa pode se tornar acessível?

     

    Para tornar a navegação na internet inclusiva para todos, é necessário investir em tecnologias que garantam acessibilidade digital. Com mais de 20 anos de experiência no mercado, a EqualWeb se tornou uma das líderes mundiais e pioneiras em Acessibilidade Digital para pessoas com limitações no acesso a informações digitais e navegação na internet. 

    Por meio de nossa tecnologia, é possível garantir que empresas de todos os portes contem com até 31 funcionalidades de acessibilidade digital para seus websites, tornando a igualdade de acesso uma realidade para todos. 

    Faça como Motorola, Coca-Cola, FGV, Roche, Carrefour, Suvinil, Rock In Rio e tantos outros, e transforme seu site em um ambiente acessível para todos! Visite nosso site para conhecer mais sobre nossas soluções e converse com nossos especialistas! 

     

    , , ,

A EqualWeb é uma das soluções líderes globais em acessibilidade digital. Há 8 anos, vem tornando sites e conteúdos digitais acessíveis para pessoas que possuem alguma necessidade ou dificuldade específica para navegar na web.

Selo de Empresa Promotora de Impacto e Amiga da Inclusão DigitalSelo do Certificado de Acessibilidade Digital: LBI CompliantCertificado da ABNT: WCAG 2.1 AA Compliance

São Paulo

Av. Marcos Penteado de Ulhôa Rodrigues 939, 8º andar - Torre I
Ed. Jacarandá
Tamboré, Barueri/SP

E-mail: [email protected]

Rio de Janeiro

Rua Visconde de Pirajá 351, Andar P
Ipanema, Rio de Janeiro/RJ

Telefone: +55 21 99216-5814