Notícias

  • Como tornar um website acessível?

    Compartilhe

    Você já parou pra pensar em como pessoas com deficiências motoras, visuais, auditivas e cognitivas acessam a web?

    Se fala muito em usabilidade e experiência do usuário, mas são poucos os sites que realmente permitem uma navegação acessível para todos.

    Ao tornar seu website acessível você estará ajudando mais de 60 milhões de brasileiros a acessarem com autonomia e liberdade o ambiente online. E não são só as pessoas com deficiência que estarão sendo beneficiadas, mas também pessoas com limitações temporárias, idosos, analfabetos, entre outros.

    Nesse blog, vamos explicar com detalhes o que é um site acessível e como você pode tornar o seu website acessível de forma rápida e prática. Confira!

    O que é um website acessível?

    Ter um website acessível significa oferecer recursos de acessibilidade digital que vão permitir eliminar barreiras que dificultem a navegação e fazer com que o seu conteúdo chegue a todos.

    A acessibilidade digital na web é alcançada atendendo aos requisitos das Diretrizes de Acessibilidade de Conteúdo da Web, desenvolvido pelo W3C (Consórcio World Wide Web). Mas calma… se você nunca ouviu falar nesses termos e siglas, nós vamos explicar o que significam. Acompanhe!

    O W3C nada mais é do que um consórcio internacional composto por 450 membros com a finalidade de estabelecer padrões para a criação e a interpretação de conteúdos para a internet.

    Já as Diretrizes Internacionais de Acessibilidade para Conteúdo da Web (WCAG) são estabelecidas e normatizadas pelo W3C. O WCAG é o documento que regulamenta as recomendações que devem ser seguidas pelos sites para permitir que o conteúdo seja acessível a todos os cidadãos. Caso essas recomendações não sejam implementadas pelas empresas, pessoas com deficiência ou limitações não conseguirão acessar a web com autonomia e o mínimo de conforto.

    E, para que o seu site seja acessível, ele deve seguir quatro princípios, que, juntos constituem o fundamento da acessibilidade na internet. Portanto, ele deve ser:

    • Perceptível: As informações e os componentes da interface do usuário devem ser apresentados em formas que possam ser percebidas pelo usuário.
    • Operável: Os componentes de interface de usuário e a navegação devem ser operáveis, por exemplo: todas as funcionalidades da página estão disponíveis via teclado.
    • Compreensível: A informação e a operação da interface de usuário devem ser compreensíveis, por exemplo: a página possui indicador da linguagem no cabeçalho.
    • Robusto: O conteúdo deve ser robusto o suficiente para poder ser interpretado de forma confiável por uma ampla variedade de agentes de usuário, incluindo tecnologias assistivas.

    Sabendo disso, agora analise o seu site: ele está acessível para todos, inclusive para pessoas com limitações ou dificuldades na navegação?

    É possível que você já tenha implementado algumas melhorias para torná-lo mais acessível, como por exemplo utilizar texto alt nas imagens; fazer a descrição dos links; dar preferência a fontes sem serifa, legendar vídeos, entre outras ações.

    Mas mesmo que você implemente esses recursos, ele não estará acessível a todos. Logo, sua página não estará em conformidade com os padrões e normas internacionais, e isso é fundamental.

    Mas antes que você pense que será difícil projetar um site acessível de acordo com a normativa WCAG e que vai dar muito trabalho para a sua empresa, a gente tem uma boa notícia: tudo isso pode ser feito de forma automática.

    Mas como posso tornar o meu website acessível?

    Essa é a grande dúvida das empresas e a resposta pode ser bem mais simples do que você imagina.

    Primeiro, você precisa saber que o simples uso de plug-ins gratuitos não resolve os problemas de acessibilidade em um site. Eles oferecem apenas recursos básicos, mas não atendem aos padrões exigidos pelos guidelines das legislações e normas nacionais e internacionais.

    A melhor opção é contar com uma tecnologia automática que vai resolver a questão da acessibilidade em poucos minutos, sem precisar de programação ou de alteração na estrutura e no design do seu site. E essa tecnologia já existe no mercado brasileiro: a EqualWeb!

    A ferramenta EqualWeb oferece, em apenas um clique, até 31 funcionalidades diferentes quando o usuário necessitar, como comandos por voz, lupa e ampliador de textos, bloqueio de interferência de brilho, descrição de imagens, ajuste de leitor de tela, leitura de tela, ajustes de cores ou de fontes, entre outros.

    Esses recursos, por sua vez, atendem às mais diversas deficiências e necessidades especiais, sejam elas cognitiva, visual, de movimentos da mão, de audição, de fala, mental, de mobilidade, de coordenação motora, de idade ou, até mesmo, analfabetismo.

    Então, se uma pessoa com deficiência visual entrar no seu site, ela poderá contar com um recurso de leitura de tela. Ou se uma pessoa idosa resolver navegar pelo seu conteúdo, ela terá à disposição, em um clique, uma funcionalidade de zoom para ampliar a fonte. Sendo assim, ajudamos a promover a inclusão de mais de 60 milhões de brasileiros no universo digital.

    E o melhor de tudo é que a nossa tecnologia torna qualquer site em um ambiente inclusivo de forma rápida, segura e por um valor muito econômico, sendo aderente a todas as legislações nacionais e regulamentações globais.

    Afinal, a acessibilidade digital não é mais um luxo, mas uma necessidade primária de qualquer empresa que queira continuar crescendo e se destacar dos concorrentes.

    Afinal, pessoas com deficiência e com limitações também consomem, compram, se informam, estudam… E ter um website acessível é abrir as portas do seu negócio para esses usuários e permitir que eles naveguem pelo seu conteúdo com autonomia e liberdade. Imagine só alcançar, além dos seus consumidores atuais, mais de 60 milhões de novos usuários?

    A resposta do porquê você deve construir um site acessível

    E isso é uma ótima oportunidade para a sua empresa, uma vez que mais pessoas terão acesso ao seu conteúdo. Com seu site tendo mais visibilidade e sendo acessado por um maior número de usuários, tenha a certeza de que ele vai se posicionar melhor nos mecanismos de busca, como o Google, por exemplo.

    Isso, por sua vez, pode resultar em clientes fiéis e que vão retornar constantemente à sua página. Afinal, você estará se diferenciando dos concorrentes e se posicionando no mercado como uma empresa que promove e valoriza a inclusão., já que no Brasil, atualmente, menos de 1% dos sites são acessíveis.

    Com uma empresa diferenciada e com um público mais diverso, você conseguirá alavancar suas vendas e aumentar a receita.

    E não pense em desistir por achar que a acessibilidade digital é cara, ou que demanda tempo e esforço. Acessibilidade é um pequeno investimento e deve fazer parte do processo.

    Como falamos antes, a instalação da ferramenta é feita de forma rápida e prática no seu site. Em relação aos custos, como é uma tecnologia automática, você não precisará contratar programadores para ajustar o website manualmente, ou by design. Com a EqualWeb, todas as alterações são realizadas automaticamente, e já estão inclusas no plano de assinatura que oferecemos, com preços super acessíveis.

    Não tem mais para onde fugir. A acessibilidade digital é uma urgência! Fale com nossos especialistas!

    , , ,

A EqualWeb é uma das soluções líderes globais em acessibilidade digital. Há 6 anos, vem tornando sites e conteúdos digitais acessíveis para pessoas que possuem alguma necessidade especial.

São Paulo

Av. das Nações Unidas, 8501, 17º andar
Pinheiros, São Paulo/SP

E-mail: [email protected]

Rio de Janeiro

Rua Visconde de Pirajá 351, Andar P
Ipanema, Rio de Janeiro/RJ

Telefone: +55 21 99216-5814