Notícias

  • O que é acessibilidade digital?

    Compartilhe

    Atualmente, a acessibilidade digital passou a ser considerada uma prática essencial nos sites das empresas. Afinal, o ambiente online é o local onde consumimos, nos informamos, compramos, estudamos, criamos relacionamentos… Sendo assim, ele precisa ser acessível a todos.

    Mas você compreende o que engloba a acessibilidade digital, ou já implementa no seu website? Assim como um edifício ou uma loja precisam ser acessíveis, um site também precisa ser.

    Nesse blog, vamos explorar melhor este tema, e explicar quais são os benefícios de contar com a acessibilidade digital e como implementá-la.

    A Acessibilidade Digital nada mais é do que a inclusão de uma série de recursos que visam melhorar a experiência para pessoas com deficiência ou limitações de navegação na internet. Com ela, eliminam-se as barreiras, possibilitando que todos os usuários consigam acessar websites e informações disponíveis na internet. Em outras palavras: uma web acessível para todos!

    Sem a acessibilidade, as pessoas perdem autonomia e precisam contar com a ajuda de terceiros para executar tarefas simples e essenciais.

    A cartilha Acessibilidade na Web, produzida pelo W3C Brasil define a acessibilidade na web como:

    “A possibilidade e a condição de alcance, percepção, entendimento e interação para a utilização, a participação e a contribuição, em igualdade de oportunidades, com segurança e autonomia, em sítios e serviços disponíveis na web, por qualquer indivíduo, independentemente de sua capacidade motora, visual, auditiva, intelectual, cultural ou social, a qualquer momento, em qualquer local e em qualquer ambiente físico ou computacional e a partir de qualquer dispositivo de acesso”.

    Além disso, é lei! A Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015) torna obrigatória a acessibilidade nos sítios de internet, mantidos pelas empresas que possuem sua sede, ou tenham alguma representação comercial no Brasil, bem como os órgãos públicos.

    Consta no Art. 63: “É obrigatória a acessibilidade nos sítios da internet mantidos por empresas com sede ou representação comercial no País ou por órgãos de governo, para uso da pessoa com deficiência, garantindo-lhe acesso às informações disponíveis, conforme as melhores práticas e diretrizes de acessibilidade adotadas internacionalmente.”

    Quem se beneficia?

    Sabendo agora o que é a acessibilidade digital, você pode estar se perguntando quem se beneficia dela. A primeira coisa que você deve saber é que não são só as pessoas com deficiência.

    Afinal, hoje no Brasil há mais de 60 milhões de pessoas com alguma limitação, que enfrentam dificuldades para a acessar os conteúdos na web. Isso significa que não podemos apenas considerar as mais de 45 milhões que têm alguma deficiência, mas também devem ser incluídos idosos, analfabetos, analfabetos funcionais, pessoas acidentadas, usuários com tendinite, entre outros.

    Qual a importância da acessibilidade digital?

    Investindo, então, na acessibilidade digital, você estará incluindo todas essas pessoas e ajudando a democratizar o acesso à web.

    O ponto mais importante da acessibilidade digital é incluir e beneficiar igualmente todas as pessoas, permitindo que usuários com deficiência ou alguma limitação acessem a internet sem precisar da ajuda de terceiros. Tendo um site acessível, você estará permitindo, por exemplo, que uma pessoa cega que mora sozinha consiga fazer uma compra online sem precisar pedir ajuda de alguém.

    Quando o seu site não é acessível, é como se suas portas se fechassem para milhões de potenciais consumidores, profissionais e parceiros. Afinal, essas mais de 60 milhões de pessoas ficariam sem acessar o seu conteúdo.

    Com as portas abertas para todos os perfis de usuários, o seu website automaticamente terá mais acesso, mais prestígio e melhor posicionamento. Para se ter uma ideia, em 2019, 69% dos participantes da pesquisa inglesa Click-Away Pound disseram abandonar sites devido às barreiras de acessibilidade encontradas. Imagine, então, ter quase 70% das pessoas simplesmente indo embora e abandonando sua página.

    E um aspecto importante de ter mais pessoas consumindo o seu conteúdo está relacionado ao ranqueamento do SEO (Search Engine Optimization, ou otimização para motores de busca). A partir do momento que o seu tráfego aumenta, o seu negócio passa a ficar melhor indexado nos mecanismos de busca da internet, como Google e Bing. E isso leva a um ciclo contínuo de crescimento de pessoas buscando a sua página, já que você irá aparecer com maior frequência nas páginas de busca. Portanto, as pessoas irão te encontrar com mais facilidade, gerando mais acesso.

    Isso, por sua vez, fortalece a sua marca e faz com que a sua empresa aumente valor, já que você vai se diferenciar dos concorrentes, uma vez que hoje no Brasil, pouquíssimos sites são acessíveis – menos de 1%. Dos 14,6 milhões de sites brasileiros analisados na pesquisa realizada pela Big Data Corp em parceria com Movimento Web Para Todos, somente 0,74% são acessíveis. É um universo muito pequeno.

    Isso faz com que as poucas organizações que já se preocupam com a inclusão e investem em acessibilidade digital se destaquem no mercado. Afinal, você vai se direcionar a um público enorme, com o qual quase ninguém se comunica de forma eficiente. Já pensou como seria ter a atenção de tanta gente de uma vez só?

    Não apostar na acessibilidade digital é desperdiçar uma oportunidade enorme!

    Acessibilidade digital: como garantir?

    Para ter um site acessível, contar com uma ferramenta automática, como a EqualWeb, é a melhor opção para o seu negócio: uma solução rápida, econômica e sem necessidade de programação.

    Em apenas um clique, os usuários que navegam pelo seu site passam a ter à disposição diversas funcionalidades, como comandos de voz, lupa e ampliador de texto, bloqueio de interferência de brilho, descrição de imagens, ajuste para leitor de tela, customização de cor para fundo de tela, modo de leitura, função monocromática, ajustes de cores ou de fontes, comando por voz, entre outros recursos.

    A tecnologia da EqualWeb une todas essas funcionalidades em um único lugar, sem que você precise fazer qualquer tipo de alteração no código ou na aparência do seu site.

    Mas saiba que você também pode fazer algumas melhorias no seu conteúdo para ajudar bastante na acessibilidade digital. Separamos algumas abaixo:

    • Utilizar texto alt nas imagens;
    • Descrever links com texto explicativo;
    • Dar preferência a fontes sem serifa (mais limpas);
    • Oferecer alternativas para áudio e vídeo (legenda, transcrição textual, Libras, audiodescrição);
    • Estruturar os textos de forma acessível: texto curto, sem palavras complexas, ou termos técnicos;

    Gostou dessas dicas? Continue acompanhando nossos conteúdos!

    Lembre-se: a acessibilidade digital é uma urgência! Quando tecnologia se une à inclusão o resultado é um mundo melhor para todos. Fale com nossos especialistas!


A EqualWeb é uma das soluções líderes globais em acessibilidade digital. Há 6 anos, vem tornando sites e conteúdos digitais acessíveis para pessoas que possuem alguma necessidade especial.

São Paulo

Av. das Nações Unidas, 8501, 17º andar
Pinheiros, São Paulo/SP

E-mail: [email protected]

Rio de Janeiro

Rua Visconde de Pirajá 351, Andar P
Ipanema, Rio de Janeiro/RJ

Telefone: +55 21 99216-5814