A legislação brasileira de acessibilidade digital é uma realidade
No dia 06 de julho de 2015 foi sancionada a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146, art. 63), que torna obrigatória a acessibilidade nos sítios da internet mantidos por empresas com sede ou representação comercial no País ou por órgãos de governo.
Art. 63. É obrigatória a acessibilidade nos sítios da internet mantidos por empresas com sede ou representação comercial no País ou por órgãos de governo, para uso da pessoa com deficiência, garantindo-lhe acesso às informações disponíveis, conforme as melhores práticas e diretrizes de acessibilidade adotadas internacionalmente.
Os sítios devem conter símbolo de acessibilidade em destaque.
A terceira edição da pesquisa conduzida pela BigDataCorp e o Movimento Web para Todos sobre a experiência de pessoas com deficiência em páginas e aplicativos relevou que o Brasil ainda tem menos de 1% de websites realmente acessíveis.
No total, 16,89 milhões de sites ativos no País foram avaliados entre abril e maio de 2021. Apenas 0,89% tiveram sucesso em todos os testes de acessibilidade aplicados. Na edição anterior do estudo, esse percentual foi de 0,74%. No total, 96,79% dos sites apresentaram alguma falha de acessibilidade nos testes, ou seja, praticamente todos.
A pesquisa também avaliou 2.369 aplicativos com a maior quantidade de downloads (média de 10 milhões) na loja de apps do Google.
Em média, 11,54% dos elementos de interface dos aplicativos têm descrição e 14,64% usam texto descritivo. A descrição dos elementos visuais de um aplicativo, na prática, melhora a experiência de acesso de uma pessoa com deficiência visual porque permite que ela compreenda a imagem. Da mesma forma, o uso de descrições em botões e em campos editáveis permite que a pessoa compreenda para que serve cada um dos botões e o que deve ser preenchido em cada campo disponível.
Certificação ABNT de aderência ao WCAG
Para levar acessibilidade digital a todos e reduzir barreiras, trabalhamos arduamente para que nossa tecnologia esteja aderente às principais legislações de acessibilidade digital nacionais e internacionais. Por isso, após extensos testes realizados pelos auditores da ABNT, a solução de acessibilidade digital da EqualWeb foi aprovada nos principais critérios avaliatórios e foi certificada quanto à sua aderência ao WCAG 2.1 AA.
Com esta Certificação, nossa solução de acessibilidade digital é reconhecida como sendo aderente aos requisitos e avaliações de qualidade de produto de software pela principal instituição responsável pela elaboração de normas técnicas no Brasil e membro fundador da ISO (International Organization for Standardization) e passa a ser a única solução no mercado com aderência certificada ao WCAG.
+ 60 milhões
de pessoas têm alguma limitação específica para acessar a web, incluindo aqueles com limitações temporárias ou pela idade
+ 60 milhões
de pessoas têm alguma limitação específica para acessar a web, incluindo aqueles com limitações temporárias ou pela idade
Única solução com 100% de aderência às principais legislações de acessibilidade do Brasil e do mundo. Saiba mais sobre os regulamentos mundiais de conformidade a serem seguidos, clicando nos ícones abaixo: