WCAG 2.0 Compliance

Entender a WCAG 2.0 é um guia essencial para entender e usar as “Diretrizes de acessibilidade de conteúdo da Web 2.0”. Compreender cada diretriz e cada Critério de Sucesso pode ajudar os leitores a entender melhor a intenção e como as diretrizes e os Critérios de Sucesso funcionam juntos.

Compreendendo os 4 princípios de acessibilidade

As diretrizes e os Critérios de Sucesso estão organizados em torno dos quatro princípios a seguir, que estabelecem a base necessária para qualquer pessoa acessar e usar o conteúdo da Web. Quem quiser usar a Web deve ter um conteúdo que seja:

  1. Claro e perceptível – As informações e os componentes da interface do usuário devem ser apresentáveis aos usuários da maneira que eles possam perceber facilmente.
    • Isso significa que os usuários devem ser capazes de perceber a informação que está sendo apresentada (não pode ser invisível para todos os seus sentidos)
  2. Funcional – Os componentes da interface do usuário e a navegação devem ser funcionais.
    • Isso significa permitir que os usuários sejam capazes de operar a interface (a interface não pode exigir interação que um usuário não pode executar)
  3. Compreensível – As informações e o funcionamento da interface do usuário devem ser claras e de fácil entendimento.
    • Isso significa que os usuários devem ser capazes de entender as informações e a operação da interface do usuário (o conteúdo ou a operação não pode estar além do seu entendimento)
  4. Robusto – o conteúdo deve ser robusto o suficiente para que possa ser interpretado de maneira confiável por uma ampla variedade de agentes de usuários, incluindo tecnologias assistivas.
    • Isso significa que os usuários poderão acessar o conteúdo à medida que as tecnologias avançam (à medida que as tecnologias e os agentes do usuário evoluem, o conteúdo deve permanecer acessível)

Se alguma dessas opções não for implementada, os usuários com deficiência não poderão usar a Web.

Sob cada um dos princípios, há diretrizes e Critérios de Sucesso que ajudam a abordar esses princípios para pessoas com deficiência. Existem muitas diretrizes gerais de usabilidade que tornam o conteúdo mais usual por todas as pessoas, incluindo as pessoas com deficiência. No entanto, na WCAG 2.0, incluímos apenas as diretrizes que tratam de problemas específicos de pessoas com deficiência.

A EqualWeb é uma das soluções líderes globais em acessibilidade digital. Há 6 anos, vem tornando sites e conteúdos digitais acessíveis para pessoas que possuem alguma necessidade especial.

São Paulo

Av. das Nações Unidas, 8501, 17º andar
Pinheiros, São Paulo/SP

E-mail: [email protected]

Rio de Janeiro

Rua Visconde de Pirajá 351, Andar P
Ipanema, Rio de Janeiro/RJ

Telefone: +55 21 99506-0993