Notícias

  • Verdades e mentiras sobre a ferramenta de acessibilidade digital EqualWeb

    Compartilhe

    Muito se fala sobre a acessibilidade e sobre ferramentas de acessibilidade. Porém, algumas informações errôneas podem fazer com que a acessibilidade sofra uma resistência maior por parte das empresas na hora de ser colocada em prática. Sendo assim, neste blog, esclarecemos algumas verdades e mentiras sobre acessibilidade e sobre a ferramenta de acessibilidade EqualWeb que podem fazer a sua empresa mudar de ideia e investir nessa área. Isso é o que a gente espera! Veja a seguir:

    • Tornar meu site acessível vai deixá-lo mais lento.

    FALSO. O código é o último elemento a ser carregado dentro do desenvolvimento do site, tanto que ele fica posicionado no footer. Um teste que o usuário pode fazer para verificar isso é mudar de página navegando no site dos nossos clientes. Ao acessar, ele vai ver que mesmo tendo o recurso ativado, o site primeiro carrega de forma original. Só depois do carregamento da página, é que ele replica o recurso que foi ativado pelo usuário.

    • Não é necessário baixar um baixar um plug-in no meu computador para tornar meu website acessível.

    VERDADEIRO. É como se a ferramenta estivesse instalada nativamente no site dos clientes, e não no computador dos usuários.

    • Meu site terá a aparência modificada quando o usuário acessar o site.

    FALSO. A ferramenta de acessibilidade EqualWeb permite que a customização seja verificada apenas quando o usuário ativa os recursos no site e não no site em si. Isto porque a mudança é feita na camada externa.

    • Investir em uma ferramenta automática de acessibilidade digital é caro.

    FALSO. Ao investir em uma ferramenta automática como a EqualWeb, sua empresa não precisará arcar com os custos dos profissionais que constroem o site manualmente by design. Nesse caso, além de contratar um profissional com conhecimento da lei e das normas internacionais de acessibilidade, teria que arcar também com a manutenção dos recursos no site e a inclusão de novas páginas. Sendo assim, tudo teria que ser revisto e modificado.

    Com a EqualWeb, todas essas alterações são realizadas automaticamente, já incluídas nos planos de assinatura que oferecemos. Toda nova página se torna acessível imediatamente, quando instalada no CMS ou clicando e colando nosso código nas novas páginas desejadas. Para não dizer que tudo é automatizado, a descrição das imagens (alt tag) é a única tarefa de acessibilidade que deve ser feita ao se inserir imagens no site.

    • Quando surgirem novas funções, meu site não estará atualizado.

    FALSO. Com a ferramenta EqualWeb, toda nova atualização feita passa a ser automaticamente contemplada dentro do plano escolhido pela empresa.

    • A ferramenta de acessibilidade automática não ajuda só pessoas com deficiência.

    VERDADEIRO. Ela beneficia a todos. Isso porque as pessoas podem ter deficiências temporárias ou apenas limitações e dificuldades, que não necessariamente configuram como deficiência. Uma pessoa idosa não é deficiente, mas tem a mobilidade reduzida. Mesma situação de alguém que quebrou o braço ou está com tendinite, por exemplo. Mas não se preocupe também quanto a isso. A nossa ferramenta automática oferece recursos para todos os tipos de pessoas.

    • A acessibilidade não serve apenas para ficar compatível com a legislação.

    VERDADEIRO. A acessibilidade é mais do que estar em conformidade com a Legislação Brasileira (LBI) ou com as normas internacionais. Investir em recursos acessíveis, fará com que seu site melhore a reputação da empresa, amplie o público e alavanque as vendas. Isso fará com que a sua marca tenha melhores resultados nos mecanismos de busca e conte com um público mais diverso e fiel. São inúmeras vantagens!

    • O simples uso de plug-ins gratuitos não resolve os problemas de acessibilidade do meu site.

    VERDADEIRO. Plug-ins gratuitos oferecem apenas recursos básicos, como aumento da fonte, apenas um nível de contraste e navegação por teclado. Eles não atendem, portanto, o mínimo exigido nos guidelines das legislações e normas. A ferramenta EqualWeb, em compensação, oferece 31 funcionalidades diferentes. Atendemos, portanto, as principais dificuldades e deficiências que milhões de pessoas têm ao acessar websites disponíveis na internet. Sejam elas cognitiva, visual, de movimentos da mão, de audição, de fala, mental, de mobilidade, de coordenação motora ou de analfabetismo. Ajudamos a promover, dessa forma, a inclusão de 60 milhões de brasileiros no universo digital.

    • A acessibilidade não serve para o meu cliente.

    FALSO. Sua empresa pode até achar que não atende ninguém com deficiência, mas está redondamente enganada. São mais de 60 milhões de brasileiros com alguma deficiência ou limitação. Você acredita mesmo que não atende ninguém com deficiência e que esse não é o seu público? Porque não expandir?

    Sua empresa estará investindo em novos clientes e melhorando a imagem da marca, pois os consumidores confiam em empresas que investem no social e na diversidade. Consequentemente, seu negócio apresentará um aumento das vendas e melhores resultados. Isso não seria ótimo para a sua organização? Além disso, quando você deixa de atender uma pessoa com deficiência, você não perde só essa pessoa como cliente. Você perde o cliente, os parentes, os amigos e apoiadores da causa.

    Depois dessas explicações, esperamos que o seu negócio tenha mudado de ideia sobre a acessibilidade e resolva aderir ao movimento de inclusão e impacto social através da acessibilidade digital. Torne o seu site acessível de maneira simples e rápida com a EqualWeb. Entre em contato com nossos especialistas e conheça nossos planos!

     

    Saiba mais sobre a EqualWeb Brasil

    A EqualWeb é uma solução tecnológica israelense, considerada uma das pioneiras e líderes globais em Acessibilidade Digital para sites de internet. A partir do uso de algoritmos de Inteligência Artificial, torna qualquer website em um ambiente acessível para pessoas com necessidades específicas de navegação, tais como pessoas com deficiência visual, motora ou intelectual, pessoas da terceira idade, daltônicos, entre outras.

    No Brasil, mais de 60 milhões de pessoas precisam de algum recurso para navegar plenamente pelos sites, e a solução da EqualWeb adiciona 31 recursos automaticamente ao site deixando-o totalmente acessível na medida da necessidade de cada usuário. Tudo em conformidade com a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) no que tange a acessibilidade digital.

    Há 6 anos no mercado, a solução EqualWeb permite tornar acessível o website de empresas de qualquer porte em poucos minutos, sem necessidade de desenvolvimento de linhas de código e sem interferir na velocidade de carregamento e segurança do website. A solução não requer manutenções futuras e tudo isso por um custo também acessível.

    Então, assine EqualWeb e faça como mais de 10 mil clientes no mundo, incluindo algumas das marcas mais valiosas no mercado: Decathlon, Coca Cola, McDonald’s, Pizza Hut, MAC, Subaru, Jaguar, Clinique, Nutella e Crowne Plaza.


A EqualWeb é uma das soluções líderes globais em acessibilidade digital. Há 8 anos, vem tornando sites e conteúdos digitais acessíveis para pessoas que possuem alguma necessidade ou dificuldade específica para navegar na web.

Selo de Empresa Promotora de Impacto e Amiga da Inclusão DigitalSelo do Certificado de Acessibilidade Digital: LBI CompliantCertificado da ABNT: WCAG 2.1 AA Compliance

São Paulo

Av. Marcos Penteado de Ulhôa Rodrigues 939, 8º andar - Torre I
Ed. Jacarandá
Tamboré, Barueri/SP

E-mail: [email protected]

Rio de Janeiro

Rua Visconde de Pirajá 351, Andar P
Ipanema, Rio de Janeiro/RJ

Telefone: +55 21 99216-5814

×