Notícias

  • A importância da inclusão digital no Brasil

    Compartilhe

    Você sabe do que se trata o termo inclusão digital?

    Incluir digitalmente significa democratizar o acesso às tecnologias e torná-la acessível para o maior número de pessoas. Isso, por sua vez, pode ser feito de inúmeras formas.

    O que você precisa saber, primeiramente, é que esta é uma conversa muito ampla.

    A inclusão pode servir tanto para ajudar pessoas idosas a compreender como a internet funciona, como para oferecer recursos para que pessoas com menor poder aquisitivo tenham acesso à internet, ou ainda que pessoas com deficiência e limitações possam navegar de forma autônoma e com liberdade na web.

    Importância da inclusão digital

    O fato é que, hoje, o ambiente digital tem uma importância enorme em nossas vidas. É o meio pelo qual estudamos, trabalhamos, compramos, consumimos conteúdos, pagamos contas, fazemos networking e amizades, e por aí vai… Difícil é não concordar que a internet facilita a vida de milhões de pessoas.

    Mas como fazer quando você não tem acesso a ela, seja por falta de acesso à rede, à equipamentos de informática ou por falta de recursos de acessibilidade?

    Pense na educação. Cursos à distância, conteúdos online, reuniões em grupo por vídeo chamada, consultas de fontes online… Como estudar sem o acesso à tecnologia?

    A mesma coisa acontece com a comunicação. Como considerar a comunicação hoje em dia sem as ferramentas tecnológicas encurtando distâncias? Ou o trabalho sem essa estrutura? Muitas pessoas têm trabalhado no sistema home office e um dos pilares da comunicação corporativa tem sido os conference calls (conferências virtuais), as ferramentas digitais para organização do conteúdo e a interação online.

    Mas além desses exemplos, ainda há uma infinidade de outras coisas que fazemos em nossa vida e para as quais necessitamos da tecnologia ao realizá-las.

    A verdade é que é maravilhoso usufruir da internet e dos benefícios que ela traz para a gente, mas nem todos podem contar com essa realidade. A segregação social, cultural e física no nosso país ainda é algo que faz com que haja exclusão dentro do mundo digital, e esses se tornam os grandes desafios para que a inclusão digital exista de fato.

    Os grandes desafios na implementação da inclusão digital no Brasil

    Para que a inclusão digital ocorra são necessários três elementos básicos: um dispositivo para conexão, o acesso à rede e o acesso ao ambiente digital. Vamos explicar cada um deles!

    O primeiro elemento diz respeito a contar com um dispositivo, seja ele um celular, computador ou tablet, para poder acessar a internet e as ferramentas digitais.

    Apesar de sermos um dos povos mais engajados do mundo no ambiente online – cerca de 85% dos brasileiros navegam na web diariamente, gastando um total de 9h 29 min por dia conectados –, não são todas as pessoas que têm condições de adquirir essas ferramentas ou que podem arcar com os custos do pacote de banda larga. Isso, por si só, já se torna um impedimento para que a inclusão digital aconteça no Brasil.

    Em outros casos, o acesso à rede nem chega até essas pessoas, como zonas de mais difícil acesso, que é o caso de áreas rurais ou favelas em cidades grandes.

    Por mais que hoje, no Brasil, três a cada quatro brasileiros tenham acesso à internet, 46 milhões ainda não fazem parte dessa realidade. Esses são dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – Tecnologia da Informação e Comunicação (Pnad Contínua TIC) 2018, divulgada pelo IBGE.

    De acordo com o estudo, o principal motivo (41,6%) é não saber usar a internet. Em muitos casos, as pessoas não usam a internet, porque não tem conhecimento sobre como utilizá-la. E isso acontece porque não há um incentivo de ensino para essas pessoas, com treinamentos, cursos de capacitação, oficinas de aprendizado etc.

    Além disso, uma a cada três (34,6%) diz não ter interesse. Para 11,8% dos entrevistados, o serviço de acesso à internet é caro e para 5,7%, o equipamento necessário para acessar a internet, como celular, laptop e tablet, é caro. E para 4,5% das pessoas que não têm acessam a internet, a razão é que o serviço não está disponível nos locais onde vivem.

    O último elemento é a falta de acesso ao ambiente digital. Nesse caso, temos um longo caminho a percorrer. Enquanto os outros dois pontos estão evoluindo, no acesso do ambiente online, ainda temos um longo caminho a percorrer.

    Nesse caso, estamos falando de milhões de pessoas que são deixadas de fora da web. Mais precisamente: 60 milhões de idosos, pessoas com limitações de navegação, pessoas com deficiência, analfabetos, analfabetos funcionais, entre outros.

    Isso porque, hoje no Brasil, apenas menos 1% dos sites são acessíveis. Sendo assim, as páginas disponíveis na internet não oferecem recursos de acessibilidade digital que garantam uma navegação autônoma e completa a esses usuários.

    Como promover?

    Diversas ações podem ser realizadas por empresas e, até pelo governo, para mudar essa realidade. São elas:

    • realizar campanhas para arrecadação de celulares e campanhas para doação;
    • facilitar o acesso aos dispositivos e às conexões com a internet;
    • inserir a população de baixo poder aquisitivo em uma cultura mais tecnológica;
    • tornar o ambiente online acessível para pessoas com deficiência ou alguma limitação;
    • buscar iniciativas de Responsabilidade Social Empresarial;
    • oferecer oficinas e cursos para que pessoas com deficiência e idosos possam ser incluídas no mundo digital;
    • levar banda larga às áreas rurais, barateando custos através de mudanças nos pacotes de dados;
    • levar uma estrutura adequada de internet a locais que tem problemas para o recebimento dela;
    • treinar estudantes e professores que não tem conhecimento dessas tecnologias;

    Essas são só algumas ideias de como podemos fazer para tornar a inclusão digital algo realmente verdadeiro no país. E você pode dar o primeiro passo com a EqualWeb!

    Nós tornamos qualquer website acessível para pessoas com necessidades específicas de navegação, tais como pessoas com deficiência visual, motora ou intelectual, pessoas da terceira idade, daltônicos, entre outras.

    Oferecemos até 31 recursos automaticamente ao seu site deixando-o acessível na medida da necessidade de cada usuário. Quer saber mais? Fale com nossos especialistas!

    , , , ,

A EqualWeb é uma das soluções líderes globais em acessibilidade digital. Há 6 anos, vem tornando sites e conteúdos digitais acessíveis para pessoas que possuem alguma necessidade especial.

São Paulo

Av. das Nações Unidas, 8501, 17º andar
Pinheiros, São Paulo/SP

E-mail: [email protected]

Rio de Janeiro

Rua Visconde de Pirajá 351, Andar P
Ipanema, Rio de Janeiro/RJ

Telefone: +55 21 99216-5814