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  • A sua empresa reconhece a importância da responsabilidade social perante seus clientes e o mercado nesses tempos do novo normal?

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    Ao longo de décadas, muitas transformações ocorreram, dentre as quais a mais nova na forma desse “modus operandi” de vivermos, trabalhando dentro do que se denominou chamar de “novo normal”.

    De um dia para outro, acordamos “digitais” e socialmente isolados. Fomos rapidamente obrigados a nos adaptarmos a uma realidade que nunca havia sido testada e pensarmos de que forma isso iria fazer com que as ações cotidianas afetassem nosso dia a dia, nossos serviços e, principalmente, toda a reputação que as empresas construíram ao longo de décadas.

    É fato que o Estado, antes disso tudo, já não conseguia dar conta das necessidades sociais da população e buscou apoio e ajuda das empresas que começaram a ser mais ativas diante dessa situação. Sendo assim, agora, mais do que nunca, percebemos o quanto estão engajadas para que possamos passar pelo desafio desse novo momento e percebermos que estão participando de maneira mais efetiva nesse processo.

    Aliado a tudo isso, o movimento de conscientização social das pessoas e dos consumidores começou a cobrar do setor privado a criação de iniciativas para suprir essa necessidade, o que acabou sendo o grande motivador para o surgimento do que chamamos de Responsabilidade Social nas Empresas, e que agora se tornou indispensável e, estruturalmente, um ponto de atenção prioritário na agenda das organizações. Quando falamos de Responsabilidade Social, conceitualmente, estabelecemos que, além do social, existe o conceito de Sustentabilidade para se atingir os objetivos com excelência dentro das próprias organizações, pois estão ligados aos fatores de qualidade e sustentabilidade em suas três dimensões: econômica, social e ambiental.

    É importante notar que as empresas foram abandonando a questão do assistencialismo e filantropia e adotando práticas que trouxessem valor social à sua imagem. Assim, através dessa credibilidade de agregar valor social, gera-se admiração da sociedade, utilizando práticas que as coloquem em destaque frente aos seus concorrentes.

    Uma vez que consigam trazer mudanças para a sociedade demonstrando maturidade quanto ao desenvolvimento social, passam a adotar práticas que realmente geram alguma mudança.

    A adoção dessas práticas possibilitou às organizações agregar valor social à sua imagem e, através dela, alcançar a credibilidade e admiração de toda a sociedade, conquistando um destaque frente à concorrência. Hoje, nesse “novo normal”, percebemos o quanto essas ações, na prática, foram e são fundamentais, pois a reputação construída passa a ser o fator gerador da decisão de compra.

    O novo contexto econômico, político, social e cultural que consiste, em um mundo ainda globalizado – mesmo durante a pandemia – juntamente com as grandes inovações tecnológicas, tem acarretado o aumento da competitividade. Enquanto isso, o Estado perde tamanho e força, necessitando da ajuda de toda a sociedade para cumprir seu papel. Nos anos 80, o surgimento do terceiro setor (organizações sem fins lucrativos e não governamentais) e o estabelecimento de parcerias deste com o Segundo Setor (organizações privadas), fez surgir dentro das empresas as políticas de responsabilidade social. Assim, o segundo setor tornou-se parceiro e corresponsável pelo desenvolvimento social com projetos em diversas áreas.

    Visando o desenvolvimento sustentável, governo, empresas e sociedade se organizaram para atender não apenas às questões econômicas, como também os problemas sociais e ambientais. Nesta união, o comprometimento deve partir de todos, indo de acionistas a funcionários, prestadores de serviços a consumidores, comunidade a meio-ambiente. Uma postura verdadeiramente ética e transparente passou a ser exigida do empresariado pelos consumidores, visando o resgate da cidadania e o respeito ao meio ambiente do qual depende, e está sendo colocada em prática por meio de princípios e valores adotados pelas organizações. Vale ressaltar que empresas que adotam práticas e políticas sustentáveis, e que são socialmente justas e respeitam a diversidade e a inclusão, são mais valorizadas na Bolsas de Valores.

    Sendo o tema Responsabilidade Social um assunto muito cobrado das empresas devido à nova realidade de mercado que se vive, onde a sociedade está tendo uma consciência mais crítica e política para exigir ações sociais das empresas, estas, bem como as marcas, deverão estar associadas ao compromisso social, pois os consumidores de todo o mundo estão exigindo atitudes claras e estratégicas.

    Hoje, no contexto econômico, político, social, cultural e principalmente tecnológico, com grandes inovações disruptivas que vêm recriando e substituindo serviços estabelecidos a décadas, houve um aumento na velocidade dos processos e um aumento da competitividade. Consequentemente, a participação da sociedade torna-se fundamental para que o Estado consiga cumprir seu papel.

    Dessa forma as empresas (segundo Setor) tornaram-se corresponsáveis e também parceiras pelo desenvolvimento nas áreas de responsabilidade social e de sustentabilidade, considerando que, ao longo desses últimos anos, vêm incluindo pessoas e assuntos relacionados a Acessibilidade Digital para deficientes de diferentes modalidades e construindo um ambiente onde a Diversidade passou a ser valorizada e cobrada dos acionistas, funcionários e apoiadores das causas, através de ações, produtos e serviços. Assim, esse comprometimento de todos, que já estava na pauta das empresas, hoje torna-se vital. A ética e a transparência passaram a ser uma exigência dos consumidores ao empresariado, num movimento de cidadania, Inclusão Social e respeito ao meio ambiente do qual depende, colocando em prática os princípios e valores adotados.

    Segundo o Instituto Ethos o resultado desse processo trará: “a valorização da imagem institucional e da marca maior lealdade do consumidor, maior capacidade de recrutar e manter talentos, flexibilidade e capacidade de adaptação e longevidade”. Reforçando que a responsabilidade social e a Acessibilidade Digital nesse momento são essenciais na estratégia das empresas.

    Seremos cada vez mais responsáveis socialmente, inclusivos, acessíveis digitalmente e exigentes. As empresas serão seriamente cobradas devido a realidade do “Novo Mercado”, onde a consciência da sociedade está mais crítica e política, além de exigente quanto às ações sociais, vivendo sob a criticidade dos clientes, associando as mesmas a esse compromisso, uma vez que o mundo todo vem exigindo atitudes claras e estratégicas e que representarão seus ideais e as marcas de suas preferências.

    Sua empresa deve ter em mente que a Responsabilidade Social, Sustentabilidade e Acessibilidade Digital, além de beneficiar a todos, também gera um efeito muito positivo financeiramente, tecnicamente, juridicamente e na imagem pública das organizações. Sendo assim, se sua empresa ainda não tem conteúdo digital e website acessíveis, talvez seja o momento de entrar em contato com a EqualWeb. Fale com um de nossos especialistas!

     

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