Notícias

  • EqualWeb participa da seleção dos melhores projetos de startups da XP Inc.

    No dia 25 de setembro, a XP Ventures, braço da XP Inc., realizou um Pitchday para avaliar projetos de empresas com práticas sociais, ambientais e de governança corporativa. Das 50 empresas pré-selecionadas, apenas 5 startups foram escolhidas para participar do evento, e a EqualWeb ficou entre essas cinco!

    Cada startup apresentou seus projetos e iniciativas durante 15 minutos para uma banca avaliadora, composta por executivos da XP e de grandes corporações parceiras, como Marcos Sterenkrantz (Head da XP Ventures), Guilherme Benchimol (CEO da XP Inc.), Marta Pinheiro (Diretora de ESG da XP Inc.), Franklin Luzes (VP de Inovação da Microsoft Brasil) e Gabriela Chagas (responsável por Novos Negócios, da Vox Capital).

    A XP Inc. vem trabalhando há meses na criação de uma área de venture capital, com o objetivo de aumentar o contato com o ecossistema brasileiro de startups. E não é só isso. Segundo Marcos Sterenkrantz, Head da XP Ventures, eles também buscam “encontrar empresas que potencializem o propósito da XP”.

    A EqualWeb foi selecionada este ano por ser uma tecnologia israelense de acessibilidade digital que chega no mercado brasileiro com a proposta de levar inclusão e igualdade para a internet. No Pitch, a empresa foi apresentada por Andrea Schwartz (Porta-voz e Presidente), Ricardo Hechtman (Head de Inovação) e Jaques Haber (Head Comercial).

    Andrea Schwartz, que se encontra numa cadeira de rodas desde seus 22 anos, contou que começou a questionar o cenário de acessibilidade quando se viu inserida na realidade de mais 45 milhões de brasileiros que possuem alguma limitação. “A sociedade tem que olhar a deficiência. Na sigla PCD, o P de pessoa vem antes do D de deficiência. Falar sobre inclusão é falar sobre criar pontes. Quando a gente fala de inclusão, a gente tem que falar dessa palavra maior que é oportunidade e pensar que as questões de inclusão estão ligadas à liberdade”, ressaltou Andrea.

    A sociedade ainda vê os deficientes de forma diferente e oferecem poucas oportunidades a eles. E questões como a acessibilidade digital impactam diretamente a vida da população e impedem que muitas pessoas realizem atividades cotidianas, principalmente neste período de pandemia. A tecnologia nos dias de hoje ainda é muito excludente: mais de 25% dos brasileiros apresentam alguma limitação para acessar conteúdos digitais e apenas 1% dos 14,5 milhões de websites são acessíveis no Brasil. “Mas, felizmente, a EqualWeb surge no mercado para resolver essa questão. Não dá mais para a gente fingir que essas pessoas não existem”, comentou Andrea.

    Segundo Jaques, a tecnologia da EqualWeb é capaz de acelerar os processos de inclusão, a partir dos canais digitais. Os desafios para tornar um site acessível sempre foram enormes: projetos complexos. de alto investimento, requerendo profissionais especializados e uma manutenção e atualização constante.

    “Mas a EqualWeb simplifica este processo. Por fazer uso de tecnologia de ponta e algoritmos de inteligência artificial, a solução abraça e resolve as necessidades específicas de todas essas pessoas que precisam de algum recurso para navegar na web. Além disso, é uma solução SAAS de fácil integração. Então, ela não é invasiva e não mexe no código do site. É praticamente toda automática, e resolve 95% dos problemas de acessibilidade na web de forma instantânea.”, comenta o Head Comercial.

    E os benefícios não param na implantação. Empresas que investem em acessibilidade digital têm a possibilidade de conversar e abraçar 60 milhões de potenciais novos usuários, humanizar e trazer impacto social para a marca, melhorar o ranqueamento nos mecanismos de busca, aumentar o potencial de receita, e estar em conformidade com a legislação brasileira, a Lei Brasileira de Inclusão.

    Ao final da apresentação, o Head de Inovação, Ricardo Hechtman, demonstrou brevemente como a tecnologia da EqualWeb funciona e alguns dos seus recursos de acessibilidade. Ricardo destacou ainda que a instalação da ferramenta é um processo muito simples e rápido. “Em apenas alguns segundos, a gente gera uma linha de código no site e a tecnologia ainda funciona em todos os tipos de sistema que aceite uma linha Java Script.”, ressaltou.

    Em breve, o XP Inc. vai anunciar as duas startups selecionadas e que terão espaço em eventos futuros da XP sobre a temática Meio-ambiente, Social e Governança (ESG do inglês Environmental, Social e Governance). A escolha das melhores startups vai acontecer com base na avaliação da banca avaliadora e do voto do público que participou da Live no YouTube. Quer saber mais? Assista a Live completa do evento: https://www.youtube.com/watch?v=R0yhQg1l-5o


0 comentários

Deixe uma resposta

A EqualWeb é uma das soluções líderes globais em acessibilidade digital. Há 6 anos, vem tornando sites e conteúdos digitais acessíveis para pessoas que possuem alguma necessidade especial.

São Paulo

Av. das Nações Unidas, 8501, 17º andar
Pinheiros, São Paulo/SP

E-mail: [email protected]

Rio de Janeiro

Rua Visconde de Pirajá 351, Andar P
Ipanema, Rio de Janeiro/RJ

Telefone: +55 21 99506-0993