Notícias

  • Estúdio News debate visão da sociedade sobre pessoas com deficiência

    Compartilhe

    O programa discute o capacitismo, nome dado ao preconceito ou ato de subestimar e rotular as pessoas com deficiência

    Do R7 – 4/3/2021 às 10h22

    Capacitismo é o nome dado ao preconceito ou ato de subestimar e rotular as pessoas com deficiência, algo tão enraizado em nossa sociedade que às vezes nem percebemos as atitudes capacitistas que tomamos.

    O Estúdio News coloca em pauta esse tema, ainda tão pouco discutido, e recebe Andrea Schwarz, CEO da IIgual Inclusão e Diversidade e presidente da EqualWeb Brasil, e Daniel Rosinha, jornalista e repórter do Balanço Geral RJ, conhecido como Daniel Toco.

    Andrea Schwarz, hoje com 44 anos, tornou-se cadeirante aos 22 e desde então começou a se incomodar quanto às questões de inclusão e falta de representatividade. Seu incômodo virou empreendedorismo focado em empregabilidade para as pessoas com deficiência e, de lá para cá, já ajudou a incluir mais de 20 mil PCDs, em mais de 1.000 empresas.

    Debate sobre pessoas com deficiência no Estudio News

    Andrea Schwarz, Gustavo Toledo e Daniel Toco – Divulgação

    Ativista da causa, Andrea já publicou livros sobre o tema e foi eleita uma LinkedIn Top Voices, resultado do interesse da sociedade em conhecer e se informar mais.

    “Minha rede de seguidores não é composta só de pessoas com deficiência, porque todo mundo tem sua história e quanto mais a gente escuta, percebemos que estamos a uma história de distância e que temos muito mais em comum do que pensamos. Acho que as redes sociais têm um papel importantíssimo de normalizar algumas questões e mostrar que não vivo apesar da minha deficiência, mas sim, vivo com minha deficiência, isso é muito diferente”.

    O repórter Daniel Toco nasceu sem o braço direito e desde criança teve que aprender a enfrentar a sociedade capacitista. Toco conta que o modo que encontrou para lidar com as piadas na escola foi fazer piadas consigo mesmo, colegas e professores, no fundo uma forma de fuga para poder ser aceito.

    Há quase 1 ano, ele comanda o quadro Cidade Alegre, no Balanço Geral RJ, um quadro só de notícias boas, que deu certo. Além de trabalhar a educação da sociedade, Toco acredita que se aceitar é o primeiro passo.

    “Tem o trabalho interior de falar “Eu posso, eu me aceito, eu me amo, e nada vai me impedir”, e quando você tem essa força dentro de você, o mundo pode falar que não, mas você vai conseguir. Eu sou o primeiro repórter com agenesia de membro na TV, eu não tinha referência nela, eu não conseguia olhar e falar que eu ia conseguir porque fulano já foi. Foi um pouco doloroso aceitar, mas quando aceitei as portas foram se abrindo”.

    Acesse a matéria completa pelo link: https://noticias.r7.com/brasil/estudio-news-debate-visao-da-sociedade-sobre-deficientes-04032021?amp


A EqualWeb é uma das soluções líderes globais em acessibilidade digital. Há 6 anos, vem tornando sites e conteúdos digitais acessíveis para pessoas que possuem alguma necessidade especial.

Selo Empresa Promotora de Impacto Amiga da Inclusão DigitalSelo Certificado de Acessibilidade Digital LBI CompliantSelo Certificado ABNT

São Paulo

Av. Marcos Penteado de Ulhôa Rodrigues 939, 8º andar - Torre I
Ed. Jacarandá
Tamboré, Barueri/SP

E-mail: [email protected]

Rio de Janeiro

Rua Visconde de Pirajá 351, Andar P
Ipanema, Rio de Janeiro/RJ

Telefone: +55 21 99216-5814

×