Notícias

  • Seu evento online também precisa ser acessível a todos

    Compartilhe

    Eventos online têm ganhado cada vez mais força e se tornarão uma tendência para os próximos anos. Porém, produzi-los não é uma tarefa simples.

    Além de fazer algo que seja inovador e satisfatório para quem vai assistir, a acessibilidade deve ser levada em conta para que todas as pessoas possam participar e consumir o conteúdo sem nenhum impedimento. Afinal, estamos falando de mais de 60 milhões de brasileiros que possuem alguma deficiência ou limitação. E eles, assim como qualquer outra pessoa, consomem conteúdo digital e acessam diariamente o ambiente online.

    Além disso, criar um evento inclusivo é lei! A LBI (Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência), que entrou em vigor em 2015, garante em seu art. 63: “É obrigatória a acessibilidade nos sítios da internet mantidos por empresas com sede ou representação comercial no País ou por órgãos de governo, para uso da pessoa com deficiência, garantindo-lhe acesso às informações disponíveis, conforme as melhores práticas e diretrizes de acessibilidade adotadas internacionalmente.”

    Sendo assim, há muitos fatores que devem ser levados em conta, como a legendagem de vídeos, a audiodescrição, a contratação de um intérprete de libras, a divulgação inclusiva etc. Iremos, portanto, neste blog, dar algumas dicas de como tornar o seu evento digital acessível para todos.

    Antes de tudo, escolha uma plataforma para realizar o seu evento que seja intuitiva, simples e, o mais importante, digitalmente acessível. Portanto, ela deve oferecer, por exemplo, um bom contraste, layout acessível, navegação por teclado e avatar de Libras para tradução do conteúdo textual. Dessa forma, estará preparada para atender pessoas com diferentes tipos de limitações.

    A divulgação acessível do seu evento online também é essencial. Quando for divulgado nas redes sociais, lembre-se de colocar a descrição da imagem na ferramenta “texto alternativo” ou a hashtag #PraCegoVer.

    Dito isto, vamos destacar alguns recursos importantes que devem ser implementados:

    1. Tradução em Libras com um intérprete

    A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é uma língua oficial no Brasil desde 2002. É por meio dela que os surdos conseguem ter pleno acesso aos eventos transmitidos pela internet.

    Para exercer essa tradução, contrate intérpretes capacitados e que possam traduzir, além das conversas, os termos técnicos, os sinais de marcas, pessoas, gírias, entre outros elementos. Além disso, lembre-se: a plataforma escolhida para o seu evento online precisa ter uma janela disponível só para os intérpretes que se revezarão de tempos em tempos.

    1. Legendas em tempo real

    Esse recurso é essencial para pessoas com deficiência auditiva que não compreendem a Língua Brasileira de Sinais ou para usuários, que conhecem a Língua de Libras, mas que precisam consultar as legendas caso não reconheçam algum sinal informado pelo intérprete.

    Para incluir esse recurso de acessibilidade do jeito certo, o ideal é contratar um profissional de estenotipia, responsável por fazer a legenda em tempo real de tudo o que é dito.

    Outra possibilidade é contar com serviços de legendas ao vivo disponíveis em plataformas como Facebook e Youtube. Mas, nesse caso, o nível de assertividade varia. Então, é mais seguro optar pelo profissional de estenotipia.

    1. Audiodescrição simultânea

    A audiodescrição é como traduzir as imagens em palavras. Sendo assim, profissional audiodescritor é responsável por descrever todas as informações visuais, como elementos do local do evento, a aparência física dos palestrantes e como estão vestidos, a projeção de slides e vídeos e qualquer ação relevante por parte dos palestrantes, organizadores ou espectadores.

    1. Divulgação pós-evento

    Caso a sua empresa vá divulgar os vídeos do evento, é fundamental se certificar de que todos eles estejam acessíveis. Caso algum recurso de acessibilidade tenha ficado de fora na transmissão ao vivo, corrija os problemas. Outra recomendação é transcrever o conteúdo falado em texto.

    O fato é que: não importa qual será o tipo do seu evento online, é fundamental fazer com que o público sinta-se bem-vindo, à vontade, confortável e seguro. Quer dar o primeiro passo rumo à acessibilidade? Fale com nossos profissionais. Oferecemos planos e recursos para que o seu site se torne acessível a todas as pessoas!


0 comentários

Deixe uma resposta

A EqualWeb é uma das soluções líderes globais em acessibilidade digital. Há 6 anos, vem tornando sites e conteúdos digitais acessíveis para pessoas que possuem alguma necessidade especial.

São Paulo

Av. das Nações Unidas, 8501, 17º andar
Pinheiros, São Paulo/SP

E-mail: [email protected]

Rio de Janeiro

Rua Visconde de Pirajá 351, Andar P
Ipanema, Rio de Janeiro/RJ

Telefone: +55 21 99506-0993

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar a navegar pelo site, você concorda com a utilização de cookies.