Notícias

  • Inclusão digital para idosos

    Compartilhe

    Inclusão digital para idosos pode ser um diferencial para a sua empresa! Afinal, foi-se o tempo em que os idosos ficavam em casa apenas assistindo televisão, fazendo crochê ou jogando cartas e dominó.

    A expansão do mundo digital quebrou as barreiras que existiam em relação à tecnologia. E hoje é muito comum vermos pessoas acima dos 60 anos conectados e vivenciando experiências virtuais.

    97% dos idosos no Brasil acessam a internet

    Um levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostrou que 97% dos idosos brasileiros acessam a internet. Entre as principais razões para estarem conectados, estão: busca por notícias, manter contato com a família, procurar informações sobre produtos e serviços e usar o ambiente digital para fazer compras online.

    Este cenário já vinha se desenhando, mas, de fato, houve uma aceleração em razão da pandemia. Com os idosos isolados em casa, eles passaram a fazer uso da tecnologia para realizar tarefas cotidianas, como estudar, se informar, comprar, conversar com familiares e amigos.

    Ter o mundo digital se abrindo para o público +60 é o caminho para que eles obtenham uma vida mais independente e autônoma. O aprendizado tecnológico depois dos 60 anos possibilita novas descobertas e experiências. Além disso, permite que este público interaja e se comunique com outras pessoas, passando a estar integrados à comunidade online.

    Inclusão digital para idosos: público ainda tem dificuldade para acessar a web

    Mas mesmo que a inclusão digital esteja crescendo, muitos idosos ainda não fazem parte desse universo.

    Isso acontece porque:

    • alguns não estão familiarizados com o uso de novas tecnologias
    • a evolução constante torna a internet um ambiente cada vez mais complexo
    • falta conhecimento específico sobre algumas ferramentas mais recentes
    • possuem limitações físicas – redução da visão e dos movimentos finos – e cognitivas

    Então, o que empresas e a sociedade podem fazer para ampliar a inclusão digital para os idosos?

    Bom, para começar, familiares e amigos podem estimular o uso e ensiná-los a usar as tecnologias, mostrando que não são um bicho de 7 cabeças. O uso e a prática tornam tudo mais natural e fácil. Inclusive, já existem também programas e cursos para introduzir o idoso no universo digital.

    Mas, acima de tudo, a web precisa ser um local inclusivo. Ou seja, os sites devem ter uma estrutura que faça com que os idosos não encontrem dificuldade para navegar na internet. Mas apesar deste ser o mundo ideal, não é bem o que acontece.

    Afinal, de nada adianta saber mexer nas redes sociais e usar um celular, se no universo digital ainda existem tantas barreiras.

    Para se ter uma ideia, hoje, menos de 1% dos sites brasileiros são acessíveis e milhões de páginas na web oferecem impedimentos para que pessoas idosas naveguem com autonomia. Estamos falando desde layouts complicados e letras ou ícones pequenos até conteúdos complexos.

    Tenha sempre em mente que quando falamos em acessibilidade digital, não estamos falando apenas de pessoas com deficiência. Estamos falando de todas as pessoas que enfrentam dificuldades e possuem alguma limitação para consumir o conteúdo online.

    Os recursos da tecnologia EqualWeb facilitam a navegação do público +60 na web

    A proposta de valor da nossa tecnologia está justamente em tornar o acesso mais simples para pessoas com deficiência ou com alguma necessidade específica de navegação. Como pode ser o caso de boa parte dos idosos.

    Com nossos recursos, uma pessoa idosa tem à disposição, em apenas um clique, funcionalidades como: zoom para ampliar o conteúdo da tela, destaque para os links e cabeçalhos, ampliação do cursor do mouse, aumento do espaçamento entre as linhas e do tamanho das fontes, entre outras funções.

    A importância de investir na inclusão digital para idosos

    A tecnologia não olha idade, classe social, gênero e cor da pele. Ela está aí para servir a todos, sem distinções.

    Portanto, ao investir na acessibilidade digital, sua empresa atingirá um público ainda mais amplo e pode conquistar mais clientes e visitantes. Ainda mais com o notável crescimento do número de brasileiros com idade acima de 60 anos. De acordo com o IBGE, nos próximos 20 anos, a população acima dos 60 anos mais que triplicará, alcançando o número de 88,9 milhões de brasileiros (39,2% da população).

    Com mais pessoas acessando o seu conteúdo e os seus produtos e serviços, sua marca pode ter aumento de engajamento nas páginas online e gerar mais vendas. Além disso, você ainda consegue melhorar a imagem da empresa. Organizações que investem no social e na inclusão são muito bem vistas no mercado.

    São inúmeros os benefícios de contar com a acessibilidade digital! Quer ser uma promotora da inclusão digital para idosos e para mais de 60 milhões de brasileiros? A EqualWeb pode te ajudar a dar o primeiro passo. Entre em contato com um de nossos especialistas!


A EqualWeb é uma das soluções líderes globais em acessibilidade digital. Há 6 anos, vem tornando sites e conteúdos digitais acessíveis para pessoas que possuem alguma necessidade especial.

São Paulo

Av. das Nações Unidas, 8501, 17º andar
Pinheiros, São Paulo/SP

E-mail: [email protected]

Rio de Janeiro

Rua Visconde de Pirajá 351, Andar P
Ipanema, Rio de Janeiro/RJ

Telefone: +55 21 99216-5814

×