Notícias

  • Tecnologia assistiva: entenda o que é

    Compartilhe

    Tecnologia Assistiva é o termo usado para identificar recursos e serviços que visam melhorar a qualidade de vida de pessoas com deficiência e permitir que elas se tornem mais independentes e se sintam incluídas nos espaços físicos e digitais.

    A Lei nº 13.146/2015, conhecida como a Lei Brasileira de Inclusão, explica o conceito de Tecnologia Assistiva  (TA) como:

    “produtos, equipamentos, dispositivos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivem promover a funcionalidade, relacionada à atividade e à participação da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida, visando à sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social”.

    Sendo assim, estamos falando de rampas de acesso, elevadores, adaptações no banheiro, recursos de acessibilidade digital em sites, aparelhos para pessoas com deficiência auditiva, bengalas para pessoas com deficiência visual, e muito mais.

    Recursos x serviços

    Essas tecnologias, por sua vez, se dividem em dois grandes grupos: recursos e serviços.

    Os recursos configuram qualquer item, produto, equipamento ou sistema fabricado ou adaptado que é utilizado para melhorar as capacidades funcionais das pessoas com deficiência.

    Já os serviços são aqueles que auxiliam diretamente uma pessoa com deficiência a selecionar, obter ou usar os recursos mencionados acima. É o caso, por exemplo, da avaliação e experimentação das tecnologias. Eles envolvem geralmente profissionais de diversas áreas como fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, educadores, designers, engenheiros etc.

    Por sua vez, tanto os recursos como os serviços podem ser subdivididos em algumas categorias. Confira abaixo!

    Categorias dos recursos e serviços da tecnologia assistiva

    1. Auxílios para a vida diária: materiais e produtos que auxiliam em tarefas do dia-a-dia, como comer, cozinhar, se vestir, tomar banho etc. Um exemplo são as colheres com cabo inteligente.
    2. Comunicação aumentativa e alternativa (CAA): Recursos, eletrônicos ou não, que permitem a comunicação expressiva e receptiva das pessoas sem a fala ou com alguma limitação para se comunicar. Ex: softwares dedicados para esse fim.
    3. Auxílios para pessoas com alguma deficiência auditiva: Auxílios que incluem aparelhos para surdez, telefones com teclado, sistemas com alerta tátil-visual, campainhas luminosas entre outros.
    4. Recursos de acessibilidade no computador: Teclados modificados ou alternativos, reconhecimento de voz, entre outros recursos que permitem que pessoas com deficiência consigam acessar o computador.
    5. Sistemas de controle de ambiente: Sistemas eletrônicos que permitem as pessoas com limitações motoras controlar remotamente aparelhos eletroeletrônicos, sistemas de abertura de portas, janelas, cortinas e afins, de segurança, entre outros.
    6. Projetos arquitetônicos para acessibilidade: Adaptações estruturais como rampas, elevadores, adaptações em banheiros etc.
    7. Auxílios de mobilidade: Cadeiras de rodas manuais e motorizadas, bases móveis, andadores, scooters ou qualquer outro veículo de mobilidade pessoal.
    8. Órteses e próteses: Visa auxiliar pessoas com limitações físicas ou cognitivas
    9. Adequação postural: Adaptações para cadeira de rodas ou outro sistema de sentar bem como posicionadores ou contentores
    10. Auxílios para pessoas com deficiência visual: Lupas e lentes, Braille para equipamentos com síntese de voz, impressoras de pontos Braille e de relevo para publicações, animais adestrados para acompanhamento das pessoas etc.
    11. Adaptações em veículos: Acessórios e adaptações veiculares que possibilitam o acesso e a condução do veículo, como arranjo de pedais, acessórios para guidão, rampas e elevadores para cadeiras de roda.

    As informações acima foram extraídas do site: https://www.assistiva.com.br/tassistiva.html

    A EqualWeb é uma tecnologia assistiva!

    A EqualWeb é uma tecnologia assistiva que possibilita tornar qualquer site acessível a pessoas com deficiência ou alguma limitação na navegação na web.

    Trabalhamos com um portfólio de 31 soluções, que vão de Comando de Voz (ferramenta para pessoas com limitação motora, ausência de braço ou mãos, paralisia ou deficiência visual) até Descrição de Imagem (essencial a pessoas com deficiência visual).

    Tornando o site da sua empresa acessível, você está permitindo que mais de 60 milhões de brasileiros consumam conteúdo online e acessem as páginas com autonomia e liberdade. Quer saber como? Fale com nossos consultores!


A EqualWeb é uma das soluções líderes globais em acessibilidade digital. Há 6 anos, vem tornando sites e conteúdos digitais acessíveis para pessoas que possuem alguma necessidade especial.

São Paulo

Av. das Nações Unidas, 8501, 17º andar
Pinheiros, São Paulo/SP

E-mail: [email protected]

Rio de Janeiro

Rua Visconde de Pirajá 351, Andar P
Ipanema, Rio de Janeiro/RJ

Telefone: +55 21 99216-5814

×