Notícias

  • Tecnologias assistivas: você já ouviu falar?

    Compartilhe

    O termo tecnologias assistivas ainda é novo no mercado, mas muito importante! Portanto, você e sua empresa precisam estar atentos a ele. Você conhece ou já ouviu falar?

    Primeiro, queremos te fazer uma pergunta: como está a acessibilidade na sua empresa? Quando você pensa em projetos arquitetônicos, funções manuais ou acessibilidade na web, você pode dizer que pessoas com deficiência estão incluídas e se sentem parte do ambiente?

    Se a resposta for não, é aí que as tecnologias assistivas entram! Vamos entender, então, o que são essas tecnologias e como elas podem ajudar na inclusão de milhões de brasileiros.

    O que são tecnologias assistivas

    As tecnologias assistivas englobam inúmeros recursos e serviços que visam melhorar a vida de pessoas com deficiência e permitir que elas sejam mais independentes e se sintam incluídas nos espaços físicos e digitais. É uma forma de garantir qualidade de vida, conforto e autonomia a esse público.

    No Brasil, o Comitê de Ajudas Técnicas – CAT, instituído pela Portaria N° 142, de 16 de novembro de 2006 propõe o seguinte conceito para a tecnologia assistiva:

    “Tecnologia Assistiva é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social”.

    Atualmente, essas tecnologias estão em diversos lugares, e muitas vezes nem percebemos suas aplicações. Para entender melhor como isso funciona na prática, vamos pensar nos inúmeros desafios que as pessoas com deficiência enfrentam diariamente.

    Imagine você ser uma pessoa com deficiência física e não poder acessar livremente determinados estabelecimentos, simplesmente porque não possuem rampas de acesso ou elevadores. Ou não poder acessar o conteúdo de um site que você gosta, porque ele não possui recursos acessíveis que te auxiliem a ler, escutar ou interpretar com clareza o que está sendo dito. Complicado, não é mesmo?

    Então, quando falamos de tecnologias assistivas, estamos falando exatamente desses meios e funcionalidades que permitem que as pessoas consigam ter liberdade para fazer o que quiserem, e com conforto e segurança.

    Nos referimos a rampas de acesso, adaptações no banheiro, a recursos de acessibilidade digital em sites, aparelhos para pessoas com deficiência auditiva, bengalas para pessoas com deficiência visual, e muito mais.

    Recursos x serviços

    Essas tecnologias, por sua vez, se dividem em dois grandes grupos: recursos e serviços.

    Os recursos configuram qualquer item, produto, equipamento ou sistema fabricado ou adaptado que é utilizado para melhorar as capacidades funcionais das pessoas com deficiência. Pode ser desde uma bengala, roupas adaptadas e dispositivos para adequação da postura a softwares e hardwares. A ferramenta de acessibilidade da EqualWeb é, portanto, um recurso.

    Já os serviços são aqueles que auxiliam diretamente uma pessoa com deficiência a selecionar, obter ou usar os recursos mencionados acima. É, no caso, a avaliação e experimentação das tecnologias. Eles envolvem geralmente profissionais de diversas áreas como fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, educadores, designers, engenheiros etc.

    Como as tecnologias assistivas podem ser aplicadas

    Podemos ver essas tecnologias assistivas no nosso cotidiano, em tarefas rotineiras como comer, cozinhar, vestir-se ou tomar banho. São o caso de equipamentos adaptados para dar mais independência a pessoas com deficiência, como colheres com cabo inteligente que auxiliam pessoas com mobilidade reduzida ou que possuem tremores a se alimentarem com autonomia. Se você ainda não viu como funciona, vale a pena pesquisar para conhecer! Elas conseguem reduzir em até 70% os tremores das mãos. Incrível, né?

    Além disso, também vemos essas tecnologias em sistemas de controle do ambiente, como, por exemplo, um controle remoto adaptado. Ele é essencial para ajudar uma pessoa com limitações motoras a ligar, desligar e ajustar aparelhos eletrônicos, sem a ajuda de terceiros.

    Ou ainda podemos vê-las presentes em projetos arquitetônicos, por meio da instalação de rampas, corrimãos, banheiros adaptados e elevadores. Neste caso, felizmente, já vemos bastante desses recursos implementados.

    Outros exemplos que são bastante conhecidos são próteses, adaptações feitas em veículos, recursos que ajudam a manter a postura alinhada, funcionalidades como bengalas, muletas, andadores, carrinhos, cadeiras de rodas manuais ou elétricas, entre muitas outras coisas.

    Mas não pense que essas tecnologias estão apenas no universo físico! Elas também estão presentes no mundo digital.

    É o caso dos softwares e as chamadas pranchas de comunicação alternativa na área da comunicação. Essas tecnologias são muito importantes para ajudar pessoas que tem limitações na fala ou na escrita, como alunos com autismo. A alta tecnologia desses recursos garante uma comunicação muito eficiente.

    Também é o caso dos recursos acessíveis disponíveis em sites. Sites que possuem essas funcionalidades permitem que pessoas com deficiências, limitações, idosos ou analfabetos, consumam conteúdo online e acessem as páginas com autonomia e liberdade.

    E é muito importante que esses recursos sejam utilizados e aplicados, afinal, hoje, apenas 1% dos sites brasileiros são acessíveis. São mais de 60 milhões de pessoas que encontram barreiras e impedimentos para acessar a web livremente.

    Quer começar a investir em tecnologias assistivas no seu website? Com a EqualWeb isso já é possível! A solução da EqualWeb adiciona até 31 recursos automaticamente ao site de sua empresa, deixando-o acessível na medida da necessidade de cada usuário. Tudo em conformidade com a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) no que tange a acessibilidade digital. Quer saber mais? Fale com nossos especialistas!


A EqualWeb é uma das soluções líderes globais em acessibilidade digital. Há 6 anos, vem tornando sites e conteúdos digitais acessíveis para pessoas que possuem alguma necessidade especial.

São Paulo

Av. das Nações Unidas, 8501, 17º andar
Pinheiros, São Paulo/SP

E-mail: [email protected]

Rio de Janeiro

Rua Visconde de Pirajá 351, Andar P
Ipanema, Rio de Janeiro/RJ

Telefone: +55 21 99216-5814