Notícias

  • Acessibilidade digital para idosos: entenda a importância

    Compartilhe

    Sua empresa investe na acessibilidade digital para idosos?

    Diferente das novas gerações que já nasceram com a tecnologia presente em suas casas, pessoas que nasceram décadas antes da disseminação da internet e do computador, como é o caso dos idosos (para fins oficiais, aqueles nascidos antes de 1961), encontram muitas dificuldades para se adaptar a uma nova realidade tão digital.

    Mas com a expectativa de vida aumentando a cada ano, os idosos estão ficando cada vez mais ativos quando se trata da tecnologia.

    Um levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostrou que 97% dos idosos brasileiros acessam a internet.

    Entre os principais motivos que fazem os idosos estarem conectados são:

    • a busca por notícias (64%)
    • manter contato com a família (61%)
    • procurar informações sobre produtos e serviços (54%)

    Além disso, muitos têm optado também por usar o ambiente digital para fazer compras online.

    Todo esse crescimento vem sendo impulsionado pela pandemia. A Covid-19 acelerou o acesso ao mundo digital, e o isolamento social fez com que os idosos tivessem que navegar na web para realizar suas tarefas cotidianas, fazer compras e se informar.

    O ambiente digital também traz desafios

    Mas não se engane por achar que a internet só facilitou a vida desse grupo. O ambiente digital trouxe também muitos desafios.

    Afinal, os idosos podem apresentar limitações físicas e cognitivas, e muitos não têm familiaridade com tecnologias.

    Então, em um mundo cada vez mais tecnológico, como incluir esse público? Fica ainda mais difícil pensar nisso quando olhamos para a realidade do nosso país.

    Hoje, menos de 1% dos sites no Brasil são acessíveis para pessoas com deficiência ou alguma limitação. Isso significa que milhões de páginas brasileiras oferecem barreiras – layout complicado, letras e ícones pequenos, conteúdos complexos etc. – para que esses usuários naveguem com autonomia.

    A inclusão digital precisa se dirigir às pessoas mais velhas também, principalmente nesse período de pandemia, quando o isolamento social praticamente exige que as tarefas e a comunicação sejam realizadas através de telas.

    O problema é que, muitas vezes, quando pensamos em acessibilidade digital, tendemos a pensar apenas em pessoas com deficiência, mas pessoas com + 60 anos também encontram dificuldades para navegar na web, e necessitam de recursos que eliminem as barreiras que existem hoje na internet.

    E a grande maioria desse público se sente excluída do mundo digital. Segundo pesquisa realizada pelo Sesc São Paulo e pela Fundação Perseu Abramo, apenas 19% dos maiores de 60 anos fazem uso efetivo da rede. 72% da população da terceira idade nunca utilizou um aplicativo e 62% nunca utilizou redes sociais.

    A tecnologia é um dos caminhos para o conhecimento, entretenimento e transformação. Não podemos deixá-los de fora ou negligenciá-los.

    A importância de investir na acessibilidade digital para idosos

    E, se quiser expandir seu público e conquistar mais clientes, as organizações precisa investir na experiência de navegação e compra desses consumidores.

    Com um público mais amplo consumindo o seu conteúdo, sua empresa conseguirá se ranquear melhor em ferramentas de busca, como Google e Yahoo. E isso, consequentemente, vai aumentar o engajamento das suas páginas e possivelmente gerar mais vendas.

    Ainda mais com o notável crescimento do número de brasileiros com idade acima de 60 anos. Segundo dados do IBGE, em 2050, os idosos corresponderão a 66,5 milhões de pessoas (29,3% da população).

    Por isso, comece já a incluir esse público! A EqualWeb pode te ajudar a dar o primeiro passo.

    Oferecemos a solução perfeita para seu site se tornar acessível. Suas páginas terão até 31 recursos de acessibilidade para que seus usuários escolham as funcionalidades adequadas a suas necessidades específicas. Funcionalidades essas que vão desde leitores de texto e configuração de cores de fundo e cabeçalhos até adaptação de fontes e foco e ampliação do tamanho do cursor do mouse.

    Com a EqualWeb, os usuários viram protagonistas. Quer saber mais? Fale com nossos especialistas.


A EqualWeb é uma das soluções líderes globais em acessibilidade digital. Há 6 anos, vem tornando sites e conteúdos digitais acessíveis para pessoas que possuem alguma necessidade especial.

São Paulo

Av. das Nações Unidas, 8501, 17º andar
Pinheiros, São Paulo/SP

E-mail: [email protected]

Rio de Janeiro

Rua Visconde de Pirajá 351, Andar P
Ipanema, Rio de Janeiro/RJ

Telefone: +55 21 99216-5814