Notícias

  • Acessibilidade digital em tempos de pandemia: Sites sobre a Covid-19 têm falhas de acessibilidade em 189 países

    Compartilhe

    Para enfrentar a pandemia, é crucial que notícias oficiais e informações sobre como prevenir e conter o Coronavírus sejam acessíveis a todos. Mas será que essas informações estão disponíveis para toda a população?

    A resposta é não. Apesar da quantidade de informações diárias sobre o vírus, há uma parcela do público que não consegue consumir essas notícias por conta própria. O motivo? A ausência de recursos de acessibilidade digital em websites.

    Um estudo conduzido por instituições de Israel analisou sites de 189 nações e concluiu que as informações sobre a pandemia não chegam de maneira eficiente a pessoas com deficiência. Segundo os pesquisadores da Universidade Bar-Ilan, do Centro Médico Galilee e da Universidade de Tel Aviv, sites informativos sobre a Covid-19 têm falhas de acessibilidade em 89% dos países.

    Os critérios utilizados foram descritos pela Iniciativa de Acessibilidade na Web (WAI) para determinar quais sites implementaram totalmente os princípios de acessibilidade. Além disso, também foi avaliada a compatibilidade dos sites do governo em aplicativos móveis.

    Na pesquisa, alguns países aderiram totalmente às diretrizes da WAI, como foi o caso da Itália, Noruega, Coreia do Sul e Estados Unidos. Os outros apresentaram erros de acessibilidade significativos que geram barreiras de acesso para pessoas com deficiência. Os dados analisados pelos cientistas também mostraram que a maior parte dos sites das autoridades nacionais de saúde contém erros que podem dificultar a navegação desses usuários.

    Segundo o coautor do estudo, Amiel Dror, “não podemos esperar adesão às regras de uso de máscara, higiene e distanciamento social na luta contra a pandemia se a informação não estiver acessível a todos”. E completou: “Na ausência de informações acessíveis narradas às pessoas com deficiência, não podemos nos considerar uma sociedade verdadeiramente inclusiva”.

    Sem recursos acessíveis, usuários com deficiência não podem acessar informações

    A falta de recursos assistivos nos websites cria barreiras de navegação que dificultam e impedem a leitura de informações fundamentais sobre a pandemia. Informações básicas como a maneira certa de lavar as mãos, a importância do isolamento social e outras medidas de prevenção não chegam até essas pessoas.

    Como um surdo faz para obter notícias sobre a pandemia, uma vez que muitos dependem da língua de sinais? Como uma pessoa com deficiência visual é capaz de acessar um site se ele não possui a navegação adequada? Como idosos, que fazem parte do grupo de risco, vão se informar com problemas de contraste e tamanho de fontes?

    É preciso, portanto, que as informações fornecidas pelas autoridades nacionais de saúde estejam disponíveis em formatos acessíveis, incluindo tecnologia digital, legendas ou audiodescrição, através de uma linguagem fácil e simples. Todos esses fatores devem ser levados em conta.

    E o seu site? Conta com conteúdo acessível? É de suma importância que a sua empresa permita que pessoas com deficiência e limitações acessem de forma autônoma os conteúdos digitais, sem qualquer tipo de barreira. Dessa forma, você estará abrindo portas e tornando a sua marca mais inclusiva. E não só isso: estará ampliando o seu público e melhorando a imagem da sua empresa. Isso com certeza se converterá em nossos clientes e maior lucro. Conte com a EqualWeb para iniciar essa mudança!

    Acesse a matéria completa da Revista Galileu sobre o estudo de sites sobre Covid-19 que apresentam falhas em acessibilidade: https://revistagalileu.globo.com/Tecnologia/noticia/2021/01/sites-sobre-covid-19-tem-falhas-de-acessibilidade-em-89-dos-paises.html


A EqualWeb é uma das soluções líderes globais em acessibilidade digital. Há 6 anos, vem tornando sites e conteúdos digitais acessíveis para pessoas que possuem alguma necessidade especial.

Selo Empresa Promotora de Impacto Amiga da Inclusão DigitalSelo Certificado de Acessibilidade Digital LBI CompliantSelo Certificado ABNT

São Paulo

Av. Marcos Penteado de Ulhôa Rodrigues 939, 8º andar - Torre I
Ed. Jacarandá
Tamboré, Barueri/SP

E-mail: [email protected]

Rio de Janeiro

Rua Visconde de Pirajá 351, Andar P
Ipanema, Rio de Janeiro/RJ

Telefone: +55 21 99216-5814

×