Notícias

  • Acessibilidade digital é a experiência que seu usuário precisa

    Compartilhe

    Estar no meio digital vai muito além de ter apenas um site disponível para que conheçam a sua marca. Para que ele seja efetivo, é preciso pensar nele além de um simples espaço onde os visitantes podem descobrir mais sobre a história da sua marca. Trata-se de um ambiente onde seu público vai construir novas experiências, que podem reforçar ou mudar a percepção de um possível cliente sobre o seu produto ou serviço, por exemplo.

    Por isso, a experiência do usuário deve ser um dos pontos principais a serem levados em consideração na hora de entender como seu site vem performando. Além de buscar conformidade com as leis de acessibilidade, é importante implementar soluções de acessibilidade digital para garantir que seu site atraia mais pessoas e que essas pessoas consigam navegar de forma independente na sua plataforma. 

    Quer entender mais sobre a relação entre acessibilidade digital e experiência do usuário? Continue a leitura e confira! 

    O que é experiência do usuário?

    Experiência do usuário (do inglês, User Experience – UX) pode ser a virada de chave para qualquer empresa. Tão importante quanto marcar presença na web é ter uma página que tenha os requisitos necessários para aumentar sua taxa de conversão. Afinal, com tantas opções disponíveis, os clientes buscam experiências positivas ao navegar por um website, e não apenas preço se o site tiver objetivos de venda.

    Para que a experiência do seu usuário seja completa, é preciso se basear nos quatro pilares da experiência do usuário. São eles:

    – Usabilidade: para garantir que o site seja simples de navegar;

    – Utilidade: o site deve ter um conteúdo útil e disponível sempre que o usuário precisar;

    – Funcionalidade: a página precisa cumprir o objetivo para o qual ela foi pensada;

    – Acessibilidade: todos os usuários que visitem seu site devem ter acesso de forma simples e igualitária

    O que é acessibilidade?


    Seja em espaços físicos ou digitais, a acessibilidade diz respeito à eliminação de barreiras para que todos tenham plena autonomia e mobilidade. A aplicação deste conceito tem reflexos positivos em toda a sociedade, mas garante que pessoas com deficiência usufruam de todos os ambientes e meios com mais segurança, independência e comodidade.

    Quando falamos do ambiente digital, a acessibilidade é um fator que pode modificar completamente a forma como o usuário interage com seu site. Ao eliminar as barreiras na internet, todos podem navegar e interagir de maneira efetiva e igualitária com todo o conteúdo publicado.

    As barreiras encontradas nas páginas de empresas, atingem não apenas pessoas com deficiência, mas também pessoas com dificuldades de navegação. A falta de acessibilidade digital dificulta e, muitas vezes, impossibilita o acesso dessas pessoas aos conteúdos e páginas, excluindo assim este público. 

    No Brasil, há aproximadamente 60 milhões de pessoas com deficiência ou dificuldades de navegação por conta da idade ou de uma condição temporária. Este é o tamanho do público impedido de navegar livremente pela internet quando não há acessibilidade digital nos sites. 

     

    Quais as vantagens e os benefícios da acessibilidade digital?


    Ter um site acessível democratiza o acesso, permitindo assim que milhões de pessoas que antes eram impedidas de navegar pelo seu site possam ter acesso ao seu conteúdo. Consequentemente, também poderão consumir seu produto ou serviço ampliando a base potencial de novos clientes para a sua marca. 

    Com o aumento de visibilidade, seu site receberá acessos de mais usuários e, com isso, seu conteúdo passará a ter maior relevância para os mecanismos de busca, resultando em um melhor ranqueamento no SEO (Search Engine Optimization). 

    Sua marca também tem muito a ganhar ao investir em acessibilidade digital devido à humanização da marca, pois os consumidores e o mercado valorizam mais as organizações engajadas em questões sociais e ligadas a um propósito.

    Investindo em acessibilidade digital, sua empresa se posiciona como uma marca que acredita e apoia a inclusão e a diversidade.

     

    Como implementar ferramentas de acessibilidade digital para melhorar a experiência do usuário no seu site?


    Diferente do que muitos imaginam, investir em acessibilidade digital é simples e rápido. Por meio de uma tecnologia semi-automática como a da EqualWeb, sua empresa não precisará de programadores ou alterações na estrutura e no design do seu site. 

    A solução israelense oferecida pela EqualWeb disponibiliza até 31 funcionalidades diferentes, acessíveis com apenas um clique do usuário. Comando por voz, lupa e ampliador de textos, bloqueio de intermitência de brilho, descrição de imagens e ajuste de leitor de tela são apenas algumas das opções encontradas na ferramenta. 

    Ficou interessado e quer promover a inclusão de mais de 60 milhões de brasileiros no universo digital? Junte-se a empresas como Rock in Rio, Coca Cola, Suvinil, Motorola e muitas outras nesta caminhada rumo a um mundo digitalmente acessível para todos! 

     

    Visite nosso site e converse com nossos especialistas para conhecer mais sobre nossas soluções! 


A EqualWeb é uma das soluções líderes globais em acessibilidade digital. Há 6 anos, vem tornando sites e conteúdos digitais acessíveis para pessoas que possuem alguma necessidade especial.

Selo Empresa Promotora de Impacto Amiga da Inclusão DigitalSelo Certificado de Acessibilidade Digital LBI CompliantSelo Certificado ABNT

São Paulo

Av. Marcos Penteado de Ulhôa Rodrigues 939, 8º andar - Torre I
Ed. Jacarandá
Tamboré, Barueri/SP

E-mail: [email protected]

Rio de Janeiro

Rua Visconde de Pirajá 351, Andar P
Ipanema, Rio de Janeiro/RJ

Telefone: +55 21 99216-5814

×