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  • Acessibilidade digital ajuda empresas a aumentar a lucratividade?

    O e-commerce cresce a cada dia e já se consolidou como um dos pilares da economia global. No Brasil, o setor movimentou expressivos R$ 204,3 bilhões em 2024, o que significa um crescimento de 10,5% em relação ao ano anterior, de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Esse dado reflete o aumento da digitalização dos negócios e a alta do consumo online. Mas será que todos realmente conseguem aproveitar esse crescimento?

    Hoje mais de 60 milhões de brasileiros possuem algum tipo de deficiência e necessitam de tecnologias assistivas para navegar e consumir online, segundo o IBGE. Apesar desse número significativo, muitos sites ainda falham em oferecer uma experiência acessível, o que consequentemente restringe o acesso desse público a produtos e serviços digitais. Ou seja, há um mercado enorme que está sendo ignorado. As consequências disso vão muito além da exclusão social, e impactam de forma significativa as finanças das empresas que não se adaptam.

    Além disso, há outro ponto a ser considerado, o envelhecimento da população. Estima-se que, até 2043, um em cada quatro brasileiros terá mais de 60 anos. Com o avanço da idade, surgem dificuldades motoras e visuais que exigem adaptações para que esses consumidores possam continuar ativos digitalmente. Isso significa que um site não acessível, além de excluir pessoas com deficiência, também limita o alcance a um público cada vez maior e economicamente relevante.

    Mas, o que esses dados realmente significam para os negócios? Como garantir que sua empresa esteja preparada para atender a todos os consumidores? Continue a leitura e descubra!

    O que sua empresa está perdendo ao ignorar a acessibilidade digital?

    A falta de acessibilidade digital representa um impacto financeiro direto, além de excluir milhões de consumidores. As empresas que não investem nessa área perdem competitividade e oportunidades de mercado. A acessibilidade digital é, portanto, uma estratégia inteligente para ampliar negócios e aumentar o número de clientes.

    De acordo com um estudo da Accenture, as organizações que investem em inclusão digital têm um desempenho 35% superior em relação às concorrentes. Isso acontece porque tornar um site mais acessível amplia o alcance da marca, melhora a experiência do usuário e reduz barreiras de consumo. Além disso, consumidores satisfeitos tendem a retornar e recomendar serviços acessíveis, o que gera um comportamento de fidelização.

    Os números de todo o mundo reforçam esse potencial. Segundo o relatório The Return on Disability, a população com deficiência e seus familiares movimentam inacreditáveis US$ 13 trilhões por ano. Logo, deixar de lado a acessibilidade significa abrir mão de um mercado que cresce a cada ano. Além disso, pesquisas indicam que consumidores preferem marcas que demonstram compromisso com a inclusão e a responsabilidade social.

    Outro dado também marcante é o comportamento do consumidor digital: 69% dos usuários abandonam sites com navegação difícil, segundo pesquisas de UX. A falta de acessibilidade pode ser um dos principais fatores para esse abandono. Sites que não oferecem uma experiência amigável perdem vendas simplesmente porque seus clientes desistem antes de concluir a compra. É preciso ter sempre em mente que, em um ambiente competitivo, cada detalhe faz diferença.

    Processos e multas: a importância da acessibilidade para as empresas

    Os prejuízos financeiros podem surgir pela perda de clientes e também pelas ações judiciais e multas enfrentadas por empresas que não cumprem as normas de acessibilidade digital. No Brasil, a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) determina que sites e aplicativos ofereçam acessibilidade para garantir a inclusão digital de pessoas com deficiência. O não cumprimento pode resultar em processos e penalidades, impactando negativamente a reputação da marca.

    Nos Estados Unidos, a legislação é ainda mais rigorosa. Desde 2018, os processos por falta de acessibilidade digital aumentaram 400%, impactando grandes marcas que foram acionadas judicialmente por consumidores. E esse movimento já chegou ao Brasil, onde órgãos como o Procon e Ministério Público estão intensificando a fiscalização para garantir que as diretrizes de acessibilidade sejam seguidas.

    Isso significa que, além de perder clientes, empresas que negligenciam essa questão podem enfrentar sanções que impactam diretamente na reputação e no faturamento. A médio e longo prazos, os custos de não adaptação se tornam maiores que o investimento necessário para tornar um site acessível.

    Acessibilidade digital como estratégia de crescimento e SEO

    Muito além do cumprimento de leis e da inclusão social, investir em acessibilidade digital pode ser um diferencial competitivo. O próprio Google prioriza sites acessíveis nos resultados de busca, favorecendo aqueles que seguem boas práticas de UX, como:

    • Uso correto de ALT text em imagens;
    • Contraste adequado para facilitar a leitura;
    • Navegação intuitiva e responsiva para dispositivos diversos;
    • Compatibilidade com leitores de tela.

    Estes exemplos de funcionalidades influenciam diretamente o ranqueamento no Google, aumentando a visibilidade do site e atraindo mais tráfego orgânico. Ou seja, um site acessível melhora a experiência do usuário e o desempenho da empresa nos mecanismos de busca.

    Além disso, uma experiência digital inclusiva reduz a taxa de rejeição e aumenta o tempo médio de permanência no site. Quando os usuários encontram um ambiente amigável e acessível, navegam por mais tempo, conhecem os produtos e concluem compras. Isso melhora os indicadores de engajamento e conversão, e contribui para um melhor retorno sobre investimento em marketing digital. Empresas que entendem essa dinâmica já estão colhendo bons resultados. 

    Como implementar acessibilidade digital e aumentar seu lucro?

    Pessoa observando a tela de um computador com o site da EqualWeb aberto na telaTornar um site acessível pode ser muito mais simples do que se imagina. Existem soluções tecnológicas que permitem implementar acessibilidade de forma rápida e eficiente, sem grandes alterações no código. Ferramentas avançadas utilizam inteligência artificial para garantir que o conteúdo seja acessível a todos, sem comprometer o design ou a experiência do usuário.

    A EqualWeb oferece mais de 40 funcionalidades para tornar qualquer site acessível, viabilizando a conformidade com as principais diretrizes internacionais. Entre os diversos recursos disponíveis estão:

    • Ajuste de contraste e cores para facilitar a leitura;
    • Leitor de texto automático para quem tem dificuldades visuais;
    • Teclas de atalho e navegação facilitada para usuários com limitações motoras;
    • Conversão de texto em fala para pessoas com baixa visão ou dificuldades de leitura;
    • Ferramentas de personalização da interface para atender às necessidades individuais dos usuários.

    Soluções como essas tornam a implementação da acessibilidade mais simples e eficaz, permitindo que qualquer empresa amplie seu público e ofereça uma experiência inclusiva sem dificuldades técnicas. Além disso, investir em acessibilidade pode reduzir custos com suporte ao cliente, já que usuários encontram menos barreiras ao navegar pelo site.

    Empresas que adotam essas soluções evitam problemas legais e reduzem riscos, além de ampliar seu público, melhorar a experiência do usuário e aumentar o faturamento. A acessibilidade digital vai além de uma obrigação, é uma oportunidade real de crescimento e inovação.

    Com acessibilidade digital, lucratividade e inclusão andam juntas


     

    A acessibilidade digital precisa ser vista muito além de uma exigência técnica ou uma obrigação legal. Esse é, sem dúvida, um investimento estratégico capaz de impulsionar os resultados financeiros de qualquer empresa. Com um mercado digital em crescimento e um público consumidor cada vez mais diversificado, adaptar-se a essa nova realidade é essencial para se manter competitivo a longo prazo.

    Seu site está preparado para atender todos os públicos e vender mais? A EqualWeb oferece mais de 40 funcionalidades para tornar sua plataforma acessível de forma simples e eficiente. Converse com um de nossos especialistas e descubra o plano ideal para o seu negócio!

     


A EqualWeb é uma das soluções líderes globais em acessibilidade digital. Há 8 anos, vem tornando sites e conteúdos digitais acessíveis para pessoas que possuem alguma necessidade ou dificuldade específica para navegar na web.

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