Notícias

  • Acessibilidade financeira: tudo o que você precisa saber

    Você com certeza já sabe que não deve compartilhar seus dados bancários com ninguém. Mas o que você faria caso precisasse realizar transações bancárias e não conseguisse fazê-las com independência?

    Talvez você não tenha se dado conta até o momento, mas essa é a situação de milhões de brasileiros diariamente. Devido à falta de acessibilidade digital nas instituições financeiras, estes acabam tendo que optar por abrir mão de sua liberdade financeira. E isto acontece ao divulgar dados confidenciais para outros ou ao abrir mão de ter uma conta bancária em uma instituição que não atende às suas necessidades. 

    Que tal entender qual é a importância da acessibilidade financeira e o que pode ser feito para mudar o cenário atual por meio da acessibilidade digital? Continue  a leitura e confira!

    Acessibilidade financeira. Imagem de uma mão masculina digitando em um notebook. Uma das suas mães está segurando um cartão de crédito.O que é Acessibilidade Financeira

    Acessibilidade, por definição, é um conceito associado à possibilidade de acesso. Mas, diferente do que muitos acreditam, este termo não diz respeito apenas ao acesso das pessoas com deficiência, mas também à adaptação dos diferentes meios às necessidades da população em geral.

    Por isso, existem diferentes tipos de acessibilidade que devemos observar na adaptação de canais para garantir uma melhor usabilidade. Dentre as diferentes formas de acessibilidade, existe a acessibilidade financeira, que inclui além da acessibilidade atitudinal, também as acessibilidades física e digital. 

    É por meio destas acessibilidades que podemos garantir qualidade de vida e o pleno exercício da cidadania para pessoas com deficiência, idosos e outros grupos minorizados.

    Por mais que muitas pessoas relacionem os avanços tecnológicos com o aumento da inclusão, isso não necessariamente é uma verdade. Podemos notar isto, por exemplo, quando observamos instituições financeiras, cujos caixas eletrônicos, sites e aplicativos não são projetados para lidar com as necessidades de acesso de pessoas com deficiência e idosos.

    Desta forma, em vez de a tecnologia se adaptar às necessidades humanas, são as pessoas que precisam se adaptar às mudanças tecnológicas para utilizar serviços básicos sem auxílio alheio. 

    Assim, muitos se veem diante da necessidade de compartilhar dados confidenciais para obter ajuda no uso dos serviços bancários. 

    Acessibilidade financeira. Imagem de uma mulher negra , cabelos preto segurando um óculos com uma das mãos e a outra mão no rosto com a feição de preocupada.Riscos da falta de acessibilidade financeira

    Você sabe por que a falta de acessibilidade financeira é um assunto que precisa ser debatido com tanta urgência?

    Como resultado da falta de acessibilidade em caixas eletrônicos, sites e aplicativos de instituições financeiras, há uma maior exposição de pessoas com deficiência, idosos e outros grupos minorizados a golpes bancários.

    Este problema pode ocorrer pelo compartilhamento de dados, que é necessário quando o usuário não tem acesso aos serviços desejados de forma autônoma. Com isso, suas informações podem cair nas mãos de pessoas mal intencionadas, causando um transtorno desnecessário para o cliente, pela falta de acessibilidade de sua instituição financeira

    Além disso, esta situação também acaba prejudicando as próprias instituições financeiras e a sociedade como um todo, já que a falta de acessibilidade financeira prejudica os negócios dos bancos e fintechs e faz com que a economia do país não se movimente tanto quanto poderia. 

     

    Instituições que já deram um importante passo rumo à acessibilidade digital

    Na era digital, a inclusão é mais do que uma ideia. É uma necessidade imperativa. As instituições financeiras desempenham um papel crucial nesse cenário, moldando o acesso ao mundo financeiro para todos. Mas para garantir que todos tenham acesso a este universo, é necessário agir em prol da inclusão. 

    Cientes deste cenário, algumas instituições nacionais já deram um importante passo rumo à inclusão digital, ao oferecer as funcionalidades de acessibilidade digital da EqualWeb:

     

    • Banco BV:

      ao incorporar a acessibilidade como parte integrante de seu site, o Banco BV se destaca no meio digital. Dessa forma, ao oferecer a tecnologia inclusiva da EqualWeb, o BV está transformando a experiência bancária de pessoas com deficiências, pessoas em fase de alfabetização, analfabetos, idosos e outros grupos que precisam de acessibilidade digital para ter uma experiência plena de navegação. 

    • Vox Capital:

      indo além das fronteiras tradicionais de uma instituição financeira, a Vox Capital marca presença no meio online deixando claro seu propósito de inclusão. Ao investir em tecnologias inclusivas como a da EqualWeb, a Vox desempenha um papel crucial na construção de uma sociedade mais equitativa. 

     

    • Genial Investimento:

      com uma abordagem inclusiva no mundo dos investimentos, a Genial entende a importância da acessibilidade digital para que a equidade de acesso se torne realidade. Para isso, seu site oferece a tecnologia da EqualWeb, que simplifica a navegação e torna o site acessível com 31 funcionalidades acessibilidade digital, que permitem que um público mais amplo participe ativamente no mercado de investimentos.

    Acessibilidade Financeiro. Imagem de um notebook aberto com a imagem do site da EqualWeb na tela inicial.

    Como mudar esse cenário

    De acordo com o IBGE, o Brasil tem mais de 17 milhões de pessoas com deficiência e 31 milhões de idosos em sua população. 

    Por ser uma parcela tão significativa da sociedade, é de se esperar que as instituições financeiras queiram agir para transformar essa situação. Caso contrário, todas essas pessoas podem ficar excluídas socialmente, sem um pleno relacionamento com as instituições bancárias.

    Então, que tal conhecer algumas medidas a serem tomadas para que todos tenham liberdade financeira, com total segurança e autonomia? 

    Além de pensar em caixas eletrônicos adaptados às necessidades destes grupos, também é preciso pensar na acessibilidade digital de websites, para oferecer uma navegação mais simples e autônoma. 

    E para auxiliar nesse processo, a EqualWeb oferece até 31 funcionalidades de acessibilidade digital. Com apenas um clique, cada usuário ajusta seu site de acordo com suas necessidades de navegação. E o melhor de tudo: de forma completamente segura.

    Visite nosso site e experimente a ferramenta que pode ajudar a tornar as instituições financeiras acessíveis para todos! Converse com um de nossos especialistas para mudar o cenário atual ainda hoje! 


A EqualWeb é uma das soluções líderes globais em acessibilidade digital. Há 8 anos, vem tornando sites e conteúdos digitais acessíveis para pessoas que possuem alguma necessidade ou dificuldade específica para navegar na web.

Selo de Empresa Promotora de Impacto e Amiga da Inclusão DigitalSelo do Certificado de Acessibilidade Digital: LBI CompliantCertificado da ABNT: WCAG 2.1 AA Compliance

São Paulo

Av. Marcos Penteado de Ulhôa Rodrigues 939, 8º andar - Torre I
Ed. Jacarandá
Tamboré, Barueri/SP

E-mail: [email protected]

Rio de Janeiro

Rua Visconde de Pirajá 351, Andar P
Ipanema, Rio de Janeiro/RJ

Telefone: +55 21 99216-5814