Notícias

  • Bondinho Pão de Açúcar oferece experiência digital acessível com tecnologia EqualWeb

    Compartilhe

    Que o Bondinho do Pão de Açúcar é um dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro e do Brasil você já sabe. Mas você sabia que, além de oferecer uma vista única da cidade, ele também proporciona uma experiência acessível para todos os seus visitantes? 

    E se você acha que estamos falando apenas da ampla gama de opções de acessibilidade física para quem visita a atração, você está enganado! Graças à parceria com a EqualWeb, agora o Bondinho oferece uma experiência inclusiva desde o site. Com isso, ao acessar a plataforma digital para conhecer mais sobre a atração, comprar seus bilhetes ou realizar qualquer outra tarefa, o público conta com uma experiência otimizada e inclusiva. 

    Quer conhecer mais sobre a história do Bondinho e entender como a tecnologia EqualWeb ajudou a tornar a experiência neste ponto turístico ainda mais extraordinária? Continue a leitura e confira!

    Bondinho Pão de Açúcar. Imagem do Bondinho em um dia ensolarado. A história do Bondinho do Pão de Açúcar

    O Bondinho do Pão de Açúcar é muito mais do que um ponto turístico de tirar o fôlego. Inaugurado em 1912, ele foi o primeiro teleférico do Brasil e o terceiro do mundo, colocando o nome do Rio de Janeiro e do Brasil no mapa global do turismo. Criado pela visão arrojada de Augusto Ferreira Ramos, o bondinho nasceu do desejo de conectar pessoas à beleza natural do Rio, proporcionando uma experiência única e inovadora para a época.

    A construção desse marco foi um verdadeiro desafio. Mais de 400 trabalhadores, muitos deles escaladores, participaram das obras que começaram em 1910. Eles subiram os materiais a mão para o alto dos morros da Urca e do Pão de Açúcar, enfrentando as adversidades do terreno. Com o auxílio de um guincho, os cabos de aço foram instalados, e os primeiros bondinhos foram importados da Alemanha.

    Além de sua relevância turística, o Pão de Açúcar tem uma importância histórica e geológica. Foi aos seus pés que Estácio de Sá fundou a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro em 1565, e o morro, com sua formação rochosa peculiar, também é um sítio geológico de extrema relevância. Isso, somado à sua importância como referência para navegadores na Baía de Guanabara, faz do Pão de Açúcar um símbolo multifacetado.

    Hoje, o Parque Bondinho Pão de Açúcar vai muito além do passeio de teleférico. Com 112 anos de história, o parque oferece diversas experiências, como tours ecológicos e históricos, lojas, bares, restaurantes, e eventos. Tudo isso em meio à exuberante Mata Atlântica, a mais de 396 metros acima do nível do mar. E para tornar essa experiência acessível a todos, o parque conta com bondinhos e plataformas projetados para atender visitantes com deficiência ou dificuldade de locomoção, garantindo que todos possam desfrutar da vista privilegiada do Rio de Janeiro.

    Bondinho Pão de Açúcar. Imagem do elevador acessível que da acesso ao bondinho.

    Inclusão no Parque Bondinho do Pão de Açúcar

    A acessibilidade é uma prioridade no Parque Bondinho Pão de Açúcar. Desde a chegada até o topo, o parque se empenha em oferecer uma experiência completa para que todos os visitantes possam vivenciar a atração de forma igualmente memorável. Com sete plataformas de acesso e elevadores distribuídos entre a Praia Vermelha, o Morro da Urca e o Pão de Açúcar, pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção têm à disposição um ambiente preparado para recebê-las.

    Os bondinhos são totalmente acessíveis, permitindo que qualquer visitante aproveite a vista deslumbrante da cidade. Essa preocupação com a inclusão faz parte da essência do Parque, que busca proporcionar uma experiência acolhedora para todos. Em 2016, o parque inaugurou o “Plano Inclinado”, uma rampa de acesso no Morro da Urca, ampliando ainda mais as opções de mobilidade.

    Além da acessibilidade física, o Parque Bondinho também participa do Projeto Cordão de Girassol, que oferece suporte para visitantes com deficiências ocultas, tornando a visita ainda mais inclusiva e confortável. Embora algumas áreas, como a Cápsula do Tempo e o restaurante Clássico Sunset Club, ainda estejam em processo de adaptação, o compromisso do parque é claro: garantir que todos possam explorar e se encantar com esse patrimônio carioca.

    Bondinho Pão de Açúcar. Imagem de um fundo roxo e  nele um  celular a ferramenta da EqualWeb aberta no site do bondinho.EqualWeb e Bondinho Pão de Açúcar: uma parceria mais que necessária

    Assim como no espaço físico, o ambiente digital também precisa ser acessível para todos. Por isso, em parceria com a EqualWeb, o site do Bondinho Pão de Açúcar conta com um software de acessibilidade responsável por tornar a experiência de todos os visitantes autônoma e personalizada.

    Agora, o site conta com mais de 30 funcionalidades de acessibilidade digital, atendendo a diferentes perfis e necessidades. Entre os recursos disponíveis estão o ajuste de leitor de tela, navegação por teclado, comando de voz, ajustes de cores e fontes, teclado virtual, e muitos outros. 

    O objetivo é que cada interação com o Parque Bondinho seja inesquecível, desde a pesquisa online até o passeio em si. A missão é continuar ampliando o acesso para que todos se sintam bem-vindos e conectados, tanto no ambiente físico quanto no digital e essa nova ferramenta representa mais um passo importante no caminho para a inclusão.

    Bondinho Pão de Açúcar. Imagem de uma pessoa mexendo no site do bondinho com a ferramenta da EqualWeb aberto. Seu site também pode abrir portas digitais para um público mais amplo

    A acessibilidade digital não é apenas uma questão de conformidade, mas um passo importante para que todos tenham acesso às informações e serviços online com a mesma autonomia e liberdade. O Parque Bondinho Pão de Açúcar é um ótimo exemplo de como o investimento em acessibilidade digital amplia o alcance da marca e fortalece a reputação e a relação com os usuários. 

    Ao tornar seu conteúdo online acessível para pessoas de diferentes perfis, as empresas criam um ambiente mais inclusivo e acolhedor. Com isso, mostram que a preocupação com os direitos de seus clientes vai muito além do discurso e fica visível em cada ação. 

    Assim como o Parque Bondinho, sua empresa também pode implementar soluções que promovam uma experiência digital inclusiva para todos! Visite nosso site e converse com nossos especialistas para conhecer o plano ideal para o seu negócio.


A EqualWeb é uma das soluções líderes globais em acessibilidade digital. Há 8 anos, vem tornando sites e conteúdos digitais acessíveis para pessoas que possuem alguma necessidade ou dificuldade específica para navegar na web.

Selo de Empresa Promotora de Impacto e Amiga da Inclusão DigitalSelo do Certificado de Acessibilidade Digital: LBI CompliantCertificado da ABNT: WCAG 2.1 AA Compliance

São Paulo

Av. Marcos Penteado de Ulhôa Rodrigues 939, 8º andar - Torre I
Ed. Jacarandá
Tamboré, Barueri/SP

E-mail: [email protected]

Rio de Janeiro

Rua Visconde de Pirajá 351, Andar P
Ipanema, Rio de Janeiro/RJ

Telefone: +55 21 99216-5814