Notícias

  • Case de cliente: UNISUAM, primeira Universidade a ter um site acessível com a EqualWeb

    Compartilhe

    A EqualWeb, através da sua ferramenta de acessibilidade digital israelense, tem buscado ampliar seus clientes e tornar os sites e conteúdos online de empresas acessíveis para milhares de pessoas. Nosso mais novo cliente é a UNISUAM, Instituição de Ensino Superior localizada no Rio de Janeiro.

    A Instituição tinha como objetivo tornar seus ambientes digitais mais inclusivos para pessoas com necessidades específicas de navegação, já que tem em seu DNA a mudança na vida das pessoas por meio da educação. A universidade agora conta com 31 recursos automáticos de acessibilidade e está em conformidade com a Lei Brasileira de Inclusão (LBI).

    Para mostrar melhor como aconteceu essa aproximação entre as duas empresas e como a EqualWeb atendeu os objetivos da UNISUAM, realizamos uma entrevista com Arapuan Motta Netto, reitor da Universidade.

    1. Por que a UNISUAM considerou importante ter um site acessível?

     Vivemos em um mundo cada vez mais globalizado e digital. E estamos conectados na maior parte do tempo, seja para trabalhar, estudar, buscar informações, dentre outras atividades que fazem parte do dia-a-dia. São poucas as coisas que podemos fazer sem estar online.

    No entanto, em meio a essa evolução tecnológica, encontramos um déficit em relação ao número de pessoas que têm pleno acesso aos conteúdos disponibilizados no meio digital. Só no Brasil, mais de 60 milhões de pessoas possuem limitações de navegabilidade e precisam de algum recurso para navegar plenamente pela internet. Em contrapartida, menos de 1% dos quase 15 milhões de websites são acessíveis.

    A partir desses dados, entendemos que precisávamos de uma solução que tornasse o nosso site acessível, pois a Instituição não podia fazer parte desta estatística que vai de encontro com o nosso propósito de fazer a diferença na vida das pessoas por meio da educação, buscando a cada dia participar ativamente da melhoria dos processos educacionais do país, incluindo e conectando pessoas aos seus sonhos.

    1. Como surgiu essa necessidade?

     Cada vez mais entendemos que ser acessível passa por democratizar o acesso ao ensino.  A UNISUAM acompanha as transformações sociais, sejam elas de qualquer ordem, e tornar a educação inclusiva é um fator condicionante para uma sociedade mais justa e com equidade.

    1. Puderam notar resultados com a maior acessibilidade no site, como aumento de acessos, extensão do público alcançado, melhora na imagem da instituição?

     Fizemos questão de validar a solução com o nosso Núcleo de Apoio Psicopedagógico e com um grupo de alunos PcD’s, que desde os testes iniciais já aprovaram a solução com louvor.

    1. Quais preocupações levaram vocês a considerar a necessidade de um software de acessibilidade digital?

     Tornar o universo digital um ambiente mais igualitário e inclusivo, propiciando que pessoas com deficiências, que não conseguem exercer ações básicas na web, como ler conteúdos, consumir serviços, possam navegar com mais rapidez, facilidade e eficiência, possibilitando acesso a um ensino de qualidade. A UNISUAM existe para democratizar o acesso à Educação e a acessibilidade é parte fundamental desse processo.

    1. Porque optar pela EqualWeb?

     A EqualWeb é uma empresa pioneira e líder mundial em acessibilidade digital para pessoas com deficiência ou que possuem alguma limitação de uso da internet e a ferramenta desenvolvida permite acessibilidade na medida da necessidade de cada usuário.

    Outro ponto super importante também é que a empresa é liderada pela Andrea Schwarz, que é super atuante na luta pela acessibilidade, inclusão e diversidade. Tanto a empresa quanto a sua fundadora tem total sinergia com os propósitos da UNISUAM.

    1. Tiveram algum feedback positivo sobre a tecnologia EqualWeb?

     Com certeza! A UNISUAM é a primeira Universidade brasileira com site e conteúdos digitais acessíveis, sem distinções. Além do feedback mais importante dos nossos alunos e futuros alunos com deficiência, levantar a questão da acessibilidade e resolvê-la nos nossos ambientes digitais trouxe um imenso orgulho para toda a nossa comunidade acadêmica.

    1. Como vocês comunicaram isso para seus stakeholders?

    A estratégia de comunicação dessa parceria, que possibilitou a implementação da ferramenta, incluiu a divulgação via assessoria de imprensa e canais de comunicação institucionais (blog, redes sociais, comunicação interna), além de uma live super especial comigo e com a Andrea Schwarz – Equal Web, no canal oficial da UNISUAM no Youtube, para falar sobre Acessibilidade, Inclusão e Autonomia na Educação.

    Assista à live: https://www.youtube.com/watch?v=w38oHMQPxxg&t=7s

    Conheça a UNISUAM: https://www.unisuam.edu.br/


0 comentários

Deixe uma resposta

A EqualWeb é uma das soluções líderes globais em acessibilidade digital. Há 6 anos, vem tornando sites e conteúdos digitais acessíveis para pessoas que possuem alguma necessidade especial.

São Paulo

Av. das Nações Unidas, 8501, 17º andar
Pinheiros, São Paulo/SP

E-mail: [email protected]

Rio de Janeiro

Rua Visconde de Pirajá 351, Andar P
Ipanema, Rio de Janeiro/RJ

Telefone: +55 21 99506-0993

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar a navegar pelo site, você concorda com a utilização de cookies.