Notícias

  • Como shoppings com sites acessíveis abrem portas para um público mais amplo?

    Compartilhe

    Imagine que você está indo ao shopping. Ao chegar, encontra vitrines escuras, pelas quais não consegue distinguir os produtos que estão sendo vendidos, além de corredores confusos, sem sinalização ou pessoas para ajudar. Será que sua experiência seria boa e você gostaria de voltar a esse shopping?

    Essa situação pode parecer irreal, mas é o que acontece com sites de shoppings que não oferecem acessibilidade digital. Como os websites são extensões das lojas físicas, é necessário que a versão digital desses empreendimentos também ofereçam a mesma estrutura otimizada que já pode ser encontrada ao visitar o shopping presencialmente. 

    Quer entender melhor como shoppings podem abrir portas digitais para milhões de clientes, quais os benefícios alcançados e conhecer quais shoppings já deram esse importante passo? Continue a leitura e confira! 

    Shoppings. Imagem embassada de um corredor de shopping.Formas de acessibilidade um um shopping center pode oferecer a seus clientes

    Pensar em acessibilidade vai muito além de implementar rampas e elevadores. Tornar o shopping mais acessível envolve criar um ambiente onde todos possam encontrar suas lojas e produtos preferidos rapidamente e ter acesso a informações sem obstáculos. Mas, para que isso vá além da teoria, você já pensou em como a experiência de seus clientes pode ser otimizada tanto numa visita ao shopping físico como em seu website?

    Para te ajudar a entender quais as diferentes abordagens que podem ser implementadas, confira a lista a seguir:

     

    Acessibilidade física: oferecer rampas, elevadores e banheiros adaptados são essenciais para a inclusão.

     

    Serviços de atendimento ao cliente: totens em Libras e profissionais treinados garantem atendimento equitativo a todos.

     

    Formas de pagamento acessíveis: forneça processos de checkout simples e seguros para pessoas com deficiência.

     

    Descrição acessível de produtos: disponibilize textos alternativos e descrições em áudio para imagens de produtos no site e profissionais preparados para auxiliar pessoas com deficiência nas lojas físicas.

     

    Acesso facilitado à localização e direcionamento dentro do shopping: mapas interativos, sinalizados em Braille e com acesso à audiodescrição, além de uma sinalização clara ajudam na orientação

     

    Navegação acessível e inclusiva: tecnologias acessíveis facilitam a navegação de um amplo público que visita o site do shopping.

    Shoppings. Imagem de uma mulher negra, cabelos cacheados usando um notebook. Como uma navegação acessível pode beneficiar os clientes de shopping centers 

    Uma navegação acessível em sites de shoppings oferece benefícios que vão além do cumprimento de leis e normas. Além de evitar problemas legais, implementar tecnologias acessíveis demonstra um compromisso real com a inclusão e responsabilidade social. No mundo atual, onde consumidores valorizam muito mais que preço e qualidade de produtos, empresas que compartilham valores com eles fortalecem suas reputações e criam uma conexão mais forte com os clientes.

    Além disso, tornar o site do shopping acessível também amplia o alcance para um público que antes era impedido de conhecer o site. Sabendo que milhões de brasileiros vivem com algum tipo de deficiência, ao incluir esse grupo, você atrai este grupo e também a rede de apoio ao redor deles. Afinal, amigos e familiares de pessoas com deficiência também podem preferir marcas que demonstram um posicionamento inclusivo, aumentando assim ainda mais a base de clientes.

     

    Também vale pontuar que a acessibilidade digital melhora a usabilidade para todos os usuários. Portanto, implementar funcionalidades acessíveis que tornarão o acesso ao conteúdo do site mais claro e simplificado beneficiam qualquer usuário que busca uma experiência digital rápida e eficiente. Isso reduz a taxa de abandono do site, aumenta o tempo de permanência e, consequentemente, potencializa as visitas físicas e vendas. 

    Veja alguns shopping centers e associações que já oferecem acessibilidade digital em seus websites:

     

    • ABRASCE: fundada em 1976, a Associação Brasileira de Shopping Centers (ABRASCE) atua para o fortalecimento e desenvolvimento do setor, defendendo os interesses dos shopping centers e sendo uma referência no setor varejista brasileiro. Comprometida com a excelência no atendimento, a ABRASCE adotou mais de 35 funcionalidades de acessibilidade digital da EqualWeb para oferecer uma experiência inclusiva e acessível a associados, parceiros e visitantes no mundo digital.
    • Allos: a Allos é uma rede administradora de shoppings que oferece entretenimento, lifestyle, serviços e compras em mais de 15.000 lojas, espalhadas pelos 58 shoppings distribuídos pelas cinco regiões do Brasil. Para proporcionar experiências digitais que condizem com a qualidade ofertada nos shoppings da rede, a Allos implementou mais de 35 funcionalidades acessíveis com o auxílio da tecnologia assistiva da EqualWeb. Com esse importante passo rumo à inclusão, a Allos firma seu posicionamento como uma empresa que busca sempre superar as expectativas dos consumidores, além de gerar impacto positivo na sociedade.
    • Shopping Pátio Belém: há quase 30 anos, o Shopping Pátio Belém é o shopping do coração da cidade, oferecendo experiências únicas para milhares de pessoas na capital paraense. Com a implementação da tecnologia EqualWeb, o site do shopping agora conta com as funcionalidades acessíveis, abrindo portas para milhões de brasileiros com deficiência ou limitação de navegação digital. Esse é um passo importante para aumentar a autonomia de todos que queiram conhecer os conteúdos compartilhados no site do Shopping Pátio Belém. 
    • Vogue Square: localizado no Rio de Janeiro, o Vogue Square é um sofisticado complexo de lazer e negócios, que reúne gastronomia, compras, eventos e um estilo de vida moderno e completo para os cariocas. Com a ajuda da tecnologia EqualWeb, o site do Vogue Square agora oferece mais de 20 funcionalidades acessíveis, proporcionando o mesmo conforto encontrado na versão presencial do empreendimento. Graças à presença da tecnologia assistiva, os visitantes podem personalizar sua navegação de acordo com suas necessidades específicas, tornando o site único e otimizado para todos.

    Shoppings. Imagens de um homem aparentando ter mais de 50 anos de barba branca e óculos. Usando um notebook. Seu site também pode ser acessível

    Você sabe o que a ABRASCE, a Allos, o Shopping Pátio Belém, e o Vogue Square têm em comum? Para firmar seus compromissos com a inclusão, essas empresas buscaram o pioneirismo da EqualWeb. 

    Com o botão de acessibilidade digital presente no canto esquerdo de seus sites, seus clientes se deparam com perfis de acessibilidade, que possibilitam a ativação de diversas funcionalidades em apenas um clique. Além disso, permite dezenas de outros ajustes que otimizam a experiência do usuário e eliminam barreiras que antes impediam que pessoas com deficiência navegassem livremente. 

    Faça como milhares de empresas que já deram o primeiro passo rumo à inclusão e transforme a navegabilidade do seu site! Visite nosso site e converse com um de nossos especialistas para conhecer o plano ideal para o seu negócio!

     

    ,

A EqualWeb é uma das soluções líderes globais em acessibilidade digital. Há 8 anos, vem tornando sites e conteúdos digitais acessíveis para pessoas que possuem alguma necessidade ou dificuldade específica para navegar na web.

Selo de Empresa Promotora de Impacto e Amiga da Inclusão DigitalSelo do Certificado de Acessibilidade Digital: LBI CompliantCertificado da ABNT: WCAG 2.1 AA Compliance

São Paulo

Av. Marcos Penteado de Ulhôa Rodrigues 939, 8º andar - Torre I
Ed. Jacarandá
Tamboré, Barueri/SP

E-mail: [email protected]

Rio de Janeiro

Rua Visconde de Pirajá 351, Andar P
Ipanema, Rio de Janeiro/RJ

Telefone: +55 21 99216-5814