Notícias

  • A importância da D&I (Diversidade e Inclusão) nas empresas brasileiras

    Compartilhe

    O debate em torno da D&I nas organizações vem ganhando espaço e importância nos últimos anos.

    Antes de tudo, é preciso saber que essas duas palavras – Diversidade e Inclusão – vão estar sempre interligadas, apesar de terem significados diferentes. Não há como falar em diversidade sem falar em inclusão, e vice-versa.

    A diversidade diz respeito a colaboradores com diferentes vivências, gêneros, características, orientação sexual, etnia e crenças. E a inclusão se refere a um ambiente corporativo que valoriza a diversidade e que respeita todas as pessoas.

    Porém, ainda faltam ações concretas de D&I, ou até mesmo de DEI (Diversidade, Equidade e Inclusão) por parte das empresas brasileiras que promovam transformações urgentes sobre esse assunto no meio corporativo.

    65% das empresas brasileiras não possuem um programa estruturado de D&I

    Hoje, 97% das empresas pretendem manter seus investimentos em D&I para 2021, mas a realidade é que cerca de 65% das organizações brasileiras não possuem um programa de Diversidade e Inclusão estruturado, com estratégia e planejamento.

    Diante desse cenário, ainda vemos muitos grupos como pessoas com deficiência, refugiados, indígenas, LGBTQI+, negros e mulheres sem acesso igualitário a oportunidades profissionais.

    Para se ter uma ideia, de 24% dos brasileiros que possuem algum tipo de deficiência, apenas 1% ocupam empregos formais do setor privado.

    No caso dos LGBTQI+, menos da metade (47%) desse grupo se sente confortável para relatar a sua orientação sexual no ambiente profissional. E isso se confirma quando sabemos que 38% das indústrias e empresas têm restrições para contratar esse público, segundo dados de uma pesquisa realizada com pessoas da área de recursos humanos de 14 estados do Brasil.

    Essa falta de representatividade também pode ser vista entre pessoas negras em cargos de liderança – compõem menos de 30% do total. E com as mulheres não é diferente. A fatia do gênero feminino em cargos de liderança no país caiu. Em 2019, elas ocupavam 37,4% dos cargos gerenciais e recebiam apenas 77,7% do rendimento dos homens (dados da pesquisa: “Estatísticas de gênero: indicadores sociais das mulheres no Brasil” divulgada pelo IBGE).

    Fechar os olhos para a diversidade e a inclusão é o mesmo que fechar os olhos para novos consumidores, para o mercado, para os seus colaboradores e para resultados mais duradouros.

    A Diversidade e Inclusão pode gerar inúmeros benefícios para o seu negócio!

    Empresas que investem em Diversidade e Inclusão passam a estar alinhadas aos princípios de ESG, que respeitam e valorizam critérios ambiental, social e de governança. Uma organização que investe nessas práticas é melhor avaliada e observada por consumidores, parceiros, fornecedores, colaboradores e por investidores.

    Outro benefício é que programas de D&I ajudam a criar ambientes que abraçam e apoiam diferentes visões e perspectivas. E pesquisas já comprovam que a diversidade tem relação direta com a inovação e o crescimento financeiro das organizações.

    Segundo uma pesquisa realizada pela Accenture, a Getting to Equal 2019: Creating a Culture That Drives Innovation, empresas mais diversificadas têm uma cultura de inovação 600% maior. Além disso, organizações com maior diversidade de gênero em suas equipes executivas são 21% mais propensas a ter uma lucratividade acima da média, segundo dados do levantamento feito pela McKinsey.

    Mas essas duas palavrinhas não só geram lucratividade e inovação, como também ajudam na retenção de talentos e na redução da rotatividade. Afinal, quando uma companhia é reconhecida por sua diversidade, os colaboradores passam a ter interesse em trabalhar nela e se sentem mais satisfeitos e produtivos. D&I é, então, um grande aliado na disputa por talentos.

    Como promover a D&I na sua empresa

    A Diversidade e Inclusão nas empresas começa no recrutamento e na seleção de colaboradores. Programas de empregabilidade são essenciais para incentivar e sensibilizar líderes e equipes sobre as contratações dessas pessoas. A partir do momento em que a empresa forma times plurais, a transformação começa a acontecer.

    Além da contratação de times mais plurais, é essencial que a liderança da sua empresa esteja envolvida nas mudanças. Líderes envolvidos no tema D&I, ou Diversidade, Equidade e Inclusão, facilitam a adesão de outras áreas da organização. E esse envolvimento de toda a companhia pode ser feito através de mentorias, projetos, workshops e sponsorships para debater e discutir melhor o assunto.

    É interessante que sua companhia crie também um Comitê de Diversidade e Inclusão (D&I). Dessa forma, todo o processo de adesão se torna mais formal e concreto, através da elaboração de um plano de ação e da política de D&I, além do monitoramento de KPIs e resultados.

    Dando início a esses três pontos chaves, seu negócio pode ir aos poucos implementando outras ações, como ambientes de trabalho adaptados (com rampas, banheiro adaptado, elevadores) ou acessibilidade nos sistemas digitais.

    Sobre esta última opção, já existe uma ótima solução no mercado: a tecnologia israelense de acessibilidade digital EqualWeb! Nós tornamos o seu site e conteúdo digital acessíveis. E com recursos de acessibilidade digital instalados em suas páginas online, sua empresa passa a ser uma promotora da inclusão e incluir mais de 60 milhões de pessoas no ambiente online. Que tal? Fale com nossos especialistas!


A EqualWeb é uma das soluções líderes globais em acessibilidade digital. Há 6 anos, vem tornando sites e conteúdos digitais acessíveis para pessoas que possuem alguma necessidade especial.

São Paulo

Av. das Nações Unidas, 8501, 17º andar
Pinheiros, São Paulo/SP

E-mail: [email protected]

Rio de Janeiro

Rua Visconde de Pirajá 351, Andar P
Ipanema, Rio de Janeiro/RJ

Telefone: +55 21 99216-5814

×