A EqualWeb é uma das soluções líderes globais em acessibilidade digital. Há 8 anos, vem tornando sites e conteúdos digitais acessíveis para pessoas que possuem alguma necessidade ou dificuldade específica para navegar na web.
-
Por que a acessibilidade é importante para uma experiência de entretenimento inclusiva?
Enquanto muitas pessoas podem considerar atividades como ir ao cinema, teatro, shows e outros eventos culturais como momentos de diversão e lazer, devido à falta de acessibilidade, muitas pessoas com deficiência ainda seguem sem acesso integral à cultura e ao entretenimento oferecido em alguns locais.
Mesmo com a obrigatoriedade da acessibilidade sendo um direito garantido por lei, em 2023, infelizmente ainda é comum nos depararmos com o descumprimento da legislação. De acordo com a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI) e com a MP 1025/20, que entrou em vigor em janeiro de 2023, espaços culturais devem oferecer condições adequadas de acessibilidade a todos os cidadãos.
Para entender melhor sobre esse tema, neste blog, vamos debater sobre as legislações que regulamentam a acessibilidade em cinemas, teatros e outros locais de entretenimento, o que torna um evento acessível, qual a importância de oferecer acessibilidade, quais os benefícios desse movimento e como sua empresa pode mudar essa realidade ainda hoje. Quer saber mais? Continue a leitura e confira!
O que diz a legislação?Em vigor desde 2015, a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI) é uma das principais medidas que auxiliaram na garantia de acesso de pessoas com deficiência a todos os espaços da nossa sociedade, com igualdade de acesso.
Mas, mesmo após oito anos de sua promulgação, ainda é possível encontrar locais que não oferecem acessibilidade, impossibilitando assim que pessoas com deficiência tenham acesso igualitário.
Além da LBI, a Medida Provisória (MP) 1025/20 também chegou para auxiliar nos direitos de acesso de pessoas com deficiência a diversos setores, incluindo o entretenimento.
Entre as mudanças propostas está a exigência de que cinemas, teatros, museus e espaços culturais em geral, ofereçam recursos de acessibilidade para pessoas com deficiências visuais e auditivas.
O que torna um evento acessível?Para oferecer ao público as ferramentas necessárias para que sua experiência seja completa, é preciso observar os diversos tipos de acessibilidade que devem ser implementados nos eventos culturais.
A acessibilidade é fundamental para garantir que as pessoas com deficiência possam desfrutar de atividades culturais em igualdade de condições com as demais pessoas. Sem uma acessibilidade adequada, muitas pessoas podem enfrentar diversas barreiras que impedem ou limitam seu acesso aos espaços culturais, como:
- Barreiras arquitetônicas: a falta de rampas, elevadores de acesso, pisos táteis, assentos com boa visibilidade para pessoas com deficiência e outros recursos pode impedir o acesso das pessoas com deficiência física a locais como teatros e cinemas;
- Barreiras comunicacionais: a falta de recursos como audiodescrição, LIBRAS e legendas pode impedir o acesso das pessoas com deficiência auditiva e visual a filmes, peças de teatro e outras atividades culturais;
- Barreiras atitudinais: o preconceito e a falta de compreensão por parte dos profissionais que trabalham nos espaços culturais podem dificultar ou impedir o acesso das pessoas com deficiência;
- Barreiras digitais: a falta de acessibilidade digital nos websites dos eventos e plataformas de ingressos digitais, impede que o público com deficiência se informe sobre um evento cultural, compre seu ingresso ou até mesmo se engaje nas redes sociais.
Por que é importante que locais de entretenimento ofereçam acessibilidade?Além de uma questão de direitos humanos, a inclusão de pessoas com deficiência em espaços culturais e de entretenimento é também uma questão de justiça social. Afinal, todos temos os mesmos direitos de participar com igualdade de acesso a atividades culturais e de lazer.
A falta de acessibilidade em espaços culturais não afeta apenas as pessoas com deficiência, mas toda a sociedade. A diversidade cultural é um elemento fundamental para o desenvolvimento da sociedade e a promoção da inclusão cultural é uma forma de construir uma sociedade mais justa e igualitária.
Por isso, é fundamental que os espaços culturais sejam acessíveis a todos, independentemente de suas condições físicas, sensoriais ou intelectuais. Além de ser um direito humano, a acessibilidade também é uma forma de valorizar e respeitar a diversidade, promovendo a inclusão e a igualdade de oportunidades para todos.
E, ao contrário do que muitos acreditam, o investimento na acessibilidade de eventos não se limita a suas estruturas físicas e começa através das plataformas digitais. O website costuma ser a porta de entrada para que o público se informe sobre a realização de um espetáculo e até mesmo garanta seus ingressos.
Então, barreiras já no primeiro contato com o evento cultural, além de dificultar a navegação digital de pessoas com deficiência, passa uma baixa expectativa sobre o que esperar da acessibilidade ao estar presente no evento.
Benefícios da acessibilidade em locais de entretenimentoA acessibilidade em espaços culturais traz benefícios não apenas para as pessoas com deficiência, mas para a sociedade como um todo e também para as empresas que oferecem esses serviços.
Para as pessoas com deficiência, a acessibilidade em espaços culturais significa a possibilidade de desfrutar de atividades em igualdade de condições com as demais pessoas. Isso não apenas melhora sua qualidade de vida e sua autoestima, mas também aumenta sua participação na sociedade.
A acessibilidade também pode incentivar o desenvolvimento de talentos artísticos entre as pessoas com deficiência, promovendo sua inclusão no mercado de trabalho.
Mas os benefícios da acessibilidade em espaços culturais vão além das pessoas com deficiência. Afinal, a acessibilidade também pode melhorar a experiência dos clientes como um todo, como por exemplo, com a disponibilização de legendas em filmes para pessoas que não têm deficiência auditiva, mas que possuem dificuldades em entender o áudio em inglês.
Outro ponto é que, ao promover a inclusão e a diversidade em seus espaços culturais, as empresas cumprem com sua responsabilidade social e legal e, com isso, evitam multas e também podem aumentar sua visibilidade e lucratividade ao atrair novos públicos, além de melhorar sua reputação.
A retenção de talentos também pode ser uma vantagem oferecida pela implementação de medidas acessíveis, pois profissionais que valorizam a diversidade e a inclusão podem ser mais propensos a trabalhar em empresas que adotam essas práticas.
Mude este cenário com a ajuda da EqualWebNa era digital em que estamos inseridos, a experiência de um evento cultural ou de entretenimento se inicia antes mesmo do evento em si, já que muitos usuários adquirem seus ingressos online ou até mesmo entram no site do evento para conhecer mais sobre as atrações, o espaço e outras informações.
Mas infelizmente milhões de brasileiros são impossibilitados de realizar essas tarefas, devido à falta de acessibilidade digital nos sites de cinemas, teatros, casas de espetáculos e outras atividades culturais.
Diferente do que muitos imaginam, mudar essa realidade é uma tarefa simples. Com a tecnologia da EqualWeb, inserindo apenas uma linha de código no site, empresas de entretenimento e cultura podem oferecer até 31 funcionalidades de acessibilidade digital, personalizando a navegação de cada usuário de acordo com suas necessidades.
Assim como Rock in Rio, Rock in Rio Lisboa e Natura Musical você também pode fazer a diferença e oferecer igualdade de acesso a todos! Visite nosso site e converse com um de nossos especialistas para conhecer o plano ideal para o seu negócio!