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  • Seu e-commerce está preparado para vender mais nas próximas datas comerciais?

    Você já pensou em como as datas sazonais podem ser a chave para atrair mais clientes? Durante esses períodos, o comércio (físico e digital) experimenta um aumento significativo na demanda por produtos e serviços, e as marcas que se preparam para essas ocasiões saem na frente da concorrência.

    Essas ocasiões estão geralmente ligadas a datas comemorativas, como Natal, Black Friday, Dia das Mães e outras festividades que incentivam o consumo. Para o varejo, elas são oportunidades estratégicas de atrair novos clientes, impulsionar vendas e liquidar estoques de maneira mais rápida e eficaz. Esses picos de vendas são importantes porque representam oportunidades para que as empresas maximizem sua receita em um curto período de tempo.

    E como se destacar da concorrência? Oferecer uma experiência acessível e inclusiva pode ser o diferencial necessário para alcançar um público mais amplo. Afinal, muitas empresas ainda não reconhecem como uma jornada digital acessível está diretamente ligada ao aumento das vendas. Por isso, proporcionar uma navegação fluida e autônoma para todos os consumidores pode ser o elemento que aumentará suas chances de sucesso financeiro. 

    Mas você sabe quais são todas as datas que o comércio deve ficar atento, qual é a relação desses períodos com a acessibilidade digital e como a implementação dela impacta no resultado desses eventos? Se você ficou curioso e quer saber mais, continue a leitura e confira! 

    e-commerce. A ilustraçãop mostra um calendário de mesa com a data "2025" escrita em destaque. Ao lado esquerdo, parte de um laptop prateado está visível, com um fundo desfocado e uma mesa branca. No canto inferior direito, uma caneta preta. Em quais datas sua empresa precisa estar preparada?

    O sucesso das vendas sazonais não depende apenas de aproveitar grandes eventos, mas também de estar atento a diversas datas comerciais que surgem ao longo do ano. Cada uma delas oferece oportunidades únicas para impulsionar vendas e alcançar novos públicos. Além das já tradicionais, como Natal e Dia das Mães, datas como a Semana do Consumidor, Dia do Cliente e até mesmo eventos como a volta às aulas, são momentos em que o comércio digital se aquece.

    Aqui estão algumas das datas comerciais mais importantes para se planejar:

     

    • Janeiro: Liquidações de Ano Novo
    • Fevereiro: Volta às aulas
    • Março: Dia do Consumidor
    • Maio: Dia das Mães
    • Junho: Dia dos Namorados
    • Julho: Inverno e Liquidações de Meio de Ano
    • Agosto: Dia dos Pais
    • Setembro: Dia do Cliente
    • Outubro: Dia das Crianças
    • Novembro: Black Friday e Cyber Monday
    • Dezembro: Natal

     

    Essas datas marcam momentos de maior engajamento por parte dos consumidores, e também são responsáveis por impulsionar significativamente o comércio. Por exemplo, a Black Friday de 2023 movimentou mais de R$6 bilhões no e-commerce brasileiro, consolidando-se como a maior data do ano para as vendas online. O Natal, por sua vez, responde por até 20% das vendas anuais em alguns setores do varejo.

    e-commerce. Mulher idosa, com cabelos brancos e óculos, usando um tablet. Ela está sentada à mesa, concentrada na tela do dispositivo, com as mãos próximas ao tablet.O impacto da acessibilidade digital nas vendas

    Mesmo que as vendas sazonais ofereçam uma grande oportunidade de lucro, essa chance pode ser facilmente perdida se as portas digitais não estiverem abertas para todos. Afinal, como alguém pode realizar uma compra em uma loja que não oferece as ferramentas necessárias para a navegação? 

    É aqui que a acessibilidade digital se torna um fator decisivo. Quando um site é acessível, ele atrai um público mais amplo, permitindo que pessoas com deficiência, idosos e outros grupos que dependem de funcionalidades específicas tenham uma experiência de compra fluida e independente. 

    A acessibilidade digital oferece diferentes funcionalidades e, com ela, o usuário que visita seu site tem uma experiência otimizada e consegue realizar todas as ações possíveis de forma autônoma. Estudos apontam que mais de 25% da população global precisa de algum tipo de acessibilidade para acessar a internet de forma plena. Isso significa que ao ignorar essa necessidade, as empresas estão, literalmente, deixando de fora um quarto de seus potenciais clientes.

    Além de ser uma exigência legal em muitos países, garantir a acessibilidade digital pode trazer resultados diretos nas vendas e na fidelização do cliente. Um exemplo de sucesso vem da Stadium Uruguai, que após implementar acessibilidade digital em seu site, viu um aumento do tempo médio na página, da taxa de conversão, do ticket médio, além da redução da taxa de rejeição. Esse tipo de investimento amplia o alcance da marca e melhora a experiência do cliente, resultando em maior satisfação e lealdade.

    Portanto, empresas que investem em acessibilidade digital além de ampliarem suas chances de sucesso em períodos de vendas sazonais, também criam um ambiente inclusivo e acolhedor, onde qualquer cliente pode concluir uma compra sem barreiras. Isso, por sua vez, reflete diretamente no aumento das conversões e na percepção positiva da marca.

     e-commerce. Uma jovem mulher sorridente, sentada em um sofá, segurando um cartão de crédito enquanto usa um laptop.Como implementar acessibilidade antes das datas comerciais?

    Quando se trata de vendas sazonais, preparar seu e-commerce com antecedência é essencial, e é claro que essa preparação inclui a implementação de acessibilidade digital. Muitos lojistas focam apenas em ofertas e promoções, mas se esquecem de que uma boa experiência de navegação é igualmente importante. Para que todos os clientes tenham acesso aos seus produtos e possam efetuar suas compras sem obstáculos, a acessibilidade deve ser uma prioridade desde o planejamento inicial até a execução das campanhas sazonais.

    Existem alguns caminhos possíveis para isso. O primeiro deles é o investimento em soluções tecnológicas que automatizam parte do processo de acessibilidade. Tecnologias assistivas como a da EqualWeb, por exemplo, oferecem mais de 40 funcionalidades que podem ser implementadas rapidamente para deixar seu site acessível e em conformidade com leis e padrões internacionais. Ao dar esse passo, sua empresa tem acesso a uma solução que oferece uma experiência fluida para todos os públicos, sem comprometer o design ou a velocidade do site.

    Outra possibilidade é a realização de uma auditoria completa de acessibilidade no site. Com essa opção, primeiro uma inteligência artificial rastreia todos os possíveis pontos a serem ajustados com acessibilidade e realiza um relatório apontando tudo que foi encontrado. Após essa análise minuciosa, profissionais especializados realizam uma varredura em seu site, observando todas as possíveis lacunas que um usuário que precisa personalizar sua navegação pode encontrar e que talvez não tenham sido observadas pela IA. 

    Em ambas as opções, o importante é que a acessibilidade digital se faça presente. Afinal, o que realmente importa é que todos tenham acesso igualitário ao meio digital e com isso, consigam realizar suas compras ou qualquer outra tarefa que o meio digital ofereça. 

    e-commerce. Uma jovem usando o notebook com a tela aberta no site da EqualWeb Brasil. Prepare-se para as próximas datas comerciais!

    Com tantas datas comerciais importantes ao longo do ano, estar preparado para aproveitar cada uma delas pode ser a chave para aumentar suas vendas e fortalecer sua marca. No entanto, garantir que seu site esteja acessível para todos os públicos é um passo simples, mas que pode impactar o resultado que sua empresa terá durante essas oportunidades. Afinal, a acessibilidade digital não só amplia seu alcance, mas também cria uma experiência de compra mais fluida e inclusiva, aumentando suas chances de conversão.

    Ao observar o calendário, podemos perceber que ainda resta tempo para aproveitar duas das maiores datas comerciais do ano: a Black Friday e o Natal. Mas não deixe isso para cima da hora, pois quanto antes sua empresa tomar medidas para se tornar inclusiva, mais cedo verá os benefícios, tanto em termos de vendas quanto em fidelização de clientes.

    Agora é o momento ideal para começar a planejar e botar em prática todas as estratégias, além de bons preços que esses momentos do ano pedem! Se você não quer mais perder tempo ou clientes pela falta de acessibilidade digital, visite nosso site e fale com um dos nossos especialistas para entender como a EqualWeb pode ajudar sua empresa a estar pronta para as próximas oportunidades de venda!

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A EqualWeb é uma das soluções líderes globais em acessibilidade digital. Há 8 anos, vem tornando sites e conteúdos digitais acessíveis para pessoas que possuem alguma necessidade ou dificuldade específica para navegar na web.

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