A EqualWeb é uma das soluções líderes globais em acessibilidade digital. Há 8 anos, vem tornando sites e conteúdos digitais acessíveis para pessoas que possuem alguma necessidade ou dificuldade específica para navegar na web.
-
O que significam as principais siglas relacionadas à pauta da inclusão?
Quantas vezes você já se deparou com siglas como WCAG, LBI, eMAG ou DEIA e não soube exatamente o que elas significavam? No universo da inclusão, essas siglas estão por toda parte, mas nem sempre o significado delas é claro para todos.
Sabemos que esse desconhecimento pode afastar muitas pessoas de discussões importantes e de oportunidades de promover a inclusão de forma mais eficaz. Por isso, reunimos as principais siglas relacionadas à acessibilidade e inclusão digital.
Este blog servirá como uma base para que você aprenda ou volte sempre que surgir alguma dúvida. O objetivo é familiarizar mais pessoas com esses termos e, assim, abrir portas para que mais gente se engaje na causa e contribua para um mundo mais acessível e inclusivo.
Ficou curioso para conhecer as siglas mais importantes do universo da inclusão? Continue a leitura e confira!
Legislações, normas e diretrizes
As leis e diretrizes voltadas para a acessibilidade e inclusão são a base para que os direitos das pessoas com deficiência sejam respeitados e promovidos. Diversos órgãos públicos, organizações nacionais e internacionais se dedicam a desenvolver e fiscalizar essas normas, assegurando que ambientes físicos e digitais sejam acessíveis a todos.
Confira as principais siglas que representam essas legislações e organizações:
- LBI – Lei Brasileira de Inclusão: também conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência, é uma Lei que estabelece direitos para pessoas com deficiência, promovendo sua inclusão em diversas áreas, como educação, trabalho e acessibilidade.
- WCAG – Web Content Accessibility Guidelines: diretrizes internacionais que definem padrões de acessibilidade para conteúdos digitais, garantindo que sites e aplicativos sejam acessíveis a pessoas com deficiência.
- W3C – World Wide Web Consortium (Consórcio de rede mundial de computadores): órgão internacional que desenvolve padrões para a Web, incluindo as WCAG e outras diretrizes voltadas para acessibilidade digital.
- IAAP – International Association of Accessibility Professionals (Associação Internacional de Profissionais de Acessibilidade): instituição que promove a educação e a certificação de profissionais de acessibilidade, ajudando a desenvolver e manter padrões de competência na área.
- CPACC – Certified Professional in Accessibility Core Competencies (Profissional certificado em competências essenciais de acessibilidade): certificação oferecida pela IAAP que reconhece profissionais com conhecimentos sólidos sobre acessibilidade, incluindo aspectos técnicos, legais e de gestão relacionados à inclusão.
- ABNT NBR 9050 – Associação Brasileira de Normas Técnicas, Norma Brasileira 9050: define critérios e parâmetros técnicos para garantir acessibilidade em edificações, mobiliários, espaços e equipamentos urbanos.
- eMAG – Modelo de acessibilidade em governo eletrônico: guia brasileiro que estabelece requisitos para acessibilidade em portais e serviços digitais governamentais.
- ONU – Organização das Nações Unidas: entre suas várias iniciativas, a ONU promove a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (CDPD), um tratado internacional para promover, proteger e assegurar os direitos humanos de pessoas com deficiência.
- ISO – International Organization for Standardization (Organização Internacional de Padronização): organização que desenvolve e publica normas internacionais, incluindo aquelas voltadas para a acessibilidade de produtos, serviços e ambientes digitais.
- ADA – Americans with Disabilities Act (Lei dos americanos com deficiência): Lei dos Estados Unidos que proíbe a discriminação contra pessoas com deficiência em todas as áreas da vida pública, incluindo o ambiente digital.
Diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade
No mundo corporativo, a inclusão e a diversidade têm ganhado cada vez mais destaque, e junto com esse movimento, surgiram diversas siglas que apresentam conceitos importantes para um ambiente mais justo e equitativo. Essas siglas identificam boas práticas que refletem o compromisso com a responsabilidade social, o impacto ambiental e a promoção de um ambiente de trabalho onde todos possam se sentir acolhidos e respeitados.
Abaixo, vamos explorar algumas das siglas mais relevantes no universo da diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade:
- ESG – Environmental, Social, and Governance (ambiental, social e governança): conjunto de critérios que mede as práticas ambientais, sociais e de governança de uma empresa. O ‘S’ em ESG está diretamente ligado à inclusão, ao medir como as empresas lidam com seus funcionários, a diversidade no local de trabalho e suas relações com a comunidade.
- DEI (ou D&I em inglês) – Diversidade, Equidade e Inclusão: termo usado para se referir a práticas que promovem a diversidade de pessoas em uma organização, garantindo que todos tenham as mesmas oportunidades (equidade) e possam se sentir incluídos em todos os aspectos da vida corporativa e social.
- DEIA – Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade: uma evolução do termo DEI, com a adição de Acessibilidade, que garante que ambientes e práticas sejam acessíveis a todos.
- CSR – Corporate Social Responsibility (Responsabilidade Social Corporativa): práticas adotadas por empresas para melhorar a sociedade e o meio ambiente, muitas vezes ligadas à inclusão de grupos minoritários e à promoção da diversidade no ambiente corporativo.
- ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: objetivos globais criados pela ONU para alcançar um futuro mais sustentável e inclusivo, tornando meta a promoção da igualdade de gênero, a inclusão social e o fim da discriminação.
- UNGC – United Nations Global Compact (Pacto Global da ONU): iniciativa da ONU que incentiva empresas a adotarem políticas de responsabilidade social, incluindo princípios de diversidade e inclusão. O Pacto Global é nosso parceiro e conta com nossa tecnologia para promover práticas inclusivas.
Tecnologias assistivas
A tecnologia assistiva é uma das protagonistas quando o assunto é a promoção da acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência.Com o avanço da tecnologia, surgem diversas ferramentas e soluções que facilitam o acesso à informação e à comunicação.
A seguir, conheça algumas das siglas mais relevantes no universo da tecnologia assistiva:
- AT – Assistive Technology (tecnologia assistiva): Dispositivos, serviços ou tecnologias que auxiliam pessoas com deficiência a realizar atividades do dia a dia de forma mais independente.
- OCR – Optical Character Recognition (reconhecimento óptico de caracteres): tecnologia que permite a conversão de diferentes tipos de documentos, como papéis escaneados ou imagens, em texto editável, facilitando o acesso à informação.
- IA – Inteligência Artificial: área da ciência da computação que busca criar sistemas capazes de realizar tarefas que normalmente requerem inteligência humana, como aprendizado, raciocínio e interação com o ambiente.
- ALT Text – Texto Alternativo: descrição textual de imagens que é utilizada por leitores de tela para fornecer informações sobre o conteúdo visual a pessoas com deficiência visual.
- DAISY – Digital Accessible Information System (sistema de informação digital acessível): formato de livro digital que permite a leitura acessível a pessoas com deficiência visual ou dificuldades de leitura.
- TTS – Text-to-Speech (texto para fala): tecnologia que converte texto escrito em texto oral, permitindo que pessoas com deficiência visual ou dificuldades de leitura tenham acesso ao conteúdo textual.
- JAWs – Job Access With Speech (acesso ao trabalho com fala): software leitor de tela que permite que pessoas com deficiência visual usem computadores com sistema operacional Windows.
- NVDA – NonVisual Desktop Access (acesso não visual à área de trabalho): software leitor de tela gratuito para Windows, desenvolvido para auxiliar pessoas com deficiência visual a usar computadores, permitindo a leitura de texto através de sintetizadores de voz ou exibição em braille.
- Voice Over: leitor de tela integrado nos sistemas operacionais da Apple, como iOS e macOS, que descreve o conteúdo da tela para usuários com deficiência visual, permitindo a navegação por gestos ou teclados.
A hora de agir é agora!
Com o conhecimento das principais siglas do universo da diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade, não há mais desculpas para ficar à margem dessa causa tão importante.
Empresas como o Pacto Global da ONU, Motorola, Shell, Riachuelo, FGV, Bondinho Pão de Açúcar, Rock in Rio, Espaçolaser, Bilheteria Digital e tantas outras já deram um importante passo rumo à inclusão e sua empresa pode trilhar o mesmo caminho! Com nossa tecnologia assistiva, sua empresa passa a oferecer experiências personalizadas de acordo com as necessidades de cada um dos seus clientes.
Transforme sua realidade ainda hoje! Visite nosso site e converse com um de nossos especialistas para conhecer o plano ideal para seu negócio e seus clientes!